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ORIENTAÇÕES GERAIS









           Práticas pedagógicas eficazes
           •   Revisão diária do material aprendido
               •   Os deveres de casa e sua correção são o instrumento mais eficaz para atingir esse objetivo.
               •   Ao apresentar novo conteúdo, os professores devem rever o que já foi aprendido.
           •   Ao apresentar novo material
               •   Explicitar os objetivos.
               •   Resumir o que será dito.
               •   Demonstrar os procedimentos, pensar em voz alta.
               •   Apresentar o conteúdo em pequenos passos, do simples para o complexo.
               •   Avaliar os alunos com frequência, por meio de perguntas.
               •   Evitar digressões, focar no essencial.
           •   Prática guiada
               •   Depois da explicação e da demonstração, dar atividades para os alunos fazerem, sob supervisão do professor.
               •   Percorrer as carteiras para ajudar os alunos em dificuldade.
               •   Se as dificuldades forem comuns a vários alunos, explicar novamente ou de forma diferente.
               •   Assegurar a prática guiada até que os alunos atinjam pelo menos 80% de sucesso na realização da tarefa.
           •   Feedback
               •   A importância de dar feedback ao aluno já foi reconhecida há muitos anos. As formas mais eficazes de feedback
                  incluem:
                  •   Feedback constante, frequente.
                  •   Feedback específico, salientando os avanços e identificando as dificuldades e gargalos, sugerindo
                      caminhos para superá-los. Isso pode envolver novas explicações.
                  •   Listas para autoverificação também podem contribuir para o aluno verificar onde se encontra.
           •   Prática independente
               •   Por meio de tarefas, exercícios e atividades bem orientadas, o professor pode observar que o aluno consegue
                  resolver as questões sem internalizar erros.
               •   Ao final das atividades de prática independente, o aluno deve ser capaz de realizar as tarefas previstas com um
                  índice de acertos de 95% ou mais.
               •   A prática independente pressupõe a existência de atividades e exercícios planejados pelo professor e sua
                  correção.
           •   Revisões semanais e mensais
               •   A revisão deve começar pelo reensino do que já foi aprendido e do que ainda não foi inteiramente assimilado.
               •   Para que haja transferência de aprendizagem é preciso haver, antes, a aprendizagem. Isso significa que o aluno
                  precisa compreender bem o que foi ensinado.
               •   Além de aprender, o aluno precisa reter o que foi aprendido. Reter significa ser capaz de acessar rapidamente
                  o que já foi aprendido.
               •   Revisão sistemática e avaliações frequentes facilitam a aquisição e retenção dos conhecimentos e, dessa forma,
                  tornam possível a transferência da aprendizagem.





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