Page 8 - Colecao ABCD_Livro C - Manual.indd
P. 8

2. Releia o resumo anterior

                    •  Observe as características do gênero  rEGrAS/NOrMAS/COMBINADOS que
                       aparecem no texto.

                    3. Defi na os objetivos para esta Lição

                    Sugerimos os seguintes:

                    A – Leitura e Compreensão

                    •  Compreender o sentido do texto usando pistas para identifi car como o autor usa as
                       características do gênero para:
                       o estabelecer regras de convivência.

                    •  Elementos da linguagem que dão coerência ao texto:
                       o adequação das normas ao objetivo;
                       o adequação das normas ao público-alvo.
                    •  Elementos da linguagem que dão coesão ao texto: evitar repetição de palavras.


                    B – Ampliação do Vocabulário
                    •  Hiperônimos e hipônimos: uso de palavras de sentido geral e específi co.



                    Sugestões para a aula



                 Preparando para a leitura

                    Contextualizando: normas de convivência

                    •  você está começando um ano letivo. Use esta oportunidade para conversar sobre
                       as normas da escola, da sala de aula. Aproveite a aula para fazer combinados e
                       estabelecer normas de convivência dentro da escola e da sala de aula. Ouça o que
                       os alunos têm a dizer, mostre o regimento ou outros documentos da escola.
                    •  Converse com os alunos sobre as consequencias da falta de regras de convivência.
                    •  Pergunte:
                       o O que aconteceria se cada um chegasse na escola num horário diferente?

                       o O que aconteceria se os alunos fi cassem lanchando durante o horário de aula?
                       o O que aconteceria se alguns alunos estivessem assistindo à aula e outros
                         estivessem conversando e brincando?
                       o O que aconteceria se os alunos viessem para a escola sem trazer o material
                         escolar?





            8                                                              Língua Portuguesa – Ensino Fundamental





      MANUAL PROF_C.indd   8                                                                               19/12/2013   15:01:59
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12