Page 12 - Ciencias - 5° ano - Manual.indd
P. 12
ORIENTAÇÕES GERAIS
• Cada livro do 2º ao 5º ano é dividido em quatro unidades, e cada unidade, em dez lições.
• A última lição de cada unidade apresenta uma síntese do que foi estudado e ajuda o aluno a rever e relacionar os
tópicos.
• As informações são apresentadas de forma simples e clara. Em cada lição o aluno é levado a perceber a importância
dos três conceitos centrais – a evolução, a teoria atômico-molecular e a organização em sistemas – o que lhe permite
entender a presença de fatores explicativos comuns a uma variedade de fenômenos.
• O uso de ilustrações serve para trazer para a sala de aula o mundo real e o laboratório de ciências que raramente
se encontra presente nas escolas. Isso permite ao professor exercitar o método e o pensamento científico a partir
da observação, do levantamento de hipóteses e de sua verificação, no texto.
• As perguntas e indagações ao longo de cada lição levam o aluno a aprender a observar, a levantar hipóteses e
testá-las enquanto encontra orientações e respostas no texto.
• Algumas lições sugerem experimentos a serem feitos em sala de aula ou em casa. No caso do Livro 1, toda lição se
baseia num experimento feito primeiramente em casa, e depois em sala de aula.
• O professor recebe um Manual onde também encontrará tudo o que precisa para orientar corretamente os seus
alunos. Apenas o livro do 2º ano dispensa a exigência do Manual.
PLANO DE AULA: ESTRUTURA DAS LIÇÕES
O livro do 1º ano possui uma estrutura diferente dos demais livros. Ele é destinado a alunos que ainda não sabem ler e
se baseia na experimentação ativa. Informações detalhadas sobre esse livro encontram-se no Manual do Professor do
Livro de Ciências do 1º ano.
Os demais livros seguem uma mesma estrutura. Cada lição é organizada em Blocos de Atividade, que reproduzem
o modo de pensamento científico e ajudam o aluno a observar, pensar, estudar, experimentar, concluir e sintetizar a
aprendizagem. Isso ocorre em cada lição e ao final de cada unidade.
As lições são todas articuladas internamente e entre si:
• pelos conceitos centrais da coleção (evolução e teoria atômico-molecular);
• pelo tema da Unidade;
• pela estrutura de exposição, apresentada a seguir.
Dentro de cada lição há quatro elementos centrais que o professor deve observar com atenção:
• A unidade em que se encontra a lição. Isso permite ao professor articular o tema de cada lição com o tema da
Unidade.
• O título da lição, que coloca em foco o tema central.
• As perguntas iniciais, que devem levar o aluno a refletir e rever seus conhecimentos prévios sobre o tema.
• As ilustrações, que cumprem o importante papel de trazer as observações do mundo exterior e do laboratório de
ciências para a sala de aula. As ilustrações não são enfeites – são parte integrante de cada lição.
Nos parágrafos seguintes apresentamos informações básicas sobre a estrutura de cada lição.
12 IAB – Instituto Alfa e Beto