Page 8 - Colecao ABCD_Livro C - Manual.indd
P. 8
2. Releia o resumo anterior
• Observe as características do gênero rEGrAS/NOrMAS/COMBINADOS que
aparecem no texto.
3. Defi na os objetivos para esta Lição
Sugerimos os seguintes:
A – Leitura e Compreensão
• Compreender o sentido do texto usando pistas para identifi car como o autor usa as
características do gênero para:
o estabelecer regras de convivência.
• Elementos da linguagem que dão coerência ao texto:
o adequação das normas ao objetivo;
o adequação das normas ao público-alvo.
• Elementos da linguagem que dão coesão ao texto: evitar repetição de palavras.
B – Ampliação do Vocabulário
• Hiperônimos e hipônimos: uso de palavras de sentido geral e específi co.
Sugestões para a aula
Preparando para a leitura
Contextualizando: normas de convivência
• você está começando um ano letivo. Use esta oportunidade para conversar sobre
as normas da escola, da sala de aula. Aproveite a aula para fazer combinados e
estabelecer normas de convivência dentro da escola e da sala de aula. Ouça o que
os alunos têm a dizer, mostre o regimento ou outros documentos da escola.
• Converse com os alunos sobre as consequencias da falta de regras de convivência.
• Pergunte:
o O que aconteceria se cada um chegasse na escola num horário diferente?
o O que aconteceria se os alunos fi cassem lanchando durante o horário de aula?
o O que aconteceria se alguns alunos estivessem assistindo à aula e outros
estivessem conversando e brincando?
o O que aconteceria se os alunos viessem para a escola sem trazer o material
escolar?
8 Língua Portuguesa – Ensino Fundamental
MANUAL PROF_C.indd 8 19/12/2013 15:01:59