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e, des sa for ma, tor nar sua lei tu ra num ato de re fle xão. Es ses co nhe ci men tos se rão
                  fun da men tais quan do o alu no for es cre ver, já que terá de se guir as mes mas re gras.
                  Lei tu ra e es cri ta, em mui tos sen ti dos, an dam jun tas, ape sar de suas di fe ren ças e de
                  sua es pe ci fi ci da de.
                     De modo es pe cial, a Co le tâ nea in clui e en fa ti za a aná li se de tex tos in for ma ti vos,
                  ins tru ti vos e di dá ti cos, pois es ses são os tex tos mais usuais na es co la, e o alu no pre ci-
                  sa, des de cedo, fa mi lia ri zar-se com suas ca rac te rís ti cas e for mas de apren der a par tir
                  des ses tex tos.


                     A es co lha dos tex tos


                     Os tex tos da Co le tâ nea fo ram cui da do sa men te es co lhi dos para ilus trar di fe ren tes
                  es pé ci mes dos vá rios gê ne ros es tu da dos. Além dis so, di ver sos tex tos fo ram es co lhi dos
                  para per mi tir que o alu no com pa re o tra ta men to de um mes mo as sun to a par tir de
                  di fe ren tes gê ne ros. Os tex tos tam bém fo ram es co lhi dos com base na ex pe riên cia dos
                  au to res e na aná li se de tex tos de que as crian ças cos tu mam gos tar.


                     Es tra té gias para de sen vol ver vo ca bu lá rio

                     Um dos dois ob je ti vos prin ci pais do uso da Co le tâ nea re fe re-se ao de sen vol vi men to
                  de ca pa ci da des para apren der vo ca bu lá rio. O pro fes sor po de rá recorrer ao Ca pí tu lo
                  per ti nen te  do  ABC  do  Al fa be ti za dor  para  apro fun dar  seus  co nhe ci men tos  so bre  o
                  en si no de vo ca bu lá rio.
                     A Co le tâ nea apre sen ta mui tas pa la vras no vas – al gu mas mais di fí ceis do que ou tras.
                  Como no caso de qual quer tex to, o alu no po de rá des co brir o sen ti do de mui tas pa la-

                  vras no con tex to. Mas será me lhor ex pli car o sen ti do de algumas palavras an tes da
                  lei tu ra, de ou tras, du ran te a lei tu ra, e al gu mas ou tras po dem fi car para de pois da
                  lei tu ra.
                     O presente Ma nual aju da o pro fes sor a to mar es sas de cisões – em con ta to com
                  cada tur ma o pro fes sor po de rá de fi nir que ou tras pa la vras pre ci sa rão de maio res ex pli-
                  ca ções. Além de apren der o sen ti do de pa la vras, é im por tan te que o alu no apren da
                  es tra té gias para iden ti fi car o sen ti do de no vas pa la vras – ou seja, que ele vá apren den-
                  do quan do deve pa rar para en ten der o sen ti do de uma pa la vra, quan do deve vol tar
                  no tex to para apren der o sen ti do ou quan do pode apro fun dar o sen ti do após ter lido
                  o texto.
                     O tra ba lho com vo ca bu lá rio é in ti ma men te li ga do à com preen são de tex tos – mas
                  é uma ta re fa in de pen den te, que pre ci sa ser de sen vol vi da de for ma es pe cí fi ca e sis te-
                  má ti ca, con for me es tru tu ra do em cada aula des ta Co le tâ nea.


                     Es tra té gias para de sen vol ver ca pa ci da de de com preen são


                     Uma coi sa é com preen der um tex to, orien ta do pelo pro fes sor. Ou tra coi sa é apren-
                  der es tra té gias que per mi tam com que o aluno compreenda di fe ren tes ti pos de tex tos.
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