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Sequência



                       O  Programa  de  Ensino  da  Coleção ABCD  segue  uma  sequência  que  vai  do
                    simples ao complexo, em cada série e em cada Bloco de Atividades.


                       Em todos os anos o aluno trabalha com os cinco tipos de textos e uma variedade
                    de  gêneros.  Mas,  a  cada  ano  aumenta  o  nível  de  complexidade  dos  textos,  e,
                    particularmente, da análise.

                       O ensino de ortografia começa com as regularidades, depois lida com as palavras
                    menos previsíveis e, mais tarde, com palavras que dependem de conhecimentos
                    sintáticos ou semânticos.

                       O mesmo ocorre com a sintaxe: dentro do contexto do texto e da frase, o aluno
                    vai lidando com aspectos progressivamente  mais complexos e,  no processo,
                    aprendendo a lidar com a nomenclatura gramatical de quem pratica.



                    Proposta pedagógica e seus fundamentos


                       Uma proposta pedagógica sempre parte de um programa de ensino. É claro
                    que o programa de ensino já reflete uma determinada concepção do que deve ser
                    ensinado. A função da proposta pedagógica é explicitar a concepção de ensino – no
                    caso, a concepção do ensino da língua.



                    Concepção do ensino da língua


                       Conforme  explicitado  nos objetivos  e detalhado  no Programa  de  Ensino,  a
                    Coleção ABCD se apoia numa concepção de ensino da língua que contempla, de
                    forma equilibrada e balanceada:
                          ● competências de leitura, escrita e expressão oral;

                          ● o duplo objetivo do ensino da língua – como instrumento e como fim em si
                         mesmo:

                             o A língua como instrumento. O objetivo do professor é dar ao aluno, o mais
                            cedo possível, autonomia para usar a língua para aprender outras disciplinas.
                            Isso requer o conhecimento da estrutura da língua, a competência para seu
                            uso e a ampliação do vocabulário e de estratégias de ampliar o vocabulário.

                             o A língua como fim. O objetivo do professor é dar ao aluno experiências que
                            lhe permitam conhecer melhor a estrutura e o funcionamento da língua, de
                            forma a apreciar melhor a sua função e utilidade, inclusive como instrumento
                            de desenvolvimento cultural e de lazer.

                       O ensino da língua deve privilegiar a observação reflexiva e a sistematização



                    Coleção ABCD – Manual de Orientação                                                     13
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