Page 11 - ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS - NOVOS PARÂMETROS.indd
P. 11

introdução

                  1. O livro e o leitor


                      este livro destina-se a professores alfabetizadores e seus formadores, especialistas em alfabetização
                  e, de modo especial, aos responsáveis, no mundo acadêmico, profissional e nos órgãos governamentais,
                  pela formulação de políticas, currículos e programas de alfabetização. Mas também poderá ser lido com
                  proveito por educadores e pais comprometidos com a alfabetização de seus filhos. e certamente deverá
                  interessar aos que se dedicam à produção, análise e avaliação de materiais didáticos para a alfabetização de
                  crianças e adultos.
                      o livro tem como objetivo principal proporcionar ao leitor informações objetivas e atualizadas baseadas
                  nos conhecimentos científicos que caracterizam a moderna Ciência Cognitiva da leitura e que vêm servindo
                  como parâmetro para orientar a formulação das políticas e programas de alfabetização em todo o mundo. É
                  inevitável que um dia isso também venha a ocorrer no Brasil.
                      A maioria dos leitores vai se surpreender com os conceitos, informações e implicações apresentados
                  neste livro. eles se contrapõem, quase sempre frontalmente, ao que é veiculado em documentos oficiais
                  como os PCns de Alfabetização – os chamados Parâmetros Curriculares nacionais –, em livros e publicações
                  disponíveis nas bibliotecas universitárias e usadas em cursos de formação e de capacitação de alfabetizadores.
                  Apesar disso, não se trata de um livro polêmico. As ideias aqui apresentadas gozam de um elevado nível
                  de consenso na comunidade científica em todo o mundo. essa comunidade é formada pelos estudiosos e
                  pesquisadores que publicam e leem as revistas científicas e profissionais de maior circulação e reputação
                  acadêmica na área. As publicações veiculam estudos realizados a partir de critérios científicos rigorosos
                  e representam o que se considera o estado do conhecimento atual sobre alfabetização. os fatos científicos
                  apresentados nessas publicações e no presente livro são verificados e verificáveis pelo uso de métodos de
                  investigação e formas de comunicação estabelecidas e aceitas pela comunidade científica internacional.
                  As referências bibliográficas que sustentam as afirmações e argumentos encontram-se no último capítulo.
                      o estilo usado nos vários ensaios e a linguagem clara que se procurou adotar propiciam ao leitor
                  instrumentos e ferramentas para que cada um faça, com sua própria inteligência e vontade, uma reflexão
                  crítica. ou, para usar a linguagem de Paulo freire, uma “releitura de mundo” do mundo da alfabetização.
                  essa releitura permitirá ao leitor analisar criticamente informações e conhecimentos que, mesmo vindo de
                  autoridades governamentais ou ensinados em universidades brasileiras, não contam com respaldo científico.



                  2. Estrutura


                      o livro está dividido em três partes.
                      na primeira parte, são apresentados alguns dos conceitos básicos e mais importantes para a compre-
                  ensão do fenômeno em estudo: o que é alfabetizar, o que diferencia ler e compreender, a distinção entre
                  alfabetização e letramento, as características diferenciais da leitura e escrita, os estágios de aprendizagem,
                  como o cérebro aprende a ler.  no processo de discutir esses conceitos, estão apresentados os principais
                  fatos científicos estabelecidos pelas contribuições da Ciência Cognitiva da leitura e indicadas áreas onde
                  ainda existem incertezas e controvérsias.


                                                              13
   6   7   8   9   10   11   12   13