Page 12 - Colecao ABCD_Livro C - Manual.indd
P. 12
• Sugestão:
AtItuDES
Não chegar à aula com atraso.Trazer borracha para a sala de aula.
Não conversar com o colega da frente fora de hora.
Chegar no horário da aula na terça-feira.
Não fazer brincadeiras durante a aula.
Chegar no horário da aula na quarta-feira.
Trazer caderno para a sala de aula.
Chegar no horário da aula na quinta-feira.
Não correr dentro da sala de aula durante a explicação da professora.
Chegar no horário da aula na sexta-feira.
Trazer lápis para a sala de aula.
Não brigar com os colegas.
Trazer o livro de Português para a sala de aula.
• Exemplo:
Não chegar à aula com atraso. Chegar pontualmente todos os dias.
• Discutir:
o Se cada atitude que puder ocorrer for escrita numa lista, será que caberiam
todas elas numa só lista? Não fi caria muito repetitivo?
o re-escrever a lista juntando os itens, por exemplo:
o Lápis, caderno, livros: Trazer todo o material escolar.
• Concluir:
o As NOrMAS são escritas em termos gerais.
o Só dessa forma é possível prever tudo, sem precisar dizer tudo que o aluno deve
fazer (ou trazer de casa).
Elementos de coerência
O que dá coerência: cada item tem a ver com o objetivo da norma.
• Perguntar:
o Qual o objetivo do texto da lição?
o Para quem o texto foi escrito?
12 Língua Portuguesa – Ensino Fundamental
MANUAL PROF_C.indd 12 19/12/2013 15:02:00