Page 12 - Ciencias - 5° ano - Manual.indd
P. 12

ORIENTAÇÕES GERAIS









           •   Cada livro do 2º ao 5º ano é dividido em quatro unidades, e cada unidade, em dez lições.

           •   A última lição de cada unidade apresenta uma síntese do que foi estudado e ajuda o aluno a rever e relacionar os
               tópicos.
           •   As informações são apresentadas de forma simples e clara. Em cada lição o aluno é levado a perceber a importância
               dos três conceitos centrais – a evolução, a teoria atômico-molecular e a organização em sistemas – o que lhe permite
               entender a presença de fatores explicativos comuns a uma variedade de fenômenos.

           •   O uso de ilustrações serve para trazer para a sala de aula o mundo real e o laboratório de ciências que raramente
               se encontra presente nas escolas. Isso permite ao professor exercitar o método e o pensamento científico a partir
               da observação, do levantamento de hipóteses e de sua verificação, no texto.
           •   As perguntas e indagações ao longo de cada lição levam o aluno a aprender a observar, a levantar hipóteses e
               testá-las enquanto encontra orientações e respostas no texto.
           •   Algumas lições sugerem experimentos a serem feitos em sala de aula ou em casa.  No caso do Livro 1, toda lição se
               baseia num experimento feito primeiramente em casa, e depois em sala de aula.
           •   O professor recebe um Manual onde também encontrará tudo o que precisa para orientar corretamente os seus
               alunos. Apenas o livro do 2º ano dispensa a exigência do Manual.

           PLANO DE AULA: ESTRUTURA DAS LIÇÕES

           O livro do 1º ano possui uma estrutura diferente dos demais livros. Ele é destinado a alunos que ainda não sabem ler e
           se baseia na experimentação ativa. Informações detalhadas sobre esse livro encontram-se no Manual do Professor do
           Livro de Ciências do 1º ano.
           Os demais livros seguem uma mesma estrutura. Cada lição é organizada em Blocos de Atividade, que reproduzem
           o modo de pensamento científico e ajudam o aluno a observar, pensar, estudar, experimentar, concluir e sintetizar a
           aprendizagem. Isso ocorre em cada lição e ao final de cada unidade.
           As lições são todas articuladas internamente e entre si:

           •   pelos conceitos centrais da coleção (evolução e teoria atômico-molecular);
           •   pelo tema da Unidade;
           •   pela estrutura de exposição, apresentada a seguir.
           Dentro de cada lição há quatro elementos centrais que o professor deve observar com atenção:

           •   A unidade em que se encontra a lição. Isso permite ao professor articular o tema de cada lição com o tema da
               Unidade.

           •   O título da lição, que coloca em foco o tema central.
           •   As perguntas iniciais, que devem levar o aluno a refletir e rever seus conhecimentos prévios sobre o tema.
           •   As ilustrações, que cumprem o importante papel de trazer as observações do mundo exterior e do laboratório de
               ciências para a sala de aula. As ilustrações não são enfeites – são parte integrante de cada lição.
           Nos parágrafos seguintes apresentamos informações básicas sobre a estrutura de cada lição.







           12                                                                              IAB – Instituto Alfa e Beto
   7   8   9   10   11   12