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A Co le tâ nea con tém tex tos que di fi cil men te po dem ser li dos por um alu no de 1ª.
                  sé rie, já que o vo ca bu lá rio e a sin ta xe des ses tex tos apresentam-se mais di fí ceis do que
                  es ses alu nos nor mal men te são ca pa zes de ler e en ten der so zi nhos. Mas isso é pro po-
                  si tal – o ob je ti vo é prepará-los e ensiná-los a lidar com os textos mais difíceis, os que
                  eles irão se deparar den tro e fora da es co la. Para que atin jam seus ob je ti vos, os tex tos
                  de vem ser li dos pelo pro fes sor.
                     Pos te rior men te, ao lon go do ano le ti vo, os alu nos po dem acom pa nhar a lei tu ra do
                  pro fes sor uti li zan do có pias da Co le tâ nea. Na prá ti ca, o alu no fin ge que lê, mas esta
                  é uma ati vi da de pe da go gi ca men te im por tan te quando con du zi da de for ma ade qua-
                  da. O alu no deve acom pa nhar a lei tu ra de for ma si len cio sa para de sen vol ver rit mo e
                  fluên cia em con di ções mui to mais fa vo rá veis do que o fa ria se estivesse len do so zi nho.
                  Li be ra do da ta re fa de de co di fi ca ção, ele pode con cen trar sua aten ção no rit mo, na
                  fluên cia, na en to na ção – tudo de pen den do da qua li da de da lei tu ra fei ta pelo pro fes-
                  sor. A lei tu ra si len cio sa do alu no será ape nas com os olhos – o pro fes sor deve cui dar
                  para que os alu nos não leiam subvo ca li zan do (me xen do com os lá bios), pois isso re tar-
                  da o rit mo da lei tu ra, e o alu no dei xa de acom pa nhar o pro fes sor.


                     Tex tos va ria dos: a ques tão dos “gê ne ros”

                     A Co le tâ nea con tém 60 tex tos, re pre sen tan do 17 “gê ne ros” li te rá rios va ria dos. A
                  pa la vra “gê ne ros” está en tre as pas, pois efe ti va men te es ta mos apre sen tan do ti pos
                  di fe ren tes de tex tos. Atual men te a de fi ni ção do que seja gê ne ro é bas tan te di fe ren te
                  das an ti gas de fi ni ções mais ri go ro sas, li mi ta das aos gê ne ros pro pria men te li te rá rios.
                     Os gê ne ros fo ram es co lhi dos não ape nas para apre sen tar uma di ver si da de, mas
                  para ilus trar os ti pos de tex tos a que os alu nos po dem e de vem es tar ex pos tos nes sa
                  fase de sua es co la ri da de e de sen vol vi men to. É im por tan te que o alu no co nhe ça os
                  vá rios usos dos tex tos, li te rá rios ou não li te rá rios, seja para fun ções so ciais prá ti cas
                  (car tas, bi lhe tes, con vi tes), seja para fun ções cul tu rais (a mo ral numa fá bu la, a ex pli-
                  ca ção do fan tás ti co numa len da, a ex pres são de uma poe sia).
                     En ten der  um  “gê ne ro”  sig ni fi ca  com preen der  a  na tu re za  e  fun ção  so cial  des se
                  gê ne ro, bem como suas ca rac te rís ti cas bá si cas. Ao en ten der a fun ção so cial, o alu no
                  vai com preen den do a necessidade de uti li zar di fe ren tes ti pos de “gê ne ros” para di fe-
                  ren tes ob je ti vos de co mu ni ca ção ou ex pres são.
                     Mas não bas ta en ten der a fun ção so cial. É pre ci so que o alu no, pro gres si va men-
                  te, com preen da como cada gê ne ro pos sui uma es tru tu ra, lin gua gem e até mes mo
                  dis po si ção  fí si ca.  Com preen der  as  ca rac te rís ti cas  do  gê ne ro  aju da  o  alu no  a  fa zer
                  an te ci pa ções so bre o tex to – fa ci li tan do a ta re fa de com preen são. Com preen der as
                  re gras de um jogo de fu te bol aju da a me lhor apre ciá-lo, a an te ci par es tra té gias, jo ga-
                  das ou a po si ção de um jo ga dor. Da mes ma for ma o alu no terá mais fa ci li da de em
                  com preen der uma nova fá bu la se sou ber o que é uma fá bu la, qual sua fun ção so cial,
                  quem fala (ani mais), por  que falam os ani mais e não os ho mens, por  que cer tos ani-
                  mais re pre sen tam de ter mi na das ca rac te rís ti cas hu ma nas, que há uma mo ral no fi nal,
                  etc. Mes mo an tes de ler uma fá bu la, o alu no já pode fa zer di ver sas an te ci pa ções

                6   Manual da Coletânea
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