Page 9 - Ciencias - 5° ano - Manual.indd
P. 9
Quadro 1 – Continuação
Origem do Universo X X
Evolução X X
Corpos celestes X X
Sistema solar, Sol X X
Seres não vivos: Translação X X
Universo Rotação X X
Fases da Lua, calendário, tempo X X X
Eclipses
Arco-íris X
Exploração do espaço X
Origem da vida, evolução X X X
Camadas X X
Continentes X X
Oceanos X
Seres não vivos: Terra Vulcões X
Rochas X
Água X
Atmosfera X X
Meio ambiente X X X X
PROPOSTA PEDAGÓGICA
• A Proposta Pedagógica da Coleção IAB de Ciências foi elaborada com base em três critérios:
• Cuidadosa revisão da literatura a respeito de como se deve ensinar, em geral, e de como se deve ensinar Ciências,
em particular.
• Análise da situação concreta da maioria dos professores, que não tiveram sólida formação nessa área, e da situação
das escolas, que raramente dispõem de laboratórios e equipamentos para o ensino de Ciências.
• Entendimento da situação do aluno, que frequentemente apresenta dificuldades de leitura e pouco hábito de
estudo e de análise de textos informativos e didáticos.
O ensino eficaz
Como todos os produtos do IAB, a Coleção IAB de Ciências se baseia nas evidências científicas sobre o que melhor
funciona para a produção de materiais didáticos e sua utilização em sala de aula, nas condições concretas em que
se encontram os professores e alunos. Essa análise aponta para a vantagem da utilização dos princípios do ensino
estruturado, cujas características gerais são descritas no boxe intitulado Práticas Pedagógicas Eficazes. Para um
entendimento mais profundo dessas questões, consultar a publicação do IAB intitulada Profissão Professor: o que
funciona em sala de aula (Oliveira, 2010).
Nas seções seguintes apresentamos a estrutura do Plano de Curso e do Plano de Aula que são utilizados em todos os
livros da Coleção IAB de Ciências e que são consistentes com os conceitos do ensino estruturado.
Manual do Livro de Ciências – 5º ano 9