Page 9 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME II.indd
P. 9
9
SEMANA 21 O MEU GALINHO OS BICHOS DO BRASIL
MEU NOME É: HOJE É DIA:
Preparação: Leve várias ima-
gens (recortes de revistas ou
jornais) de animais diversos.
Para começar: 1. Pergunte
quais bichos as crianças conhe-
cem. 2. Peça que descrevam, di-
zendo como são, o que comem,
onde vivem; esclareça suas dú-
vidas. 3. Diga que cada país têm
alguns bichos e plantas carac-
terísticos, e que no Brasil há vá-
rios, dentre eles a onça pintada
e a arara.
Palavras-chave: Brasil, bichos,
animais, aves, insetos, formiga,
abelha, borboleta, galinha, ara-
ra, beija- or, onça pintada, boi,
tamanduá, grande, pequeno,
forte, fraco, comprido, curto,
alto, baixo, gordo, magro, leve,
pesado, colorido, falar, encon-
trar, agrupar, colar.
Para ajudar: Dê dicas para a
criança a partir do lugar onde
esses animais vivem, onde mo-
ram, o que comem, como são
seus corpos.
Indo além: Forme pequenos
grupos e, usando as ilustrações
1. HÁ QUANTOS ANIMAIS NESTA PÁGINA? preparadas, peça que agrupem
os animais com base em carac-
2. QUANTOS DESTES ANIMAIS VOAM? terísticas como: insetos/ aves/
animais terrestres; ou aqueles
que voam/ que andam; ou aque-
3. QUANTOS DESTES ANIMAIS VIVEM NA TERRA? les que têm a mesma cor, etc.
4. ESCOLHA UM DELES, CIRCULE O DE VERMELHO E DÊ UM NOME A ELE, ESCREVENDO O NO TRACINHO. ____________________
Áreas/objetivos: PES 2.3, 2.4, 2.7; CIEN 3.1, 3.2, 3.3; MAT 2.1, 2.2, 2.3, 2.4, 2.7, 2.8, 2.10, 2.11, 2.12, 2.13, 2.14, 3.2, 3.3, 5.1. 209