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II – CurrículoII – Currículo
Os livros Aprender a Ler e os livros da Coleção ABCD são baseados no currículo
desenvolvido pelo IAB. Os termos currículo e programa de ensino são usados no
mesmo sentido. Informações a respeito desse currículo encontram-se no site do
IAB. No site o leitor poderá encontrar um documento de fundamentação geral do
currículo, os fundamentos que norteiam o programa de ensino de Lingua Portuguesa
bem como o detalhamento do currículo, para cada série do ensino fundamental.
Nos parágrafos seguintes apresentamos uma síntese dos aspectos mais relevantes
para o entendimento e o uso dos livros da Coleção ABCD.
Para acessar o currículo: www.alfaebeto.org.br
Conteúdos
Os conteúdos do ensino da Língua Portuguesa incluem a caligrafia, ortografia,
sintaxe e a redação. Esses conteúdos estão apresentados no currículo em níveis
de complexidade crescente, de forma que a cada série o aluno vá retomando,
aprofundando e consolidando os conhecimentos adquiridos.
Os conteúdos também são apresentados levando em conta as três dimensões
do ensino da Língua Portuguesa: Leitura, Escrita e Expressão Oral.
Leitura
As principais habilidades de leitura incluem: fluência, vocabulário e estratégias
de compreensão.
Desenvolvimento da fluência. Fluência é a capacidade de ler com velocidade,
sem erros e com prosódia adequada. A prosódia reflete que o aluno compreende os
sinais de pontuação e a sintaxe do texto. Ao longo da escolaridade, o aluno deve
aumentar progressivamente a sua fluência, até atingir cerca de 250 palavras por
minuto de um texto informativo, com compreensão.
Desenvolvimento de vocabulário. Vocabulário, ou léxico, refere-se ao
“dicionário mental” que o aluno vai desenvolvendo ao longo da escolaridade e,
posteriormente, ao longo da vida. Há um vocabulário receptivo (que entendemos) e
um vocabulário ativo (que usamos). O desenvolvimento do vocabulário inclui:
● o aumento do léxico e do campo semântico (compreensão do sentido das
palavras, sinônimos, antônimos, prefixos, sufixos e outras estratégias para
formar palavras).
● capacidade de identificar o sentido de palavras através do contexto.
● domínio de estratégias diferentes para definir palavras.
Desenvolvimento de estratégias de compreensão. O objetivo da leitura é
permitir ao aluno a compreensão do que lê. Esse é um processo que evolui ao
longo da escolarização e ao longo da vida, em função dos conhecimentos que
Coleção ABCD – Manual de Orientação 9