Page 12 - COLEÇÃO ABCD - MANUAL DE ORIENTAÇÃO.indd
P. 12
O Programa de Ensino se articula em dois níveis:
● No primeiro nível, tudo tem a ver com o texto. O texto serve como contexto,
como ponto de partida para o ensino das várias habilidades. O aluno vai da
leitura para a escrita. O contexto permite iniciar o processo de observação
reflexiva da língua. Nesse sentido, tudo é ensinado ao mesmo tempo.
● No segundo nível, cada habilidade é ensinada de uma vez. O contexto
é o ponto de partida, mas não é o ponto final. A partir de cada texto são
identificados aspectos do Programa de Ensino que são explorados nas várias
atividades, visando à sistematização do que foi aprendido, para assegurar a
aprendizagem, retenção e transferência do que foi aprendido:
o algumas competências como vocabulário, estratégias de compreensão,
etc., são comuns às atividades de leitura e escrita;
o outras são independentes, mas se beneficiam mutuamente, como por
exemplo a ortografia, que é beneficiada tanto pela leitura quanto pela cópia
e pelo ensino direto.
● A expressão oral é desenvolvida:
o em momentos próprios e específicos – como no caso de leituras orais,
apresentação de trabalhos, poesias etc.
o indiretamente nas várias interações dos alunos com o professor e entre si. Daí o
cuidado que o professor deve ter para assegurar que essas interações se façam
de forma adequada e com o uso adequado da linguagem às várias situações.
o essas considerações valem tanto para os aspectos formais de altura,
entonação, pedir licença para falar, aprender a ouvir e a dar feedback,
quanto para o uso de vocabulário e sintaxe adequados às várias situações.
● Em síntese: tudo tem a ver com o todo, que é o texto. Mas cada coisa é ensinada
e aprendida a seu tempo e no seu devido lugar, conforme apresentado no
quadro seguinte:
COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS A PARTIR DAS ATIVIDADES DE:
LEITURA ESCRITA
● Vocabulário ● Vocabulário
● Estratégias de Compreensão ● Estratégias de Compreensão
● Fluência de Leitura ● Ortografia e Sintaxe
● Expressão Oral ● Redação
12 II – Currículo