Page 15 - COLEÇÃO ABCD - MANUAL DE ORIENTAÇÃO.indd
P. 15
Gramática na palma da mão
No final dos livros B, C e D há um encarte intitulado GRAMÁTICA NA PALMA DA
MÃO. Esse encarte apresenta um resumo da gramática, com ênfase no seu uso
prático no contexto das frases; um resumo das regras ortográficas e uma série de
exemplos de como definir conceitos.
Esse encarte apresenta um resumo gramatical que reflete a concepção de ensino
da Coleção ABCD, focada no uso prático da gramática. O aluno deve compreender
que:
● A unidade do discurso é a frase. Portanto, compreensão de texto significa
compreender e saber lidar com as diferentes estruturas da frase.
● O elemento central da frase é o verbo e o segundo elemento mais importante
é o sujeito.
● O verbo tem tempos e modos.
● O que expressamos, isto é, o discurso, é sempre baseado no tempo presente:
o aluno deve compreender que os tempos verbais sempre se relacionam com
o presente.
● Os modos carregam significados que são independentes do sentido da
palavras. O modo indicativo expressa uma certeza ou alta probabilidade de
que algo acontecerá. O modo subjuntivo expressa dúvida, incerteza, uma
remota possibilidade de que algo aconteça. Já o modo imperativo expressa
uma ordem ou pedido, dependendo da entonação.
● A frase tem outros elementos que precisam ser bem compreendidos, tais como
o sujeito, o objeto, o predicado e os acessórios. Também precisa entender que
esses elementos se adaptam uns aos outros – são as flexões.
● Compreender frases significa compreender o sentido das palavra no contexto
da frase, sua classificação, sua função e as relações entre palavras nas frases,
Compreender essas relações ajuda a compreender o sentido de uma frase,
parágrafo e texto.
● O discurso se organiza a partir de ideias, que se refletem em conceitos.
Um vocabulário rico e uma capacidade de definir os conceitos de diferentes
maneiras é a base para o uso adequado da língua.
● Finalmente, a ortografia dá certeza quanto à identidade da palavra e sua
correção formal, e, dessa forma, também ajuda a compreender o sentido e
função de uma palavra na frase, como no exemplo: Ela para para pensar.
Coleção ABCD – Manual de Orientação 15