Page 11 - Colecao ABCD_Livro C - Manual.indd
P. 11
• Aproveitar para insistir na importância de ser pontual. E nos problemas que a pessoa
que não é pontual tem, na escola e na vida (perder o emprego, prejudicar os outros
que esperam por ela numa fila, para ter uma aula, etc.).
Item Perguntar: Discutir o significado dos termos:
1 O que quer dizer? Pontual
2 O que quer dizer? Conscientemente
3 O que quer dizer? Reflexões, opinar
4 O que quer dizer? Ao máximo
5 O que quer dizer? Fraternidade
6 O que quer dizer? Prejudicar
7 O que quer dizer? Inadiáveis
8 O que quer dizer?
9 O que quer dizer?
10 O que quer dizer?
11 O que quer dizer? Conduta, compatíveis
12 O que quer dizer?
13 O que quer dizer? Correponsabilizar-se, mobiliário, coletivo
14 O que quer dizer? Financeiramente
15 O que quer dizer?
• Para discutir o significados dos termos, pergunte primeiro se algum aluno pode
explicar. Faça perguntas e dê exemplos que possam ajudá-los a compreender.
Estimule-os a compreender por meio do contexto. Somente no caso em que
nenhum dos alunos souber responder, você pode explicar-lhes diretamente.
4. Concluir e resumir
• Concluir, mostrando a importância de cada item para o bom funcionamento da escola.
Entendendo a estrutura de uma norma
1. Compreender que uma norma tem que tratar de comportamentos
gerais, e não de cada coisa que pode acontecer
• Faça a seguinte atividade:
o Divida o quadro em 2 colunas.
o reserve um espaço num canto do quadro e escreva algumas atitudes esperadas
dos alunos (os alunos devem sugerir).
o Depois disso: escreva ao lado a norma relativa à cada atitude.
Coleção ABCD – Manual do Professor – Livro C 11
MANUAL PROF_C.indd 11 19/12/2013 15:02:00