Page 5 - Ciencias - 5° ano - Manual.indd
P. 5

ORIENTAÇÕES GERAIS








               INTRODUÇÃO
               O presente Manual se destina a Secretarias de Educação, coordenadores, diretores e professores que usam os materiais
               da Coleção IAB de Ciências.  Ele contém as informações necessárias e suficientes para implementar os programas e usar
               com proveito os materiais.

               O material completo da Coleção IAB de Ciências inclui:
               •   O presente Manual;
               •   Livro do Aluno (um para cada série);

               •   Manual do Professor (exceto para o 2º ano);
               •   Agenda do Professor (quando o programa é usado junto com os demais materiais da Coleção IAB de Ensino
                   Estruturado).

               Neste Manual você encontrará:
               •   uma descrição das principais características da Coleção IAB de Ciências;
               •   os fundamentos que norteiam as decisões pedagógicas de conteúdo e abordagem;
               •   o programa de ensino;

               •   a proposta pedagógica;
               •   os planos de curso;
               •   o plano de aula: estrutura das lições;

               •   didática: como preparar e ministrar as aulas;
               •   avaliação;
               •   implementação: supervisão e apoio ao professor.

               PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA COLEÇÃO IAB DE CIÊNCIAS
               A Coleção IAB de Ciências integra a proposta de Ensino Estruturado do IAB e apresenta as seguintes características:

               •   Educação baseada em evidências. Os conteúdos, métodos e materiais foram desenvolvidos com base na análise
                   da evidência científica mais atualizada sobre o que funciona no ensino de ciências.
               •   Ensino estruturado. A Coleção se baseia nos princípios do ensino estruturado e articula, de forma consistente, o
                   conteúdo, a proposta pedagógica, os materiais, os métodos, os instrumentos de acompanhamento, o controle e
                   a avaliação.

               •   Profundidade vs. extensão. A Coleção aborda os problemas mais importantes da ciência e da tecnologia,
                   privilegiando o conhecimento mais aprofundado de alguns tópicos.

               •   Adequação à realidade. Os materiais baseiam-se no que há de mais avançado no ensino de ciências em outros
                   países, mas levam em conta a situação concreta dos professores das escolas públicas brasileiras e de seus alunos,
                   e, de modo particular, as limitações da formação científica dos professores, a dificuldade de leitura e compreensão
                   de textos pelos alunos e a carência de materiais e laboratórios científicos nas salas de aula.

               •   Facilidade de uso.  Os materiais são de alta qualidade, tanto no que diz respeito ao conteúdo como à forma. São
                   bonitos, atraentes, desafiantes e fáceis de usar. Os manuais do professor fornecem toda a informação e orientação
                   para que se possa tirar o maior proveito das aulas.

               Manual do Livro de Ciências – 5º ano                                                            5
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10