Page 11 - ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS - NOVOS PARÂMETROS.indd
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introdução
1. O livro e o leitor
este livro destina-se a professores alfabetizadores e seus formadores, especialistas em alfabetização
e, de modo especial, aos responsáveis, no mundo acadêmico, profissional e nos órgãos governamentais,
pela formulação de políticas, currículos e programas de alfabetização. Mas também poderá ser lido com
proveito por educadores e pais comprometidos com a alfabetização de seus filhos. e certamente deverá
interessar aos que se dedicam à produção, análise e avaliação de materiais didáticos para a alfabetização de
crianças e adultos.
o livro tem como objetivo principal proporcionar ao leitor informações objetivas e atualizadas baseadas
nos conhecimentos científicos que caracterizam a moderna Ciência Cognitiva da leitura e que vêm servindo
como parâmetro para orientar a formulação das políticas e programas de alfabetização em todo o mundo. É
inevitável que um dia isso também venha a ocorrer no Brasil.
A maioria dos leitores vai se surpreender com os conceitos, informações e implicações apresentados
neste livro. eles se contrapõem, quase sempre frontalmente, ao que é veiculado em documentos oficiais
como os PCns de Alfabetização – os chamados Parâmetros Curriculares nacionais –, em livros e publicações
disponíveis nas bibliotecas universitárias e usadas em cursos de formação e de capacitação de alfabetizadores.
Apesar disso, não se trata de um livro polêmico. As ideias aqui apresentadas gozam de um elevado nível
de consenso na comunidade científica em todo o mundo. essa comunidade é formada pelos estudiosos e
pesquisadores que publicam e leem as revistas científicas e profissionais de maior circulação e reputação
acadêmica na área. As publicações veiculam estudos realizados a partir de critérios científicos rigorosos
e representam o que se considera o estado do conhecimento atual sobre alfabetização. os fatos científicos
apresentados nessas publicações e no presente livro são verificados e verificáveis pelo uso de métodos de
investigação e formas de comunicação estabelecidas e aceitas pela comunidade científica internacional.
As referências bibliográficas que sustentam as afirmações e argumentos encontram-se no último capítulo.
o estilo usado nos vários ensaios e a linguagem clara que se procurou adotar propiciam ao leitor
instrumentos e ferramentas para que cada um faça, com sua própria inteligência e vontade, uma reflexão
crítica. ou, para usar a linguagem de Paulo freire, uma “releitura de mundo” do mundo da alfabetização.
essa releitura permitirá ao leitor analisar criticamente informações e conhecimentos que, mesmo vindo de
autoridades governamentais ou ensinados em universidades brasileiras, não contam com respaldo científico.
2. Estrutura
o livro está dividido em três partes.
na primeira parte, são apresentados alguns dos conceitos básicos e mais importantes para a compre-
ensão do fenômeno em estudo: o que é alfabetizar, o que diferencia ler e compreender, a distinção entre
alfabetização e letramento, as características diferenciais da leitura e escrita, os estágios de aprendizagem,
como o cérebro aprende a ler. no processo de discutir esses conceitos, estão apresentados os principais
fatos científicos estabelecidos pelas contribuições da Ciência Cognitiva da leitura e indicadas áreas onde
ainda existem incertezas e controvérsias.
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