Page 10 - Colecao ABCD_Livro C - Manual.indd
P. 10

•  Pergunte:
                       o Só pelo título, o que dá para saber sobre esse texto?

                       o Será que vai falar sobre o horário das aulas?
                       o Será que vai falar sobre o uso dos banheiros da escola?
                       o Será que vai falar sobre as datas das avaliações?

                       o Por que vocês estão dizendo que esse texto não vai falar sobre essas coisas?
                       o Então que tipo de coisas dá para saber só pelo título?
                    •  Anote no quadro as respostas dos alunos e diga que vocês vão verificar durante a
                       leitura.

                 Agora vamos fazer a leitura


                               Os alunos devem estar com o livro aberto na página da leitura.

                    Durante a leitura
                    •  Leia o texto sem interrupções.


                 Após a leitura: compreender o sentido do texto

                    1. Identificar o sentido geral do texto

                    •  Conversar com os alunos sobre o sentido geral do texto:
                       o de que trata o texto;
                       o para que foi escrito.

                    2. Verificar as predições sobre o que iriam encontrar
                    •  Verificar quais os itens os alunos já esperavam encontrar no texto (os que você
                       anotou no quadro).

                    •  Pedir para os alunos dizerem os itens de que se lembram. Anote no quadro.
                    3. Reler o texto para identificar o sentido de cada parte

                    •  Agora, faça a releitura do texto. Peça para os alunos numerarem os itens para
                       facilitar encontrá-los no momento da compreensão.

                    •  Leia cada item e peça para que um aluno explique com suas próprias palavras.

                        Professor:  prepare cuidadosamente suas notas para dar exemplos dessas
                        palavras. Prepare exemplos que sejam adequados para a boa convivência dos
                        alunos na sala e na escola.

                    •  Na discussão da palavra PONTUAL, observe que não cabe dizer “muito pontual”,
                       como não existe falar em “pouco atrasado”. Pontual é quem chega sempre na hora.
                       Atrasado é que não chega na hora. Pouco atrasado é atrasado.



           10                                                              Língua Portuguesa – Ensino Fundamental





      MANUAL PROF_C.indd   10                                                                              19/12/2013   15:01:59
   5   6   7   8   9   10   11   12