Page 9 - Ciencias - 5° ano - Manual.indd
P. 9

Quadro 1 – Continuação
                                         Origem do Universo                                X                X
                                         Evolução                                          X       X
                                         Corpos celestes                                   X                X
                                         Sistema solar, Sol                                X                X
                Seres não vivos:         Translação                                        X                X
                Universo                 Rotação                                           X                X
                                         Fases da Lua, calendário, tempo  X        X       X
                                         Eclipses
                                         Arco-íris                        X
                                         Exploração do espaço                              X
                                         Origem da vida, evolução                  X       X       X
                                         Camadas                                   X               X
                                         Continentes                               X               X
                                         Oceanos                                                   X
                Seres não vivos: Terra   Vulcões                                                   X
                                         Rochas                                                    X
                                         Água                                                      X
                                         Atmosfera                        X                        X
                                         Meio ambiente                    X        X       X       X
               PROPOSTA PEDAGÓGICA

               •   A Proposta Pedagógica da Coleção IAB de Ciências foi elaborada com base em três critérios:
               •   Cuidadosa revisão da literatura a respeito de como se deve ensinar, em geral, e de como se deve ensinar Ciências,
                   em particular.
               •   Análise da situação concreta da maioria dos professores, que não tiveram sólida formação nessa área, e da situação
                   das escolas, que raramente dispõem de laboratórios e equipamentos para o ensino de Ciências.
               •   Entendimento da situação do aluno, que frequentemente apresenta dificuldades de leitura e pouco hábito de
                   estudo e de análise de textos informativos e didáticos.


               O ensino eficaz
               Como todos os produtos do IAB, a Coleção IAB de Ciências se baseia nas evidências científicas sobre o que melhor
               funciona para a produção de materiais didáticos e sua utilização em sala de aula, nas condições concretas em que
               se encontram os professores e alunos. Essa análise aponta para a vantagem da utilização dos princípios do ensino
               estruturado, cujas características gerais são descritas no boxe intitulado Práticas Pedagógicas Eficazes. Para um
               entendimento mais profundo dessas questões, consultar a publicação do IAB intitulada Profissão Professor: o que
               funciona em sala de aula (Oliveira, 2010).
               Nas seções seguintes apresentamos a estrutura do Plano de Curso e do Plano de Aula que são utilizados em todos os
               livros da Coleção IAB de Ciências e que são consistentes com os conceitos do ensino estruturado.


               Manual do Livro de Ciências – 5º ano                                                            9
   4   5   6   7   8   9   10   11   12