Page 10 - USANDO TEXTOS NA SALA DE AULA.indd
P. 10
Capítulo 1 – Fatores que afetam a compreensão de textos: as chaves da compreensão
Uma coisa é ler. Outra coisa é compreender. Poucos leitores deste
livro terão compreendido o texto acima: a compreensão de um tex-
to requer muitas outras competências além da capacidade de leitura.
Leitura e compreensão, portanto, requerem distintas competências.
E diferentes tipos de texto requerem diferentes competências. É esta
a missão dos professores de todas as disciplinas da escola: ensinar a
compreender os vários tipos de texto e dar ao aluno instrumentos para
continuar a aprender a partir da leitura, ao longo da vida.
Até mesmo o sentido da palavra “compreensão” comporta vários
signifi cados e níveis de profundidade, conforme discutido no interes-
sante livro de Wiske, Gardner, Perkins e Perrone (2007). Um mesmo
texto comporta diferentes leituras. Ao longo da vida, podemos reler
um texto ao mesmo tempo com olhos de criança, jovem ou adulto.
Podemos ler um texto com olhos de aluno ou de professor, com olhos
de quem quer curti-lo ou de quem se prepara para uma prova. Por-
tanto, para abordar o tema da leitura e compreensão devemos ter o
espírito aberto e o olhar voltado para o foco do presente livro: como
ensinar nossas crianças a compreender cada vez melhor aquilo que
elas lêem.
Ler e compreender são competências distintas
Você já sentiu na carne a diferença entre ler e compreender. Vamos
examinar, portanto, inicialmente, os sentidos da palavra ler, e as com-
petências que nossos alunos precisam ter para que sejam capazes
de compreender. Entender isso é particularmente importante para os
professores das séries iniciais, mas também é relevante para todos os
professores, tendo em vista que tanto as difi culdades de leitura quanto
as de interpretação de texto constituem um problema nacional, e isso
corre até o fi nal do ensino superior.
Ler e aprender a ler
Num primeiro momento precisamos distinguir as competências de
ler e aprender a ler e a relação entre elas. Aprender a ler requer alguns
passos iniciais. Os mais relevantes são aprender a decodifi car, identi-
fi car palavras automaticamente e ler com fl uência.
10 Coleção ABCD