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dos conhecimentos sobre a língua e seu funcionamento. Do ponto de vista didático
              isso implica ensinar o aluno a:


                    ● articular a observação reflexiva com a sistematização de conhecimentos sobre
                    a língua;

                    ● desenvolver competências para lidar com a estrutura e com os usos sociais da
                    língua. Esses temas são desenvolvidos nas duas próximas seções.


              Compreender a estrutura da língua
                 Existe muita controvérsia sobre o ensino da língua, especialmente sobre o ensino
              formal da gramática. Apesar de controvérsias ainda não totalmente superadas, existe
              um reconhecimento bastante amplo sobre a importância do ensino da gramática.
              A discussão hoje se concentra sobre que assuntos são relevantes ensinar e sobre
              como ensiná-los.
                 Predomina a tendência de que o estudo da gramática deve partir de situações de
              uso, do contexto. O aluno é levado a observar determinados aspectos e a analisá-
              los no contexto da frase-parágrafo-texto.

                 A Coleção ABCD implementa essas ideias de três formas:
                    ● Primeiro: O programa  de estudos privilegia  o entendimento  dos elementos
                    centrais  da  frase  e  de  suas  relações  (concordância/complemento/ligação).
                    O  conhecimento das classes de palavras serve apenas para nomear os
                    elementos, não é um fim em si. Cada aspecto do estudo da língua se apoia
                    em diferentes pontos de partida. Os mais relevantes são:

                       o o texto como ponto  de partida  para o desenvolvimento  das demais
                       competências;

                       o o parágrafo como unidade básica para a organização de ideias;
                       o a frase como unidade básica para o estudo das relações sintáticas.

                    ● Segundo: O texto e o contexto proporcionam elementos para observar e refletir
                    sobre o funcionamento da língua. Mas outras atividades permitem ao aluno
                    organizar e sistematizar seus conhecimentos, indo além do texto e aplicando-
                    os a novas situações.
                    ● Terceiro: A Coleção gira em torno dos tipos de frases mais usadas na língua e
                    pelos alunos, a partir das quais apresenta as principais relações sintáticas. O
                    encarte GRAMÁTICA NA PALMA DA MÃO, que se encontra ao final dos Livros
                    do Aluno, sintetiza essas informações. Ele constitui um resumo prático dos
                    principais tópicos gramaticais de que o aluno precisa para se instrumentalizar
                    no uso da língua. O professor deve familiarizar-se com esse resumo e habituar
                    seus alunos a consultá-lo sempre que necessário.
                 A  terminologia  usada  na  Coleção  ABCD  se  baseia  na  Nova  Gramática  do
              Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (3ª edição revista,
              2001).


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