Page 9 - Colecao ABCD_Livro C - Manual.indd
P. 9

•  A escola funcionaria normalmente se as coisas acontecessem dessa maneira?

                        •  Ouça os alunos, deixe-os perceber que a falta de regras ou normas impossibilita a
                           realização de muitas atividades, tais como as atividades escolares.

                        •  Pergunte sobre as soluções que podem ser dadas para que esse tipo de coisa não
                           aconteça. Discuta sobre a importância de:
                           o horário das aulas;
                           o fazer cada atividade em seu devido local e no horário estabelecido;
                           o todos assistirem às aulas com atenção;
                           o trazer o material escolar para as aulas.
                        •  Perguntar sobre quais outras atitudes ou regras são importantes para o bom
                           funcionamento da escola.

                        •  Perguntar sobre o estabelecimento de normas para o bom funcionamento escolar.
                           o Quem pode decidir qual será o horário das aulas?
                           o Quem pode decidir sobre o funcionamento da escola?
                           o Quem são os responsáveis pelo bom andamento das atividades escolares?

                        •  Ouça os alunos, deixe-os perceber  que algumas pessoas têm autoridade  para
                           decidir sobre certos assuntos (como o horário), mas que a responsabilidade de
                           fazer a escola funcionar bem é de todos. Cada um deve fazer sua parte.

                        •  Discutir com os alunos sobre as maneiras de fazer a escola funcionar bem:
                           o Formas de mostrar o que as pessoas devem fazer para que a escola funcione
                             bem. (conversar, ensinar, combinar, etc.)
                           o Formas para registrar o que as pessoas devem fazer para que a escola funcione
                             bem. (normas escolares, circular com avisos, cartazes com regras e combinados,
                             etc.)
                           o Formas para garantir que todo mundo faça a sua parte. (divulgar, explicar,
                             combinar, advertir, etc.)

                        •  Deixe os alunos discutirem, não dê respostas prontas. Estimule-os a pensar um
                           pouco mais, faça perguntas para ajudá-los.

                        •  Diga que em algumas escolas existe um manual registrando todas as normas
                           escolares. Esse manual é distribuído aos pais dos alunos para que eles saibam
                           exatamente quais são essas normas.

                        •  Diga que hoje vocês vão ler algumas normas que foram elaboradas por uma escola.
                           Mas não são todas as normas,  é só uma parte delas.
                        •  Leia o título:  “NOrMAS  DE CONvIvêNCIA ESCOLAr:  deveres e atitudes
                           esperadas dos alunos durante as aulas e atividades escolares”




                     Coleção ABCD – Manual do Professor – Livro C                                             9





      MANUAL PROF_C.indd   9                                                                               19/12/2013   15:01:59
   4   5   6   7   8   9   10   11   12