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O Programa de Ensino se articula em dois níveis:

                    ● No primeiro nível, tudo tem a ver com o texto. O texto serve como contexto,
                    como ponto de partida para o ensino das várias habilidades. O aluno vai da
                    leitura para a escrita. O contexto permite iniciar o processo de observação
                    reflexiva da língua. Nesse sentido, tudo é ensinado ao mesmo tempo.

                    ● No  segundo  nível,  cada  habilidade  é  ensinada  de  uma  vez.  O  contexto
                    é  o  ponto  de  partida,  mas  não  é  o  ponto  final. A  partir  de  cada  texto  são
                    identificados aspectos do Programa de Ensino que são explorados nas várias
                    atividades, visando à sistematização do que foi aprendido, para assegurar a
                    aprendizagem, retenção e transferência do que foi aprendido:

                       o algumas  competências  como  vocabulário,  estratégias  de  compreensão,
                       etc., são comuns às atividades de leitura e escrita;

                       o outras  são  independentes,  mas  se  beneficiam  mutuamente,  como  por
                       exemplo a ortografia, que é beneficiada tanto pela leitura quanto pela cópia
                       e pelo ensino direto.

                    ● A expressão oral é desenvolvida:

                       o em  momentos  próprios  e  específicos  –  como  no  caso  de  leituras  orais,
                       apresentação de trabalhos, poesias etc.

                       o indiretamente nas várias interações dos alunos com o professor e entre si. Daí o
                       cuidado que o professor deve ter para assegurar que essas interações se façam
                       de forma adequada e com o uso adequado da linguagem às várias situações.

                       o essas  considerações  valem  tanto  para  os  aspectos  formais  de  altura,
                       entonação, pedir licença para falar,  aprender a ouvir e a dar  feedback,
                       quanto para o uso de vocabulário e sintaxe adequados às várias situações.

                    ● Em síntese: tudo tem a ver com o todo, que é o texto. Mas cada coisa é ensinada
                    e aprendida a seu tempo e no seu devido lugar, conforme apresentado no
                    quadro seguinte:



                      COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS A PARTIR DAS ATIVIDADES DE:


                                   LEITURA                                  ESCRITA


                           ● Vocabulário                            ● Vocabulário
                           ● Estratégias de Compreensão             ● Estratégias de Compreensão

                           ● Fluência de Leitura                    ● Ortografia e Sintaxe
                           ● Expressão Oral                         ● Redação





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