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Leia e compreenda bem esta Introdução. Para informações adicionais consulte:
                   •  O vídeo Como utilizar o Manual de Consciência Fonêmica. Reveja-o sempre que tiver
                     dúvidas sobre como fazer.
                   •  O ABC do Alfabetizador.


                   Prepare cuidadosamente cada sessão:
                   •  Leia e treine cada atividade, cada comando. Identifique formas simplificadas para apre-
                     sentar as atividades aos alunos. Como as atividades são repetitivas, você pode ganhar
                     muito tempo quando os alunos automatizarem o que é para fazer em cada atividade.
                   •  Entenda bem o objetivo de cada atividade e sua relação com as competências que
                     você quer desenvolver: identificar, discriminar, analisar, sintetizar, etc. O nome de cada
                     atividade sugere a competência que você está procurando desenvolver. Isto também
                     contribui para diagnosticar dificuldades específicas e escolher as atividades adequa-
                     das para revisão e recuperação de alunos com dificuldades específicas.
                   •  Conforme sugerido em algumas atividades, prepare fichas ou cartelas com palavras ou
                     frases. Isso reduz o tempo gasto em sessão e ajuda a prender a atenção dos alunos.
                   •  Anote no próprio Manual, antes de cada sessão, o nome dos alunos que você quer
                     chamar para determinados exercícios, em função das dificuldades que eles demons-
                     traram em sessões anteriores. Este procedimento ajuda a individualizar o ensino e a
                     ganhar muito tempo.
                   •  Use os bonecos com moderação:
                        o   Os alunos em geral gostam muito dos bonecos. Por isso é importante usá-los com
                         moderação, para não saturar.
                        o   Dê uma voz ou personalidade própria a cada boneco.
                        o   Use os bonecos para prender a atenção, para chamar à ordem, para comunicar-se
                         de maneira lúdica, para mostrar como se faz um dever, etc.
                        o   Guarde os bonecos ao final de cada sessão deste Manual. Eles devem ser sempre
                         uma surpresa desejada.
                   •  Use esses exercícios de forma dinâmica:

                        o   Todas as atividades são concebidas na forma de brincadeiras.
                        o   Mantenha o tom de brincadeira, mas não perca o objetivo instrucional de cada
                         atividade.
                        o   Imprima ritmo: não pare, passe rapidamente de uma atividade a outra (por isso as
                         atividades precisam estar bem preparadas).
                        o   Envolva de 2 a 3 alunos, pequenos grupos ou fileiras de alunos por atividade.
                        o   Escolha alunos que têm menos dificuldade para começar uma atividade, depois
                         envolva os que têm mais dificuldade.
                   •  Use sempre uma linguagem correta do ponto de vista gramatical:

                        o   Ajude seus alunos a ouvir a forma padrão da língua.
                        o   Modifique os comandos para simplificar e adaptá-los à sua linguagem e à lingua-
                         gem dos alunos.
                        o   Acostume seus alunos a usar frases completas e corretas do ponto de vista grama-
                         tical – isto é fundamental para o sucesso deles na vida, mas também para apren-
                         der a escrever corretamente.


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