Page 13 - GUIA IAB DE EDUCAÇÃO INFANTIL.indd
P. 13
1 – NATUREZA E AMBIENTE O cérebro humano é dotado de enorme “plasti-
INTERAGEM DESDE A CONCEPÇÃO cidade”, as pessoas sempre são capazes de aprender.
Há períodos mais favoráveis para a criança desenvol-
A genética e os fatores genéticos são extrema- ver certas habilidades, mas, para isso, são necessá-
mente importantes, entretanto, dependem muito do rios estímulos adequados no momento apropriado.
que acontece no ambiente. Os genes podem se mani- Ou seja, é necessário que a criança cresça em um
festar de uma maneira ou de outra, de acordo com ambiente propício, que, ao interagir em condições
o que ocorre no ambiente em que a criança é gerada ideais com as predisposições genéticas, permita que
e em que vive. determinadas habilidades sejam desenvolvidas e que
a criança possa atingir seu pleno potencial (fi gura 1.3).
O temperamento da criança manifesta-se nas primeiras
semanas e se consolida por volta dos 4 meses de idade.
O vínculo de apego, que se consolida por volta dos 6 a O desenvolvimento do sistema visual consolida-se por
8 meses, é essencial para assegurar o desenvolvimento volta dos 4 meses de idade. Se uma criança é mantida na
saudável e, geralmente, dura pelo resto da vida. escuridão, ela nunca conseguirá enxergar.
A partir dos 6 meses de idade, a criança perde a capacidade
de identifi car e discriminar individualmente animais como
Diferentemente de outros animais, a criança não macacos, mas adquire capacidade de identifi car pequenas
consegue sobreviver sozinha, e sua infância é pro- diferenças na expressão das pessoas com as quais convive.
longada (fi gura 1.1). Ela precisa de proteção, afeto e Milhares de crianças mantidas em orfanatos, na Bulgária,
sem o mínimo contato físico e visual com adultos,
segurança, de um mínimo de estabilidade e de previ- tornaram-se socialmente desadaptadas para o resto da vida.
sibilidade por parte de quem cuida dela. (Rutter et alia,1998)
As primeiras experiências da criança são decisivas
para traçar os rumos de seu desenvolvimento, conforme
ilustrado na fi gura 1.2. O que acontece na gestação e
nos primeiros meses e anos marca o resto da vida.
Figura 1.2 As primeiras experiências da criança são decisivas
15