Page 10 - Colecao ABCD_Livro C - Manual.indd
P. 10
• Pergunte:
o Só pelo título, o que dá para saber sobre esse texto?
o Será que vai falar sobre o horário das aulas?
o Será que vai falar sobre o uso dos banheiros da escola?
o Será que vai falar sobre as datas das avaliações?
o Por que vocês estão dizendo que esse texto não vai falar sobre essas coisas?
o Então que tipo de coisas dá para saber só pelo título?
• Anote no quadro as respostas dos alunos e diga que vocês vão verificar durante a
leitura.
Agora vamos fazer a leitura
Os alunos devem estar com o livro aberto na página da leitura.
Durante a leitura
• Leia o texto sem interrupções.
Após a leitura: compreender o sentido do texto
1. Identificar o sentido geral do texto
• Conversar com os alunos sobre o sentido geral do texto:
o de que trata o texto;
o para que foi escrito.
2. Verificar as predições sobre o que iriam encontrar
• Verificar quais os itens os alunos já esperavam encontrar no texto (os que você
anotou no quadro).
• Pedir para os alunos dizerem os itens de que se lembram. Anote no quadro.
3. Reler o texto para identificar o sentido de cada parte
• Agora, faça a releitura do texto. Peça para os alunos numerarem os itens para
facilitar encontrá-los no momento da compreensão.
• Leia cada item e peça para que um aluno explique com suas próprias palavras.
Professor: prepare cuidadosamente suas notas para dar exemplos dessas
palavras. Prepare exemplos que sejam adequados para a boa convivência dos
alunos na sala e na escola.
• Na discussão da palavra PONTUAL, observe que não cabe dizer “muito pontual”,
como não existe falar em “pouco atrasado”. Pontual é quem chega sempre na hora.
Atrasado é que não chega na hora. Pouco atrasado é atrasado.
10 Língua Portuguesa – Ensino Fundamental
MANUAL PROF_C.indd 10 19/12/2013 15:01:59