Page 9 - COLEÇÃO ABCD - MANUAL DE ORIENTAÇÃO.indd
P. 9

II – CurrículoII – Currículo


                       Os livros Aprender a Ler e os livros da Coleção ABCD são baseados no currículo
                    desenvolvido pelo IAB. Os termos currículo e programa de ensino são usados no
                    mesmo sentido. Informações a respeito desse currículo encontram-se no site do
                    IAB. No site o leitor poderá encontrar um documento de fundamentação geral do
                    currículo, os fundamentos que norteiam o programa de ensino de Lingua Portuguesa
                    bem como o detalhamento do currículo, para cada série do ensino fundamental.
                    Nos parágrafos seguintes apresentamos uma síntese dos aspectos mais relevantes
                    para o entendimento e o uso dos livros da Coleção ABCD.


                       Para acessar o currículo: www.alfaebeto.org.br

                    Conteúdos


                       Os conteúdos do ensino da Língua Portuguesa incluem a caligrafia, ortografia,
                    sintaxe e a redação.  Esses conteúdos estão apresentados no currículo em níveis
                    de complexidade  crescente, de forma que a cada série o aluno vá retomando,
                    aprofundando e consolidando os conhecimentos adquiridos.

                       Os conteúdos também são apresentados levando em conta as três dimensões
                    do ensino da Língua Portuguesa: Leitura, Escrita e Expressão Oral.


                    Leitura
                       As principais habilidades de leitura incluem: fluência, vocabulário e estratégias
                    de compreensão.

                       Desenvolvimento da fluência. Fluência é a capacidade de ler com velocidade,
                    sem erros e com prosódia adequada. A prosódia reflete que o aluno compreende os
                    sinais de pontuação e a sintaxe do texto. Ao longo da escolaridade, o aluno deve
                    aumentar progressivamente a sua fluência, até atingir cerca de 250 palavras por
                    minuto de um texto informativo, com compreensão.

                       Desenvolvimento de vocabulário.  Vocabulário,  ou  léxico,  refere-se  ao
                    “dicionário  mental” que o aluno vai desenvolvendo ao longo da escolaridade  e,
                    posteriormente, ao longo da vida. Há um vocabulário receptivo (que entendemos) e
                    um vocabulário ativo (que usamos). O desenvolvimento do vocabulário inclui:
                          ● o aumento do léxico e do campo semântico (compreensão do sentido das
                         palavras, sinônimos, antônimos, prefixos, sufixos e outras estratégias para
                         formar palavras).
                          ● capacidade de identificar o sentido de palavras através do contexto.

                          ● domínio de estratégias diferentes para definir palavras.

                       Desenvolvimento de estratégias  de compreensão. O objetivo  da leitura  é
                    permitir ao aluno a compreensão do que lê. Esse é um processo que evolui ao
                    longo  da  escolarização  e  ao  longo  da  vida,  em  função  dos  conhecimentos  que


                    Coleção ABCD – Manual de Orientação                                                     9
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14