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Lei tu ras adi cio nais
No iní cio des ta in tro du ção men cio na mos os di fe ren tes ti pos de tex tos e suas di fe-
ren tes fun ções num pro gra ma de al fa be ti za ção. A Co le tâ nea ser ve a pro pó si tos bem
de fi ni dos – de sen vol ver es tra té gias de vo ca bu lá rio e com preen são. Tra ta-se de um
tra ba lho que re quer aten ção e um ri gor ana lí ti co que o alu no vai apren der a de sen-
vol ver des de cedo.
Exis tem, no en tan to, ou tros ob je ti vos para usos de tex tos em sala de aula. O mais
im por tan te de les é ex por o alu no a tex tos in te res san tes e va ria dos, me ra men te para
es ti mu lar o pra zer de ler. Para tan to, o pro fes sor deve sem pre ler com, e para os alu-
nos tex tos com os quais o pro fes sor es te ja bem fa mi lia ri za do, par ti cu lar men te li vros
de li te ra tu ra in fan til de au to res clás si cos e con tem po râ neos. O pro fes sor deve al ter nar
a lei tu ra de ca pí tu los de li vros mais lon gos – que pren dam a aten ção do alu no e es ti-
mu lem a es pe ra do pró xi mo ca pí tu lo – ou li vros mais cur tos, que pos sam ser li dos em
ape nas uma ses são da aula.
Mes mo quan do o ob je ti vo for me ra men te despertar o pra zer de ler, o pro fes sor
deve sem pre es ti mu lar os alu nos a par ti ci par da lei tu ra, fa zer an te ci pa ções, in ter rup-
ções (opor tu nas) e co men tá rios para de mons trar seu en ten di men to, gos to, e so bre tu-
do para es ti mu lar sua ima gi na ção a par tir dos tex tos li dos pelo pro fes sor.
Ati vi da des adi cio nais
Em di ver sas au las, o ma nual su ge re que o pro fes sor vá além do que está in di ca do
e, se pos sí vel, acres cen te e en ri que ça a dis cus são dos tex tos com ou tras in for ma ções
e re cur sos – in clu si ve, em al guns ca sos, con sul tas à In ter net. Ou, por ve zes, su ge ri mos
ati vi da des mais sim ples, como de se nhar ou can tar. Sa be mos que nem to dos os pro-
fes so res pos suem o tem po, meios e aces so aos ma te riais e fon tes de con sul ta su ge ri-
das. As su ges tões vi sam tor nar al gu mas au las mais in te res san tes e es ti mu lan tes para
o pro fes sor e para os alu nos.
A or dem dos tex tos
Em prin cí pio, não exis te uma or dem cor re ta para uti li zar a Co le tâ nea. No en tan to,
este ma nual foi ela bo ra do se guin do cer ta or dem. Ao man ter essa or dem, o pro fes-
sor terá mui tos be ne fí cios, pois po de rá fa zer com pa ra ções e aná li ses já pre vis tas no
ma nual.
Pre pa ran do cada aula
Este ma nual con tém um pla no para o es tu do de cada tex to. São 60 pla nos, cada
tex to pode de man dar dois ou mais blo cos de ati vi da de, e pode du rar dois ou mais dias
le ti vos. Cada blo co de ati vi da de deve ser re la ti va men te cur to – de 20 a 30 mi nu tos
– ou en quan to o pro fes sor (asse gu rar efe ti va men te a aten ção e in te res se dos alu nos.
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Manual da Coletânea