Page 19 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME I.indd
P. 19

9
         SEMANA 2    TREM DE FERRO                                                  BRINCANDO DE MAESTRO







                MEU NOME É:                                                                  HOJE É DIA:




                                                                                                                                                 Preparação:  Se possível, use
                                                                                                                                                 instrumentos musicais da escola ou
                                                                                                                                                 leve-os para brincar de bandinha
                                                                                                                                                 com as crianças.

                                                                                                                                                 Para começar: 1. Pergunte quem
                                                                                                                                                 sabe o que é maestro, se alguém
                                                                                                                                                 conhece um maestro. 2. Conte
                                                                                                                                                 que o maestro é aquele que está
                                                                                                                                                 à frente de uma orquestra, que é
                                                                                                                                                 um conjunto de músicos tocando
                                                                                                                                                 juntos. 3. Imite os gestos de um
                                                                                                                                                 maestro e a posição que ele   ca
                                                                                                                                                 em relação aos músicos. 4. Conte
                                                                                                                                                 que no Brasil existem muitos
                                                                                                                                                 maestros que são conhecidos no
                                                                                                                                                 mundo todo. 5. Em roda, brinque
                                                                                                                                                 de maestro: peça para uma criança
                                                                                                                                                 sair  da  sala  e  combine  com  as
                                                                                                                                                 outras quem  será o maestro, ou
                                                                                                                                                 seja, aquele que fará os movimentos
                                                                                                                                                 para o grupo; explique que para a
                                                                                                                                                 brincadeira acontecer é necessário
                                                                                                                                                 que eles disfarcem, não contando ao
                                                                                                                                                 adivinhador quem é o maestro. 6. Diga
                                                                                                                                                 ao primeiro maestro possíveis gestos
                                                                                                                                                 que ele pode fazer (bater palmas,
                                                                                                                                                 sacudir as mãos, bater as mãos na
                                                                                                                                                 perna, no rosto, na barriga, etc.).

                                                                                                                                                 Palavras-chave:  brincadeira, ma-
                                                                                                                                                 estro, orquestra, corpo, mãos, som,
                                                                                                                                                 ritmo,  música, músicos, movimen-
                                                                                                                                                 to, Brasil, cores, alto, grave, baixo,
                                                                                                                                                 agudo, forte , fraco, brincar, imitar,
                                                                                                                                                 fazer,  perceber, disfarçar,  movi-
                                                                                                                                                 mentar, desenhar.


            FAÇA UM DESENHO SOBRE A BRINCADEIRA DE MAESTRO.



                    Áreas/objetivos: ART 1.1, 2.1, 2.3, 2.5, 4.2, 4.3, 4.4; PES 1.1, 1.2, 1.7, 2.5; LIN 1.1.                                                                     19
   14   15   16   17   18   19   20