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vamos adquirindo e da maior capacidade de análise que podemos desenvolver. As
              estratégias de compreensão incluem:

                    ● Conhecimento dos tipos de texto e suas características: narrativo, descritivo,
                    persuasivo, de procedimentos, poesia.
                    ● Conhecimento dos gêneros textuais e suas características.

                    ● Domínio da sintaxe, especialmente dos elementos que ajudam a estabelecer
                    a coerência e coesão de um texto.
                    ● Domínio  de  estratégias  específicas  de  desenvolvimento  de  compreensão,
                    tais como: fazer perguntas de antecipação, inferência, dedução, identificar a
                    ideia principal, verificar antecipações, fazer resumos, resenhas, recontar uma
                    história, organizar e reorganizar partes de um texto.
                    ● Desenvolvimento do gosto e hábito de leitura. Ler é o principal instrumento
                    para aprender a  língua, adquirir vocabulário, aprender outros conteúdos e
                    aprender a escrever. Portanto, não basta ensinar o aluno a ler, é importante
                    ensinar o aluno a criar hábitos de leitura e, como resultado, desenvolver o
                    gosto pela leitura. Só dessa forma o aluno terá suficiente motivação para ler
                    muito, e, com isso, aprender cada vez mais.

              Escrita

                 As  competências  de  escrita  incluem  o  desenvolvimento  de  competências  de
              caligrafia, ortografia, sintaxe e redação.
                 Caligrafia: o primeiro e principal objetivo da escrita é comunicar. Portanto, a
              letra deve ser legível. Além disso, o aluno precisa adquirir fluência para escrever
              rapidamente, no nível necessário para acompanhar o trabalho escolar. Para isso,
              deve aprender e evoluir anualmente em sua capacidade de escrever usando letras
              cursivas de forma automática, com velocidade crescente e de forma legível. Caso o
              ensino formal de caligrafia não seja prática integrante do currículo, o professor deve
              se assegurar de proporcionar aos alunos treino e prática suficientes para que eles
              adquiram a capacidade de escrever com fluência e legibilidade compatíveis com a
              série em que estão.

                 Ortografia: a cada ano o aluno deve dominar a grafia de palavras mais complexas
              e que não são sujeitas a regularidades. O Programa de Ensino do IAB especifica
              esses tópicos. A cada ano o aluno deve consolidar o que já aprendeu e dominar
              novos aspectos menos regulares ou que dependem da origem, do significado da
              palavra ou de sua função sintática.

                 Sintaxe: o aluno deve compreender a estrutura da frase, identificar os elementos
              que a compõem, suas características (flexão de gênero, número, grau, tempo etc.)
              e saber utilizá-los de forma correta para expressar suas ideias. A cada ano o aluno
              deve demonstrar competência crescente no uso de:

                    ● sentenças mais longas, refletindo melhor articulação entre as ideias;
                    ● frases  com  orações  subordinadas,  refletindo  o  conhecimento  das  relações
                    entre as ideias.

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