Page 9 - USANDO TEXTOS NA SALA DE AULA.indd
P. 9

Capítulo 1 – Fatores que afetam a compreensão de textos: as chaves da compreensão

                  INTRODUÇÃO

                     Vamos fazer um refl exão inicial: será que ler e compreender é a
                  mesma coisa?


                    Anote AGORA sua resposta numa folha.
                    Depois, continue a leitura.


                     Vamos fazer uma experiência? Leia o texto abaixo:

                    O fi lósofo usou os motivos centrais do pensamento de Heidegger
                    para gerar sua hermenêutica. O caráter radical de sua proposta
                    deriva da reversão que ele fez da orientação idealista ou episte-
                    mológica das teorias do conhecimento para teorias da vida e do
                    ser humano. Dessa forma suas teorias precedem e contextualizam
                    a oposição usual entre a hermenêutica da suspeição e a herme-
                    nêutica da descoberta. A estrutura da vida humana integralmente
                    interpretativa é a condição de possibilidade, não apenas dos tipos
                    de hermenêutica, mas da teoria política e social de modo geral.


                     Agora responda, honestamente:


                    1.  Você leu o texto acima. Mas você o compreendeu?
                    2.  Você seria capaz de fazer um resumo desse texto? Com base
                       nessa leitura, você se sente em condições de dizer o que é a
                       orientação idealista, teoria do conhecimento, quem foi Heideg-
                       ger, quais os motivos centrais do pensamento de Heidegger, o
                       que é condição de possibilidade, qual a reversão fez Heidegger,
                       quem é o fi lósofo a que se refere o texto?

                    3.  Por que você é capaz de ler, mas não é capaz de compreender
                       o texto acima?

                     Bem-vindo ao mundo da compreensão de textos!



                       Língua Portuguesa – Ensino Fundamental                          9
   4   5   6   7   8   9   10   11   12