Page 11 - COLEÇÃO ABCD - MANUAL DE ORIENTAÇÃO.indd
P. 11

Redação: a cada série o aluno deve demonstrar competências cada vez mais
                    elevadas para:
                          ● Utilizar vocabulário cada vez mais rico, preciso e diversificado.

                          ● Redigir textos articulando o tema, objetivo, linguagem apropriada ao público
                         leitor e respeitando as características do gênero.

                          ● Planejar, escrever de forma independente e rever textos próprios ou alheios.

                          ● Identificar e corrigir erros de ortografia, pontuação e sintaxe no próprio texto.
                          ● Apresentar textos de maneira correta do ponto de vista formal, por escrito e
                         por meio de apresentações verbais dos mesmos.


                    Expressão oral

                       As competências de desenvolvimento da capacidade de expressão oral incluem:
                          ● Saber ouvir.

                          ● Expressar-se com desembaraço e prosódia adequados à idade.

                          ● Controlar a altura da voz.
                          ● Expressar-se usando linguagem adequada à audiência e ao ambiente.

                          ● Dominar a linguagem padrão e utilizá-la de forma adequada, nos ambientes
                         adequados.
                          ● Saber como e quando falar em diversas situações.

                          ● Apresentar-se ou apresentar um colega.
                          ● Controlar o tempo para uma apresentação.

                          ● Ler ou falar com desembaraço diferentes tipos de texto.
                          ● Responder perguntas do professor ou de colegas de forma adequada.

                          ● Fazer perguntas ao professor e a colegas de forma adequada.
                          ● Relatar um dever de casa.

                          ● Apresentar os resultados de um exercício, tarefa ou projeto escolar.
                          ● Apresentar um tópico ou evento em sala de aula, na escola, em eventos fora
                         da escola.
                          ● Declamar uma poesia lida, com entonação adequada e desembaraço.

                          ● Declamar uma poesia decorada, com entonação adequada e desembaraço.


                    Estrutura: articulação entre leitura, escrita e expressão oral

                       O Programa  de  Ensino  da  Coleção ABCD  é  organizado  de  forma  espiral:  os
                    conteúdos e habilidades são essencialmente os mesmos para cada série. A cada
                    ano o aluno retoma todos os conteúdos e competências, num nível de exigência
                    cada vez maior.

                    Coleção ABCD – Manual de Orientação                                                     11
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15