Page 9 - USANDO TEXTOS NA SALA DE AULA.indd
P. 9
Capítulo 1 – Fatores que afetam a compreensão de textos: as chaves da compreensão
INTRODUÇÃO
Vamos fazer um refl exão inicial: será que ler e compreender é a
mesma coisa?
Anote AGORA sua resposta numa folha.
Depois, continue a leitura.
Vamos fazer uma experiência? Leia o texto abaixo:
O fi lósofo usou os motivos centrais do pensamento de Heidegger
para gerar sua hermenêutica. O caráter radical de sua proposta
deriva da reversão que ele fez da orientação idealista ou episte-
mológica das teorias do conhecimento para teorias da vida e do
ser humano. Dessa forma suas teorias precedem e contextualizam
a oposição usual entre a hermenêutica da suspeição e a herme-
nêutica da descoberta. A estrutura da vida humana integralmente
interpretativa é a condição de possibilidade, não apenas dos tipos
de hermenêutica, mas da teoria política e social de modo geral.
Agora responda, honestamente:
1. Você leu o texto acima. Mas você o compreendeu?
2. Você seria capaz de fazer um resumo desse texto? Com base
nessa leitura, você se sente em condições de dizer o que é a
orientação idealista, teoria do conhecimento, quem foi Heideg-
ger, quais os motivos centrais do pensamento de Heidegger, o
que é condição de possibilidade, qual a reversão fez Heidegger,
quem é o fi lósofo a que se refere o texto?
3. Por que você é capaz de ler, mas não é capaz de compreender
o texto acima?
Bem-vindo ao mundo da compreensão de textos!
Língua Portuguesa – Ensino Fundamental 9