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A proposta pedagógica se baseia em três concei- A aplicação concreta dessas ideias em uma rede
tos centrais. municipal de educação ou em uma instituição de Edu-
cação Infantil requer um conjunto de regras de funcio-
• Primeiro, a educação infantil é um fi m em si mesma namento e, sobretudo, defi nições locais a respeito da
e não é vista como uma escola que vem antes da forma de agrupamento das crianças e do que ocor-
outra. rerá nesse tempo e nesse espaço. O dia a dia é orga-
nizado em atividades, rotinas e transições. Este guia
• Segundo, a forma privilegiada da criança aprender é
pela brincadeira: brincar é um meio, não um fi m. Daí apresenta conceitos, orientações, exemplos e suges-
o lema da proposta – aprender brincando e brincar tões para a implementação das ações e propostas e
aprendendo. inclui orientações a respeito do processo de gestão,
com ênfase na gestão das pessoas – sobretudo os
• Terceiro, o desenvolvimento é um processo con- educadores – e na gestão das relações entre a insti-
tínuo, não linear, que envolve a aquisição de com- tuição e as famílias.
petências relacionadas ao aumento de um controle
interno cada vez maior, em substituição ao controle O leitor encontrará, neste guia, referências a
externo. Ou seja, a partir das interações com o meio diversos instrumentos desenvolvidos pelo Instituto
e com as pessoas, a criança é capaz de se autocon- Alfa e Beto, para auxiliar na implementação dessas
trolar progressivamente. Isso signifi ca aprender a ideias e informações sobre como obtê-los. O “Zero
dominar os impulsos e as emoções e, consequen- a Quatro na Palma da Mão - Sistema de planejamento
temente, aprender a permanecer focada em tare- e gestão pedagógica para a Educação Infantil” per-
fas e fazer planos. mite a cada unidade de Educação Infantil e a cada
educador organizar e baixar todas as suas atividades
em um tablet. Isso torna possível enorme economia
Como implementar a proposta de tempo no planejamento e fornece instrumentos
Na segunda parte deste guia, são apresentadas para o acompanhamento mais personalizado de cada
orientações para implementar a proposta. O detalha- criança e da turma.
mento é pensado para uso em instituições – creches,
maternais ou centros de Educação Infantil – mas tam- Este guia é dedicado a todos os que contribuíram
bém pode ser utilizado em ambientes menos formais, conosco nessa caminhada, especialmente às crianças
como brinquedotecas, por mães crecheiras ou em com as quais tanto temos aprendido.
centros de acolhimento de crianças. Por essa razão,
e também para acentuar a diferença entre educação
infantil e educação escolar, evitamos termos como
professor e escola. A proposta é apresentada para
ser implementada em sua íntegra, pois isso assegura
consistência. Entretanto, ela poderá ser adaptada a
diferentes arranjos institucionais ou organizacionais,
inclusive a instituições que operam em tempo inte-
gral ou tempo parcial. Também pode servir para ins-
pirar, operacionalizar ou instrumentalizar diferentes
propostas pedagógicas.
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