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Leia e compreenda bem esta Introdução. Para informações adicionais consulte:
• O vídeo Como utilizar o Manual de Consciência Fonêmica. Reveja-o sempre que tiver
dúvidas sobre como fazer.
• O ABC do Alfabetizador.
Prepare cuidadosamente cada sessão:
• Leia e treine cada atividade, cada comando. Identifique formas simplificadas para apre-
sentar as atividades aos alunos. Como as atividades são repetitivas, você pode ganhar
muito tempo quando os alunos automatizarem o que é para fazer em cada atividade.
• Entenda bem o objetivo de cada atividade e sua relação com as competências que
você quer desenvolver: identificar, discriminar, analisar, sintetizar, etc. O nome de cada
atividade sugere a competência que você está procurando desenvolver. Isto também
contribui para diagnosticar dificuldades específicas e escolher as atividades adequa-
das para revisão e recuperação de alunos com dificuldades específicas.
• Conforme sugerido em algumas atividades, prepare fichas ou cartelas com palavras ou
frases. Isso reduz o tempo gasto em sessão e ajuda a prender a atenção dos alunos.
• Anote no próprio Manual, antes de cada sessão, o nome dos alunos que você quer
chamar para determinados exercícios, em função das dificuldades que eles demons-
traram em sessões anteriores. Este procedimento ajuda a individualizar o ensino e a
ganhar muito tempo.
• Use os bonecos com moderação:
o Os alunos em geral gostam muito dos bonecos. Por isso é importante usá-los com
moderação, para não saturar.
o Dê uma voz ou personalidade própria a cada boneco.
o Use os bonecos para prender a atenção, para chamar à ordem, para comunicar-se
de maneira lúdica, para mostrar como se faz um dever, etc.
o Guarde os bonecos ao final de cada sessão deste Manual. Eles devem ser sempre
uma surpresa desejada.
• Use esses exercícios de forma dinâmica:
o Todas as atividades são concebidas na forma de brincadeiras.
o Mantenha o tom de brincadeira, mas não perca o objetivo instrucional de cada
atividade.
o Imprima ritmo: não pare, passe rapidamente de uma atividade a outra (por isso as
atividades precisam estar bem preparadas).
o Envolva de 2 a 3 alunos, pequenos grupos ou fileiras de alunos por atividade.
o Escolha alunos que têm menos dificuldade para começar uma atividade, depois
envolva os que têm mais dificuldade.
• Use sempre uma linguagem correta do ponto de vista gramatical:
o Ajude seus alunos a ouvir a forma padrão da língua.
o Modifique os comandos para simplificar e adaptá-los à sua linguagem e à lingua-
gem dos alunos.
o Acostume seus alunos a usar frases completas e corretas do ponto de vista grama-
tical – isto é fundamental para o sucesso deles na vida, mas também para apren-
der a escrever corretamente.
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