Page 5 - Ciencias - 5° ano - Manual.indd
P. 5
ORIENTAÇÕES GERAIS
INTRODUÇÃO
O presente Manual se destina a Secretarias de Educação, coordenadores, diretores e professores que usam os materiais
da Coleção IAB de Ciências. Ele contém as informações necessárias e suficientes para implementar os programas e usar
com proveito os materiais.
O material completo da Coleção IAB de Ciências inclui:
• O presente Manual;
• Livro do Aluno (um para cada série);
• Manual do Professor (exceto para o 2º ano);
• Agenda do Professor (quando o programa é usado junto com os demais materiais da Coleção IAB de Ensino
Estruturado).
Neste Manual você encontrará:
• uma descrição das principais características da Coleção IAB de Ciências;
• os fundamentos que norteiam as decisões pedagógicas de conteúdo e abordagem;
• o programa de ensino;
• a proposta pedagógica;
• os planos de curso;
• o plano de aula: estrutura das lições;
• didática: como preparar e ministrar as aulas;
• avaliação;
• implementação: supervisão e apoio ao professor.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA COLEÇÃO IAB DE CIÊNCIAS
A Coleção IAB de Ciências integra a proposta de Ensino Estruturado do IAB e apresenta as seguintes características:
• Educação baseada em evidências. Os conteúdos, métodos e materiais foram desenvolvidos com base na análise
da evidência científica mais atualizada sobre o que funciona no ensino de ciências.
• Ensino estruturado. A Coleção se baseia nos princípios do ensino estruturado e articula, de forma consistente, o
conteúdo, a proposta pedagógica, os materiais, os métodos, os instrumentos de acompanhamento, o controle e
a avaliação.
• Profundidade vs. extensão. A Coleção aborda os problemas mais importantes da ciência e da tecnologia,
privilegiando o conhecimento mais aprofundado de alguns tópicos.
• Adequação à realidade. Os materiais baseiam-se no que há de mais avançado no ensino de ciências em outros
países, mas levam em conta a situação concreta dos professores das escolas públicas brasileiras e de seus alunos,
e, de modo particular, as limitações da formação científica dos professores, a dificuldade de leitura e compreensão
de textos pelos alunos e a carência de materiais e laboratórios científicos nas salas de aula.
• Facilidade de uso. Os materiais são de alta qualidade, tanto no que diz respeito ao conteúdo como à forma. São
bonitos, atraentes, desafiantes e fáceis de usar. Os manuais do professor fornecem toda a informação e orientação
para que se possa tirar o maior proveito das aulas.
Manual do Livro de Ciências – 5º ano 5