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ORIENTAÇÕES GERAIS
Práticas pedagógicas eficazes
• Revisão diária do material aprendido
• Os deveres de casa e sua correção são o instrumento mais eficaz para atingir esse objetivo.
• Ao apresentar novo conteúdo, os professores devem rever o que já foi aprendido.
• Ao apresentar novo material
• Explicitar os objetivos.
• Resumir o que será dito.
• Demonstrar os procedimentos, pensar em voz alta.
• Apresentar o conteúdo em pequenos passos, do simples para o complexo.
• Avaliar os alunos com frequência, por meio de perguntas.
• Evitar digressões, focar no essencial.
• Prática guiada
• Depois da explicação e da demonstração, dar atividades para os alunos fazerem, sob supervisão do professor.
• Percorrer as carteiras para ajudar os alunos em dificuldade.
• Se as dificuldades forem comuns a vários alunos, explicar novamente ou de forma diferente.
• Assegurar a prática guiada até que os alunos atinjam pelo menos 80% de sucesso na realização da tarefa.
• Feedback
• A importância de dar feedback ao aluno já foi reconhecida há muitos anos. As formas mais eficazes de feedback
incluem:
• Feedback constante, frequente.
• Feedback específico, salientando os avanços e identificando as dificuldades e gargalos, sugerindo
caminhos para superá-los. Isso pode envolver novas explicações.
• Listas para autoverificação também podem contribuir para o aluno verificar onde se encontra.
• Prática independente
• Por meio de tarefas, exercícios e atividades bem orientadas, o professor pode observar que o aluno consegue
resolver as questões sem internalizar erros.
• Ao final das atividades de prática independente, o aluno deve ser capaz de realizar as tarefas previstas com um
índice de acertos de 95% ou mais.
• A prática independente pressupõe a existência de atividades e exercícios planejados pelo professor e sua
correção.
• Revisões semanais e mensais
• A revisão deve começar pelo reensino do que já foi aprendido e do que ainda não foi inteiramente assimilado.
• Para que haja transferência de aprendizagem é preciso haver, antes, a aprendizagem. Isso significa que o aluno
precisa compreender bem o que foi ensinado.
• Além de aprender, o aluno precisa reter o que foi aprendido. Reter significa ser capaz de acessar rapidamente
o que já foi aprendido.
• Revisão sistemática e avaliações frequentes facilitam a aquisição e retenção dos conhecimentos e, dessa forma,
tornam possível a transferência da aprendizagem.
10 IAB – Instituto Alfa e Beto