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PLANO DE CURSO
O Quadro 2 apresenta o Plano de Curso, subdivido em Unidades. No 1º ano o aluno é apresentado a uma variedade de
fenômenos que ocorrem no seu dia a dia. Nos anos seguintes, as unidades se concentram em alguns poucos tópicos,
de forma a permitir um conhecimento menos extenso e mais profundo dos mesmos. O programa é balanceado: pouco
mais da metade se concentra nos assuntos ligados à vida e aos seres vivos, o restante contempla o mundo inanimado
e as aplicações tecnológicas.
Quadro 2 – Unidades que compõem os livros de Ciências
1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO
Identidade: eu e A vida em nosso O Universo e a
UNIDADE I Onde vivo O corpo humano
minha família planeta Terra
Interação entre
Conhecendo o os seres vivos
UNIDADE II O corpo humano Matéria e energia Os seres vivos
tempo e os seres não
vivos
Animais
UNIDADE III Plantas Os seres vivos Conhecendo o A Terra e suas O corpo humano
mudanças
bicho-homem
Meio ambiente
Materiais
Sons
Luz e sombra Expandindo os A vida no planeta
UNIDADE IV Matéria e energia Matéria e energia
Água e ar horizontes Terra
Movimento e
energia
A estrutura do Livro 1 é diferente da estrutura dos demais livros da Coleção e é explicada com maiores detalhes no
Manual do Professor correspondente a esse livro. Na proposta para o 1º ano, em vez de quatro, há dez unidades, mas,
para facilitar a comparação com os demais livros da série, reagrupamos essas unidades em apenas quatro, no Quadro
2. A proposta do 1º ano é centrada em pequenos experimentos ou atividades que permitem à criança uma iniciação
ao método científico: a criança observa, testa uma ideia ou hipótese, verifica o que acontece e tira conclusões. Na sala
de aula, o professor apresentará conceitos relevantes para ajudar a criança a interpretar o que fez. Dessa forma, o aluno
recebe uma iniciação sobre o processo científico e aprende a:
• observar e descrever fenômenos e desenvolver a curiosidade sobre a natureza, usando conceitos precisos numa
linguagem clara;
• classificar, ordenar, discriminar, qualificar eventos ou objetos;
• fazer testes e experimentos simples;
• refletir sobre os resultados;
• pensar em aplicações a partir dos resultados.
• A estrutura dos demais livros é idêntica, e será apresentada adiante.
Sugerimos que esta parte do Manual seja lida com um livro à mão, para que a explicação fique mais clara.
Manual do Livro de Ciências – 5º ano 11