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PROGRAMA DE ENSINO
O Programa de Ensino da Coleção IAB de Ciências foi elaborado com base na análise das recomendações oficiais (PNC),
dos currículos de Ciências e materiais didáticos usados em vários países desenvolvidos e, especialmente, com base na
revisão da literatura científica mais atualizada sobre ensino de Ciências. De modo particular, apoia-se nos relatórios
da Academia Brasileira de Ciências (Schwartzman & Christophe, 2009), no relatório do Comitê sobre Aprendizagem
de Ciências do National Research Council dos Estados Unidos (Duschl, Schweingruber & Shouse, 2007) e em diversos
estudos empíricos sobre o tema (Appleton, 2006). Dessa forma, o programa de ensino se apoia na ideia central de
que o ensino de Ciências deve associar o ensino de alguns princípios científicos básicos com o ensino de conteúdos
específicos.
Assim, o Programa de Ensino da Coleção IAB de Ciências é organizado a partir de três conceitos centrais que reaparecem
em todas as unidades e lições e ajudam o aluno a compreender a relação entre os conceitos científicos: a ideia de
evolução, a teoria atômico-molecular e o conceito de que os seres se organizam em sistemas. Esses conceitos são
explicados a seguir.
A ideia de evolução se baseia na teoria de que os seres vivos evoluem com base na seleção natural e permite integrar
uma variedade de conceitos que ajudam a entender a origem, a evolução e o funcionamento do Universo e dos seres.
Entre esses conceitos salientamos, ao longo dos livros da Coleção:
• Biodiversidade: existem diferentes tipos de seres e espécies.
• Adaptação (estrutura e função): os seres vivos apresentam estruturas que servem a funções biológicas importantes
e que viabilizam a adaptação.
• Ecologia: os seres vivos vivem em um hábitat e interagem com outros seres de diferentes formas (cooperação,
competição, predação etc.).
• Variação: os indivíduos de uma mesma espécie apresentam características e propriedades diferenciadas.
• Mudança: os seres vivos estão sujeitos a mudanças que podem ocorrer durante a vida (ciclo de vida) ou ao longo
de gerações.
• Processos geológicos: a Terra sofre alterações regulares e previsíveis ao longo do tempo (formação de montanhas,
erosão, sedimentos, erupções, fósseis) e deixa traços que nos permitem entender o passado e prever o futuro.
A teoria atômico-molecular permite ao aluno entender a relação entre matéria e energia e, com isso, integrar noções
de átomo, molécula, elemento, substâncias, mudanças químicas e físicas e, dessa forma, identificar e classificar as
propriedades e características dos objetos e materiais do mundo vivo e inanimado.
O conceito de sistemas refere-se à tendência dos organismos de se organizarem em sistemas. Os sistemas se
caracterizam pela existência de estruturas que servem a determinadas funções – como é o caso dos vários sistemas
que compõem o organismo humano. Isso também ocorre na relação entre os seres vivos, que formam ecossistemas
inter-relacionados. Uma das características dos sistemas vivos é o ciclo de vida – os seres vivos nascem, crescem, se
reproduzem e morrem – e isso garante a sobrevivência da espécie.
Esses três conjuntos de conceitos permitem ao aluno, portanto, uma visão integrada e consistente dos fatos científicos,
superando um ensino de ciências fragmentado. Os conceitos aprendidos em cada lição são integrados nessa perspectiva
científica. O aluno compreende que classificar é desenvolver um conhecimento mais aprofundado dos seres e objetos,
e entende que conhecer significa identificar, definir, descrever, classificar, prever, medir, comparar, explicar, representar
e relacionar ideias, de forma cada vez mais precisa e abstrata. É assim que o aluno vai aprendendo, de maneira simples
e gradual, porém clara, os fundamentos do pensamento e do método científico. E também da relação entre a produção
Manual do Livro de Ciências – 5º ano 7