Page 1 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME I.indd
P. 1

1
        SEMANA 1    O TRENZINHO                                                    VAMOS DESENHAR UMA ESCOLA?







               MEU NOME É:                                                                  HOJE É DIA:


                                                                                                                                                 Para começar: 1. Leia o texto O
                                                                                                                                                 trenzinho. 2. Converse sobre o
                                                                                                                                                 fato de o texto enunciar a ida de
                                                                                                                                                 uma criança à escola. 3. Conver-
                                                                                                                                                 se com as crianças sobre o que
                                                                                                                                                 elas querem fazer na escola.

                                                                                                                                                 Palavras-chave:  escola, início,
                                                                                                                                                 ano, professores, colegas, crian-
                                                                                                                                                 ças, adultos, desenho, cor, mar-
                                                                                                                                                 gem, contorno, vermelho, azul,
                                                                                                                                                 amarelo, verde, branco, preto,
                                                                                                                                                 rosa, laranja, marrom, roxo, cla-
                                                                                                                                                 ro, escuro, colorido, forte, fraco,
                                                                                                                                                 desenhar, colorir, aprender, brin-
                                                                                                                                                 car, estudar, dentro, fora.





                                                                                                                                                 Para ajudar: Auxilie a criança a
                                                                                                                                                 pegar o lápis; se preciso pegue
                                                                                                                                                 em sua mão, ajude-a a perceber
                                                                                                                                                 diferenças no colorido a partir
                                                                                                                                                 da pressão aplicada no papel.
                                                                                                                                                 Com perguntas auxilie a esco-
                                                                                                                                                 lher as cores para seu desenho.

                                                                                                                                                 Indo além: Converse com a
                                                                                                                                                 criança sobre as cores de que
                                                                                                                                                 mais gosta. Explore suas respos-
                                                                                                                                                 tas com outras perguntas (“Por
                                                                                                                                                 que você gosta de azul? O que
                                                                                                                                                 você conhece que é azul?”).










        VAMOS DESENHAR! VOCÊ PODE FAZER UMA ESCOLA DO JEITO QUE VOCÊ QUISER E IMAGINAR. PINTE COM AS CORES QUE DESEJAR!



                Áreas/objetivos: PES 1.2, 1.6, 2.1, 2.6; LIN 1.1, 1.2, 1.3; ART 1.1, 1.5.                                                                                       1
   1   2   3   4   5   6