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PROGRAMA DE ENSINO

               O Programa de Ensino da Coleção IAB de Ciências foi elaborado com base na análise das recomendações oficiais (PNC),
               dos currículos de Ciências e materiais didáticos usados em vários países desenvolvidos e, especialmente, com base na
               revisão da literatura científica mais atualizada sobre ensino de Ciências. De modo particular, apoia-se nos relatórios
               da Academia Brasileira de Ciências (Schwartzman & Christophe, 2009), no relatório do Comitê sobre Aprendizagem
               de Ciências do National Research Council dos Estados Unidos (Duschl, Schweingruber & Shouse, 2007) e em diversos
               estudos empíricos sobre o tema (Appleton, 2006). Dessa forma, o programa de ensino se apoia na ideia central de
               que o ensino de Ciências deve associar o ensino de alguns princípios científicos básicos com o ensino de conteúdos
               específicos.
               Assim, o Programa de Ensino da Coleção IAB de Ciências é organizado a partir de três conceitos centrais que reaparecem
               em todas as unidades e lições e ajudam o aluno a compreender a relação entre os conceitos científicos: a ideia de
               evolução, a teoria atômico-molecular e o conceito de que os seres se organizam em sistemas.  Esses conceitos são
               explicados a seguir.
               A ideia de evolução se baseia na teoria de que os seres vivos evoluem com base na seleção natural e permite integrar
               uma variedade de conceitos que ajudam a entender a origem, a evolução e o funcionamento do Universo e dos seres.
               Entre esses conceitos salientamos, ao longo dos livros da Coleção:
               •   Biodiversidade: existem diferentes tipos de seres e espécies.

               •   Adaptação (estrutura e função): os seres vivos apresentam estruturas que servem a funções biológicas importantes
                   e que viabilizam a adaptação.
               •   Ecologia: os seres vivos vivem em um hábitat e interagem com outros seres de diferentes formas (cooperação,
                   competição, predação etc.).
               •   Variação: os indivíduos de uma mesma espécie apresentam características e propriedades diferenciadas.

               •   Mudança: os seres vivos estão sujeitos a mudanças que podem ocorrer durante a vida (ciclo de vida) ou ao longo
                   de gerações.
               •   Processos geológicos: a Terra sofre alterações regulares e previsíveis ao longo do tempo (formação de montanhas,
                   erosão, sedimentos, erupções, fósseis) e deixa traços que nos permitem entender o passado e prever o futuro.
               A teoria atômico-molecular permite ao aluno entender a relação entre matéria e energia e, com isso, integrar noções
               de átomo, molécula, elemento, substâncias, mudanças químicas e físicas e, dessa forma, identificar e classificar as
               propriedades e características dos objetos e materiais do mundo vivo e inanimado.
               O  conceito de sistemas refere-se à tendência dos organismos de se organizarem em sistemas.  Os sistemas se
               caracterizam pela existência de estruturas que servem a determinadas funções – como é o caso dos vários sistemas
               que compõem o organismo humano.  Isso também ocorre na relação entre os seres vivos, que formam ecossistemas
               inter-relacionados.  Uma das características dos sistemas vivos é o ciclo de vida – os seres vivos nascem, crescem, se
               reproduzem e morrem – e isso garante a sobrevivência da espécie.
               Esses três conjuntos de conceitos permitem ao aluno, portanto, uma visão integrada e consistente dos fatos científicos,
               superando um ensino de ciências fragmentado. Os conceitos aprendidos em cada lição são integrados nessa perspectiva
               científica. O aluno compreende que classificar é desenvolver um conhecimento mais aprofundado dos seres e objetos,
               e entende que conhecer significa identificar, definir, descrever, classificar, prever, medir, comparar, explicar, representar
               e relacionar ideias, de forma cada vez mais precisa e abstrata. É assim que o aluno vai aprendendo, de maneira simples
               e gradual, porém clara, os fundamentos do pensamento e do método científico. E também da relação entre a produção



               Manual do Livro de Ciências – 5º ano                                                            7
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