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APRESEntAÇÃO






                    Prezado Professor,


                    você tem em mãos o Manual do Professor – Livro C. Esse Manual se destina aos
                 professores do Programa ABCD que utilizam o Livro C. Ele contém um plano de trabalho
                 para as atividades de leitura, compreensão e desenvolvimento de vocabulário.
                    Há um Plano para cada Lição, estruturado sempre da mesma forma:

                    •  Identifi cação do tipo e gênero do texto.
                    •  resumo do texto e das características do gênero.
                    •  Atividades de Planejamento pelo professor.
                    •  Um roteiro para a leitura e discussão do texto, incluindo:

                       o A preparação para a leitura.
                       o A compreensão do sentido.
                       o A compreensão da estrutura, que inclui:

                           as características do gênero;
                           os fatores que asseguram coerência e coesão.
                       o A ampliação de vocabulário.

                    Você pode usar esse material com tanta fl exibilidade e criatividade quanto queira. De
                 nossa parte, fi zemos exatamente como faríamos, se estivéssemos planejando e dando
                 essa aula. Normalmente muitos professores começam utilizando o roteiro de maneira
                 bem rigorosa, mas com o tempo e a experiência vão refazendo e desenvolvendo seus
                 próprios roteiros. O importante, qualquer que seja sua decisão, é assegurar uma análise
                 ampla, completa e em profundidade das leituras. Mais do que ser criativo, o importante
                 é que o professor seja competente e transmita aos alunos as competências necessárias
                 para compreender cada vez melhor o que estão lendo.

                    O Livro do Aluno apresenta várias leituras de um mesmo tipo, com gêneros diferentes.
                 É muito importante que o aluno aprenda, com sua orientação, a identifi car a usar as
                 características do gênero como instrumento para melhor antecipar e para melhor analisar
                 os conteúdos do texto. Para isso, ele precisa entender a intenção do autor, o público alvo,
                 os critérios para escolha da linguagem e as características de cada gênero. O estudo
                 dos fatores que asseguram coerência e coesão, por sua vez, permitem ao aluno fazer
                 a transposição entre o estudo da sintaxe e a análise de textos: o que torna possível
                 escrever um bom texto é o bom domínio das estruturas sintáticas, e não apenas ter boas
                 idéias. Além disso o estudo de textos deve ser uma oportunidade para desenvolvimento
                 da expressão oral e ampliação do vocabulário.


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