Page 9 - Colecao ABCD_Livro C - Manual.indd
P. 9
• A escola funcionaria normalmente se as coisas acontecessem dessa maneira?
• Ouça os alunos, deixe-os perceber que a falta de regras ou normas impossibilita a
realização de muitas atividades, tais como as atividades escolares.
• Pergunte sobre as soluções que podem ser dadas para que esse tipo de coisa não
aconteça. Discuta sobre a importância de:
o horário das aulas;
o fazer cada atividade em seu devido local e no horário estabelecido;
o todos assistirem às aulas com atenção;
o trazer o material escolar para as aulas.
• Perguntar sobre quais outras atitudes ou regras são importantes para o bom
funcionamento da escola.
• Perguntar sobre o estabelecimento de normas para o bom funcionamento escolar.
o Quem pode decidir qual será o horário das aulas?
o Quem pode decidir sobre o funcionamento da escola?
o Quem são os responsáveis pelo bom andamento das atividades escolares?
• Ouça os alunos, deixe-os perceber que algumas pessoas têm autoridade para
decidir sobre certos assuntos (como o horário), mas que a responsabilidade de
fazer a escola funcionar bem é de todos. Cada um deve fazer sua parte.
• Discutir com os alunos sobre as maneiras de fazer a escola funcionar bem:
o Formas de mostrar o que as pessoas devem fazer para que a escola funcione
bem. (conversar, ensinar, combinar, etc.)
o Formas para registrar o que as pessoas devem fazer para que a escola funcione
bem. (normas escolares, circular com avisos, cartazes com regras e combinados,
etc.)
o Formas para garantir que todo mundo faça a sua parte. (divulgar, explicar,
combinar, advertir, etc.)
• Deixe os alunos discutirem, não dê respostas prontas. Estimule-os a pensar um
pouco mais, faça perguntas para ajudá-los.
• Diga que em algumas escolas existe um manual registrando todas as normas
escolares. Esse manual é distribuído aos pais dos alunos para que eles saibam
exatamente quais são essas normas.
• Diga que hoje vocês vão ler algumas normas que foram elaboradas por uma escola.
Mas não são todas as normas, é só uma parte delas.
• Leia o título: “NOrMAS DE CONvIvêNCIA ESCOLAr: deveres e atitudes
esperadas dos alunos durante as aulas e atividades escolares”
Coleção ABCD – Manual do Professor – Livro C 9
MANUAL PROF_C.indd 9 19/12/2013 15:01:59