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vamos adquirindo e da maior capacidade de análise que podemos desenvolver. As
estratégias de compreensão incluem:
● Conhecimento dos tipos de texto e suas características: narrativo, descritivo,
persuasivo, de procedimentos, poesia.
● Conhecimento dos gêneros textuais e suas características.
● Domínio da sintaxe, especialmente dos elementos que ajudam a estabelecer
a coerência e coesão de um texto.
● Domínio de estratégias específicas de desenvolvimento de compreensão,
tais como: fazer perguntas de antecipação, inferência, dedução, identificar a
ideia principal, verificar antecipações, fazer resumos, resenhas, recontar uma
história, organizar e reorganizar partes de um texto.
● Desenvolvimento do gosto e hábito de leitura. Ler é o principal instrumento
para aprender a língua, adquirir vocabulário, aprender outros conteúdos e
aprender a escrever. Portanto, não basta ensinar o aluno a ler, é importante
ensinar o aluno a criar hábitos de leitura e, como resultado, desenvolver o
gosto pela leitura. Só dessa forma o aluno terá suficiente motivação para ler
muito, e, com isso, aprender cada vez mais.
Escrita
As competências de escrita incluem o desenvolvimento de competências de
caligrafia, ortografia, sintaxe e redação.
Caligrafia: o primeiro e principal objetivo da escrita é comunicar. Portanto, a
letra deve ser legível. Além disso, o aluno precisa adquirir fluência para escrever
rapidamente, no nível necessário para acompanhar o trabalho escolar. Para isso,
deve aprender e evoluir anualmente em sua capacidade de escrever usando letras
cursivas de forma automática, com velocidade crescente e de forma legível. Caso o
ensino formal de caligrafia não seja prática integrante do currículo, o professor deve
se assegurar de proporcionar aos alunos treino e prática suficientes para que eles
adquiram a capacidade de escrever com fluência e legibilidade compatíveis com a
série em que estão.
Ortografia: a cada ano o aluno deve dominar a grafia de palavras mais complexas
e que não são sujeitas a regularidades. O Programa de Ensino do IAB especifica
esses tópicos. A cada ano o aluno deve consolidar o que já aprendeu e dominar
novos aspectos menos regulares ou que dependem da origem, do significado da
palavra ou de sua função sintática.
Sintaxe: o aluno deve compreender a estrutura da frase, identificar os elementos
que a compõem, suas características (flexão de gênero, número, grau, tempo etc.)
e saber utilizá-los de forma correta para expressar suas ideias. A cada ano o aluno
deve demonstrar competência crescente no uso de:
● sentenças mais longas, refletindo melhor articulação entre as ideias;
● frases com orações subordinadas, refletindo o conhecimento das relações
entre as ideias.
10 II – Currículo