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O se gun do é um alvo mais di fí cil – mas nis so con sis te o ob je ti vo úl ti mo da es co la: tor-
                  nar o aluno em um lei tor au tô no mo.
                     A  com preen são  de  tex tos  é  gran de men te  afe ta da  pela  fluên cia  de  lei tu ra,  pelo
                  co nhe ci men to do vo ca bu lá rio (e con se qüen te men te, do tema) e pela ha bi li da de de
                  li dar com as ca rac te rís ti cas do pró prio tex to, isto é, dos di fe ren tes gê ne ros de tex to.
                     Os tex tos da Co le tâ nea pos suem ní veis va ria dos de di fi cul da de e com ple xi da de.
                  Mas fo ram es co lhi dos por que po dem ser com preen di dos por alu nos des de a 1ª sé rie.
                  Mui tos tex tos já são co nhe ci dos de mui tos alu nos. E to dos os tex tos po dem ser li dos
                  e com preen di dos em sé ries di fe ren tes, em di fe ren tes ní veis de com preen são. O ob je-
                  ti vo não é ape nas com preen der os tex tos, mas apren der a apren der a par tir de tex tos
                  – ob ser van do as ca rac te rís ti cas tex tuais de cada um.
                     Para que o alu no apren da a apren der, a ex plo ra ção dos tex tos é fei ta de ma nei ra
                  es tra té gi ca. Pri mei ra men te, o alu no deve iden ti fi car o gê ne ro ou tipo de tex tos – o que
                  já lhe per mi te ob ter vá rias in for ma ções. De pois o alu no deve iden ti fi car – com a aju-
                  da do pro fes sor – pa la vras-cha ve que aju da rão a com preen der o tex to, quan do esse
                  for lido. An tes, du ran te e de pois da lei tu ra, con for me in di ca do em cada aula des te
                  ma nual, o alu no é le va do a re fle tir so bre o que leu, so bre o que vai ler ou so bre o que
                  está len do, de for ma a apren der a ler de for ma re fle xi va, pen sa da.


                     Lei tu ra e es cri ta

                     É mui to mais fá cil ler do que es cre ver. É mui to mais fá cil in ven tar uma his tó ria na
                  ca be ça do que co lo cá-la no pa pel. Es cre ver, tan to no sen ti do me ra men te me câ ni co ou
                  or to grá fi co, quan to no sen ti do de re di gir um tex to, constitui ta re fa bas tan te com ple-
                  xa. O en si no da es cri ta, mes mo no sen ti do me ra men te or to grá fi co e sin tá ti co, é mais
                  len to do que o en si no da lei tu ra.
                     Mas nun ca é cedo – nem tar de – para co me çar a es cre ver. No Li vro 2 do Pro gra ma
                  Alfa e Beto, os alu nos co me çam a apren der a es tru tu rar his tó rias. No Li vro 3, eles
                  avan çam al gu mas com pe tên cias im por tan tes da es cri ta e da re da ção. A Co le tâ nea
                  tam bém ofe re ce inú me ras opor tu ni da des para a es cri ta. Es sas opor tu ni da des po dem
                  in cluir:

                     •  mu dar o tí tu lo de tex tos (e ana li sar suas im pli ca ções);
                     •  mu dar a con clu são de uma his tó ria, ou mo ral da fá bu la;
                     •  reor de nar uma his tó ria;
                     •  des co brir a es tru tu ra in ter na de uma his tó ria;
                     •  re di gir um tex to em um gê ne ro di fe ren te.

                     Na maio ria dos ca sos, os alu nos só con se gui rão dar con tri bui ções ver bais – já que

                  o tra ba lho de es cre ver se apresenta mui to di fí cil para a maio ria de les. O mais im por-
                  tan te, nes te seg men to do pro gra ma, é aju dar os alu nos a com preen de r o pro ces so
                  de pro du ção e o ri gor re que ri do para a es cri ta em cada gê ne ro. Na me di da em que
                  fo rem de sen vol ven do fluên cia de ca li gra fia, or to gra fia e sin ta xe, eles mes mos po de rão
                  ela bo rar os tex tos.
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