Page 2 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME I.indd
P. 2

2
        SEMANA 1    O TRENZINHO                                                    O QUE ESTAMOS LEVANDO NO TRENZINHO?







               MEU NOME É:                                                                   HOJE É DIA:


                                                                                                                                                 Para começar:  1.  Relembre o
                                                                                                                                                 texto O trenzinho e a imagem
                                                                                                                                                 dos vagões cheios de objetos. 2.
                                                                                                                                                 Converse sobre as partes do trem
                                                                                                                                                 (rodas, vagões, cabine). 3. Apon-
                                                                                                                                                 te no livro gigante as cores do
                                                                                                                                                 trenzinho e dos objetos.

                                                                                                                                                 Palavras-chave: trem, vagão,
                                                                                                                                                 roda,  cabine,  chaminé,  fumaça,
                                                                                                                                                   ores, frutas, casinha, cor, verme-
                                                                                                                                                 lho, azul, amarelo, verde, branco,
                                                                                                                                                 preto, rosa, laranja, marrom, roxo,
                                                                                                                                                 claro, escuro, igual, diferente,
                                                                                                                                                 grande, pequeno, destacar, pe-
                                                                                                                                                 gar, colocar, tirar, dentro, fora.





                                                                                                                                                Para ajudar:  Comece  pela  cor
                                                                                                                                                que a criança conhece. Ex: ama-
                                                                                                                                                relo - aponte o que é amarelo na
                                                                                                                                                figura e faça a distinção das ou-
                                                                                                                                                tras cores que aparecem. “A roda
                                                                                                                                                do trem é amarela, os vagões não
                                                                                                                                                são amarelos, sabe qual é o nome
                                                                                                                                                dessa cor?...”.


                                                                                                                                                Indo além: Converse com a
                                                                                                                                                criança sobre todas as cores que
                AMARELO               AZUL           VERMELHO                                                                                   conhece, peça que fale o nome e
                                                                                                                                                aponte as cores. Diga para distin-
                                                                                                                                                guir azul claro de azul escuro, por
                                                                                                                                                exemplo.







                      OBSERVE OS VAGÕES DO TRENZINHO E DIGA O QUE HÁ NELES. DEPOIS, PINTE OS QUADRADOS COM A MESMA COR DOS OBJETOS
                        QUE ESTÃO EM CADA VAGÃO!


      2               Áreas/objetivos: LIN 1.2, 1.3, 1.4, 1.6, 1.10; ART 1.1; PES 1.2, 1.6, 2.1, 2.6.
   1   2   3   4   5   6   7