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Capítulo 1 – Fatores que afetam a compreensão de textos: as chaves da compreensão

            Ler e compreender

               Para compreender um texto não precisamos saber ler. Crianças ou
            adultos analfabetos compreendem muitas coisas, inclusive textos que
            são lidos para elas. Neste livro tratamos da compreensão daquilo que
            nós lemos, sem ajuda, de forma independente.

               Como vimos, ler signifi ca extrair o som da palavra. Compreender
            signifi ca extrair o sentido da palavra. A compreensão tem vários níveis
            – compreendemos um mesmo texto com diferentes níveis de profundi-
            dade. Por exemplo, podemos compreender apenas as palavras de um
            texto ou as frases isoladas, mas não captamos o sentido. Podemos
            compreender apenas o sentido explícito: a criança ouve uma fábula
            e acha que é a história de dois animais – sem compreender o que
            está por trás dos animais, de suas “personalidades”, de suas falas.
            Podemos ler um texto sem perceber o humor ou o contexto em que foi
            usada uma determinada palavra ou expressão. Há pessoas que até se
            ofendem por encontrar palavras como negro, moleque ou mulherzinha
            num texto, sem levar em conta a situação em que foram escritas. Po-
            demos ler um texto e não saber resumir, extrair a idéia principal ou sua
            conclusão. Ou não entender o papel dos personagem ou sua relação.
            Cada leitura comporta diferentes níveis, dependendo da capacidade
            de entendimento e crítica do leitor. Quando mais sofi sticado o leitor, e
            quando mais conhece do tema, maior a profundidade do que conse-
            gue extrair de um texto. O primeiro passo, no ensino da compreensão,
            é ajudar o aluno a compreender o que está no texto, o que o autor quis
            comunicar. Mas isso não basta – para compreender um texto é preci-
            so adotar, desde logo – uma postura crítica e avaliar o que foi escrito.
            Mas, para avaliar corretamente, é preciso, antes de mais nada, enten-
            der o que está escrito e o contexto em que foi escrito.

               Cabe observar que as mesmas competências que servem para de-
            senvolver a capacidade de compreensão de textos também servem
            para ajudar no desenvolvimento das competências de escrita .
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            1  Os livros da Coleção ABCD e os respectivos Manuais do Professor incluem atividades relacio-
               nadas com o desenvolvimento de todas essas competências bem como referências bibliográ-
               fi cas sobre os vários temas apresentados nesta Introdução. O leitor interessado pode obter
               informações e bibliografi a sobre competências de alfabetização e de leitura e escrita no site
               do Instituto Alfa e Beto: www.alfaebeto.org.br.


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