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PLANO DE CURSO

               O Quadro 2 apresenta o Plano de Curso, subdivido em Unidades. No 1º ano o aluno é apresentado a uma variedade de
               fenômenos que ocorrem no seu dia a dia. Nos anos seguintes, as unidades se concentram em alguns poucos tópicos,
               de forma a permitir um conhecimento menos extenso e mais profundo dos mesmos. O programa é balanceado: pouco
               mais da metade se concentra nos assuntos ligados à vida e aos seres vivos, o restante contempla o mundo inanimado
               e as aplicações tecnológicas.
               Quadro 2 – Unidades que compõem os livros de Ciências

                                    1º ANO           2º ANO          3º ANO          4º ANO          5º ANO
                                Identidade: eu e                 A vida em nosso                 O Universo e a
                   UNIDADE I                     Onde vivo                       O corpo humano
                                minha família                    planeta                         Terra
                                                                 Interação entre
                                                 Conhecendo o    os seres vivos
                  UNIDADE II    O corpo humano                                   Matéria e energia Os seres vivos
                                                 tempo           e os seres não
                                                                 vivos
                                Animais
                  UNIDADE III   Plantas          Os seres vivos  Conhecendo o    A Terra e suas   O corpo humano
                                                                                 mudanças
                                                                 bicho-homem
                                Meio ambiente
                                Materiais
                                Sons
                                Luz e sombra                     Expandindo os   A vida no planeta
                  UNIDADE IV                     Matéria e energia                               Matéria e energia
                                Água e ar                        horizontes      Terra
                                Movimento e
                                energia
               A estrutura do Livro 1 é diferente da estrutura dos demais livros da Coleção e é explicada com maiores detalhes no
               Manual do Professor correspondente a esse livro.  Na proposta para o 1º ano, em vez de quatro, há dez unidades, mas,
               para facilitar a comparação com os demais livros da série, reagrupamos essas unidades em apenas quatro, no Quadro
               2. A proposta do 1º ano é centrada em pequenos experimentos ou atividades que permitem à criança uma iniciação
               ao método científico: a criança observa, testa uma ideia ou hipótese, verifica o que acontece e tira conclusões. Na sala
               de aula, o professor apresentará conceitos relevantes para ajudar a criança a interpretar o que fez. Dessa forma, o aluno
               recebe uma iniciação sobre o processo científico e aprende a:
               •   observar e descrever fenômenos e desenvolver a curiosidade sobre a natureza, usando conceitos precisos numa
                   linguagem clara;

               •   classificar, ordenar, discriminar, qualificar eventos ou objetos;
               •   fazer testes e experimentos simples;
               •   refletir sobre os resultados;
               •   pensar em aplicações a partir dos resultados.

               •   A estrutura dos demais livros é idêntica, e será apresentada adiante.


                  Sugerimos que esta parte do Manual seja lida com um livro à mão, para que a explicação fique mais clara.



               Manual do Livro de Ciências – 5º ano                                                           11
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