Page 10 - USANDO TEXTOS NA SALA DE AULA.indd
P. 10

Capítulo 1 – Fatores que afetam a compreensão de textos: as chaves da compreensão

               Uma coisa é ler. Outra coisa é compreender. Poucos leitores deste
            livro terão compreendido o texto acima: a compreensão de um tex-
            to requer muitas outras competências além da capacidade de leitura.
            Leitura  e compreensão,  portanto, requerem  distintas competências.
            E diferentes tipos de texto requerem diferentes competências. É esta
            a missão dos professores de todas as disciplinas da escola: ensinar a
            compreender os vários tipos de texto e dar ao aluno instrumentos para
            continuar a aprender a partir da leitura, ao longo da vida.

               Até mesmo o sentido da palavra “compreensão” comporta vários
            signifi cados e níveis de profundidade, conforme discutido no interes-
            sante livro de Wiske, Gardner, Perkins e Perrone (2007). Um mesmo
            texto comporta diferentes leituras. Ao longo da vida, podemos reler
            um texto ao mesmo tempo com olhos de criança, jovem ou adulto.
            Podemos ler um texto com olhos de aluno ou de professor, com olhos
            de quem quer curti-lo ou de quem se prepara para uma prova. Por-
            tanto, para abordar o tema da leitura e compreensão devemos ter o
            espírito aberto e o olhar voltado para o foco do presente livro: como
            ensinar nossas crianças a compreender cada vez melhor aquilo que
            elas lêem.


            Ler e compreender são competências distintas

               Você já sentiu na carne a diferença entre ler e compreender. Vamos
            examinar, portanto, inicialmente, os sentidos da palavra ler, e as com-
            petências que nossos alunos precisam ter para que sejam capazes
            de compreender. Entender isso é particularmente importante para os
            professores das séries iniciais, mas também é relevante para todos os
            professores, tendo em vista que tanto as difi culdades de leitura quanto
            as de interpretação de texto constituem um problema nacional, e isso
            corre até o fi nal do ensino superior.


            Ler e aprender a ler

               Num primeiro momento precisamos distinguir as competências de
            ler e aprender a ler e a relação entre elas. Aprender a ler requer alguns
            passos iniciais. Os mais relevantes são aprender a decodifi car, identi-
            fi car palavras automaticamente e ler com fl uência.



         10                                                       Coleção ABCD
   5   6   7   8   9   10   11   12