Page 11 - COLEÇÃO ABCD - MANUAL DE ORIENTAÇÃO.indd
P. 11
Redação: a cada série o aluno deve demonstrar competências cada vez mais
elevadas para:
● Utilizar vocabulário cada vez mais rico, preciso e diversificado.
● Redigir textos articulando o tema, objetivo, linguagem apropriada ao público
leitor e respeitando as características do gênero.
● Planejar, escrever de forma independente e rever textos próprios ou alheios.
● Identificar e corrigir erros de ortografia, pontuação e sintaxe no próprio texto.
● Apresentar textos de maneira correta do ponto de vista formal, por escrito e
por meio de apresentações verbais dos mesmos.
Expressão oral
As competências de desenvolvimento da capacidade de expressão oral incluem:
● Saber ouvir.
● Expressar-se com desembaraço e prosódia adequados à idade.
● Controlar a altura da voz.
● Expressar-se usando linguagem adequada à audiência e ao ambiente.
● Dominar a linguagem padrão e utilizá-la de forma adequada, nos ambientes
adequados.
● Saber como e quando falar em diversas situações.
● Apresentar-se ou apresentar um colega.
● Controlar o tempo para uma apresentação.
● Ler ou falar com desembaraço diferentes tipos de texto.
● Responder perguntas do professor ou de colegas de forma adequada.
● Fazer perguntas ao professor e a colegas de forma adequada.
● Relatar um dever de casa.
● Apresentar os resultados de um exercício, tarefa ou projeto escolar.
● Apresentar um tópico ou evento em sala de aula, na escola, em eventos fora
da escola.
● Declamar uma poesia lida, com entonação adequada e desembaraço.
● Declamar uma poesia decorada, com entonação adequada e desembaraço.
Estrutura: articulação entre leitura, escrita e expressão oral
O Programa de Ensino da Coleção ABCD é organizado de forma espiral: os
conteúdos e habilidades são essencialmente os mesmos para cada série. A cada
ano o aluno retoma todos os conteúdos e competências, num nível de exigência
cada vez maior.
Coleção ABCD – Manual de Orientação 11