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O texto anterior é uma obra poética, um poema. O que caracteriza um poema?
                  Vejamos.


                     Rima – re cur so que con sis te em usar pa la vras que ter mi nam de for ma pa re ci da,
                  qua se sem pre no fi nal dos ver sos (ver so é cada li nha do poe ma). Nes te poe ma os ver-
                  sos 2 e 3, por exem plo, da primeira estrofe (estrofe é cada bloco de versos) ter mi nam
                  sem pre do mes mo jei to, ou seja, ex plo ran do o mes mo som: ga lho/or va lho.


                     Aliterações e assonâncias – re cur so que con sis te na re pe ti ção de sons iguais
                  ou se me lhan tes em vá rias pa la vras, dan do um efei to de eco no tex to. Essa re pe ti ção
                  pode acon te cer no co me ço, no meio ou no fim das pa la vras. Por exem plo, no poe ma
                  BO LHAS, o som do dí gra fo –LH- está pre sen te em mui tas pa la vras, em to dos os ver sos
                  do  poe ma,  crian do  um  eco  per ma nen te:  olha/bo lha/ga lho/or va lho/ro lha/tra ba lha...
                  A re pe ti ção des se som é exem plo de ali te ra ção, pois en vol ve um som de con soan te.
                  Ob ser ve tam bém que há mui tas vo gais a e o após esse som. Essa re pe ti ção das vo gais
                  a e o é um exem plo de as so nân cia.


                     Métrica – nú me ro de sí la bas de cada li nha ou ver so e que obe de ce a al gu mas

                  re gras. No poe ma Bo lhas, a 1ª es tro fe deve ter as sí la bas mé tri cas con ta das da se guin-
                  te ma nei ra:

                     o-lha-bo-lha-d’á (gua) – 5 sílabas, pois a última não se conta;
                     no-ga (lho) – 2 sílabas;
                     o-lhor-va (lho) – 3 sílabas.

                     Essa métrica se repete da mesma maneira na 2ª estrofe e vai se modificando ao
                  longo do poema.


                     Acentuação tônica – in ter va los en tre sí la bas for tes e fra cas. No poe ma Bo lhas,
                  no 1° ver so da 1ª es tro fe, a 1ª, a 3ª e 5ª sí la bas são as for tes: o-lha-bo-lha-d’á. No 2°
                  ver so, a sí la ba for te é a 2ª. No 3° ver so, a 1ª e a 3ª.
                     Observe:

                     Olha a bolha d’água
                     no galho!
                     Olha o orvalho!

                     E em cada ver so o lei tor vai per ce ben do as sí la bas for tes, que mar cam uma cer ta
                  re gu la ri da de na so no ri da de do poe ma.
                     Jun tos, es ses re cur sos aju dam a mar car um rit mo que cria o efei to da be le za tex-
                  tual, além de fi car mais fá cil me mo ri zar o tex to.

                     A poe sia é con si de ra da a se men te de toda a li te ra tu ra, ou seja, tudo in di ca que a
                  li te ra tu ra co me çou em for ma de poe sia; por tan to, é o gê ne ro mais an ti go de que se
                  tem no tí cia.
              12    Manual da Coletânea
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