Page 13 - COLEÇÃO ABCD - MANUAL DE ORIENTAÇÃO.indd
P. 13
Sequência
O Programa de Ensino da Coleção ABCD segue uma sequência que vai do
simples ao complexo, em cada série e em cada Bloco de Atividades.
Em todos os anos o aluno trabalha com os cinco tipos de textos e uma variedade
de gêneros. Mas, a cada ano aumenta o nível de complexidade dos textos, e,
particularmente, da análise.
O ensino de ortografia começa com as regularidades, depois lida com as palavras
menos previsíveis e, mais tarde, com palavras que dependem de conhecimentos
sintáticos ou semânticos.
O mesmo ocorre com a sintaxe: dentro do contexto do texto e da frase, o aluno
vai lidando com aspectos progressivamente mais complexos e, no processo,
aprendendo a lidar com a nomenclatura gramatical de quem pratica.
Proposta pedagógica e seus fundamentos
Uma proposta pedagógica sempre parte de um programa de ensino. É claro
que o programa de ensino já reflete uma determinada concepção do que deve ser
ensinado. A função da proposta pedagógica é explicitar a concepção de ensino – no
caso, a concepção do ensino da língua.
Concepção do ensino da língua
Conforme explicitado nos objetivos e detalhado no Programa de Ensino, a
Coleção ABCD se apoia numa concepção de ensino da língua que contempla, de
forma equilibrada e balanceada:
● competências de leitura, escrita e expressão oral;
● o duplo objetivo do ensino da língua – como instrumento e como fim em si
mesmo:
o A língua como instrumento. O objetivo do professor é dar ao aluno, o mais
cedo possível, autonomia para usar a língua para aprender outras disciplinas.
Isso requer o conhecimento da estrutura da língua, a competência para seu
uso e a ampliação do vocabulário e de estratégias de ampliar o vocabulário.
o A língua como fim. O objetivo do professor é dar ao aluno experiências que
lhe permitam conhecer melhor a estrutura e o funcionamento da língua, de
forma a apreciar melhor a sua função e utilidade, inclusive como instrumento
de desenvolvimento cultural e de lazer.
O ensino da língua deve privilegiar a observação reflexiva e a sistematização
Coleção ABCD – Manual de Orientação 13