Page 19 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME I.indd
P. 19
9
SEMANA 2 TREM DE FERRO BRINCANDO DE MAESTRO
MEU NOME É: HOJE É DIA:
Preparação: Se possível, use
instrumentos musicais da escola ou
leve-os para brincar de bandinha
com as crianças.
Para começar: 1. Pergunte quem
sabe o que é maestro, se alguém
conhece um maestro. 2. Conte
que o maestro é aquele que está
à frente de uma orquestra, que é
um conjunto de músicos tocando
juntos. 3. Imite os gestos de um
maestro e a posição que ele ca
em relação aos músicos. 4. Conte
que no Brasil existem muitos
maestros que são conhecidos no
mundo todo. 5. Em roda, brinque
de maestro: peça para uma criança
sair da sala e combine com as
outras quem será o maestro, ou
seja, aquele que fará os movimentos
para o grupo; explique que para a
brincadeira acontecer é necessário
que eles disfarcem, não contando ao
adivinhador quem é o maestro. 6. Diga
ao primeiro maestro possíveis gestos
que ele pode fazer (bater palmas,
sacudir as mãos, bater as mãos na
perna, no rosto, na barriga, etc.).
Palavras-chave: brincadeira, ma-
estro, orquestra, corpo, mãos, som,
ritmo, música, músicos, movimen-
to, Brasil, cores, alto, grave, baixo,
agudo, forte , fraco, brincar, imitar,
fazer, perceber, disfarçar, movi-
mentar, desenhar.
FAÇA UM DESENHO SOBRE A BRINCADEIRA DE MAESTRO.
Áreas/objetivos: ART 1.1, 2.1, 2.3, 2.5, 4.2, 4.3, 4.4; PES 1.1, 1.2, 1.7, 2.5; LIN 1.1. 19