Page 14 - COLEÇÃO ABCD - MANUAL DE ORIENTAÇÃO.indd
P. 14
dos conhecimentos sobre a língua e seu funcionamento. Do ponto de vista didático
isso implica ensinar o aluno a:
● articular a observação reflexiva com a sistematização de conhecimentos sobre
a língua;
● desenvolver competências para lidar com a estrutura e com os usos sociais da
língua. Esses temas são desenvolvidos nas duas próximas seções.
Compreender a estrutura da língua
Existe muita controvérsia sobre o ensino da língua, especialmente sobre o ensino
formal da gramática. Apesar de controvérsias ainda não totalmente superadas, existe
um reconhecimento bastante amplo sobre a importância do ensino da gramática.
A discussão hoje se concentra sobre que assuntos são relevantes ensinar e sobre
como ensiná-los.
Predomina a tendência de que o estudo da gramática deve partir de situações de
uso, do contexto. O aluno é levado a observar determinados aspectos e a analisá-
los no contexto da frase-parágrafo-texto.
A Coleção ABCD implementa essas ideias de três formas:
● Primeiro: O programa de estudos privilegia o entendimento dos elementos
centrais da frase e de suas relações (concordância/complemento/ligação).
O conhecimento das classes de palavras serve apenas para nomear os
elementos, não é um fim em si. Cada aspecto do estudo da língua se apoia
em diferentes pontos de partida. Os mais relevantes são:
o o texto como ponto de partida para o desenvolvimento das demais
competências;
o o parágrafo como unidade básica para a organização de ideias;
o a frase como unidade básica para o estudo das relações sintáticas.
● Segundo: O texto e o contexto proporcionam elementos para observar e refletir
sobre o funcionamento da língua. Mas outras atividades permitem ao aluno
organizar e sistematizar seus conhecimentos, indo além do texto e aplicando-
os a novas situações.
● Terceiro: A Coleção gira em torno dos tipos de frases mais usadas na língua e
pelos alunos, a partir das quais apresenta as principais relações sintáticas. O
encarte GRAMÁTICA NA PALMA DA MÃO, que se encontra ao final dos Livros
do Aluno, sintetiza essas informações. Ele constitui um resumo prático dos
principais tópicos gramaticais de que o aluno precisa para se instrumentalizar
no uso da língua. O professor deve familiarizar-se com esse resumo e habituar
seus alunos a consultá-lo sempre que necessário.
A terminologia usada na Coleção ABCD se baseia na Nova Gramática do
Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (3ª edição revista,
2001).
14 II – Currículo