Page 11 - Colecao ABCD_Livro C - Manual.indd
P. 11

•  Aproveitar para insistir na importância de ser pontual. E nos problemas que a pessoa
                           que não é pontual tem, na escola e na vida (perder o emprego, prejudicar os outros
                           que esperam por ela numa fila, para ter uma aula, etc.).
                              Item     Perguntar:                 Discutir o significado dos termos:

                                1      O que quer dizer?          Pontual

                                2      O que quer dizer?          Conscientemente
                                3      O que quer dizer?          Reflexões, opinar

                                4      O que quer dizer?          Ao máximo
                                5      O que quer dizer?          Fraternidade

                                6      O que quer dizer?          Prejudicar
                                7      O que quer dizer?          Inadiáveis

                                8      O que quer dizer?

                                9      O que quer dizer?
                               10      O que quer dizer?

                               11      O que quer dizer?          Conduta, compatíveis
                               12      O que quer dizer?

                               13      O que quer dizer?          Correponsabilizar-se, mobiliário, coletivo
                               14      O que quer dizer?          Financeiramente

                               15      O que quer dizer?

                        •  Para discutir o significados dos termos, pergunte primeiro se algum aluno pode
                           explicar.  Faça perguntas e dê exemplos que possam ajudá-los  a compreender.
                           Estimule-os  a compreender  por meio do contexto. Somente no caso em que
                           nenhum dos alunos souber responder, você pode explicar-lhes diretamente.
                        4. Concluir e resumir
                        •  Concluir, mostrando a importância de cada item para o bom funcionamento da escola.

                     Entendendo a estrutura de uma norma

                        1. Compreender que uma norma tem que tratar de comportamentos
                           gerais, e não de cada coisa que pode acontecer

                        •  Faça a seguinte atividade:

                           o Divida o quadro em 2 colunas.
                           o reserve um espaço num canto do quadro e escreva algumas atitudes esperadas
                             dos alunos (os alunos devem sugerir).

                           o Depois disso: escreva ao lado a norma relativa à cada atitude.



                     Coleção ABCD – Manual do Professor – Livro C                                             11





      MANUAL PROF_C.indd   11                                                                              19/12/2013   15:02:00
   6   7   8   9   10   11   12