Page 5 - USANDO TEXTOS NA SALA DE AULA.indd
P. 5
APRESENTAÇÃO
Por que usamos textos em sala de aula? Usamos texto em sala
de aula por duas razões principais. A primeira é para ensinar o aluno
aprender a ler. Isso se faz basicamente na classe de alfabetização e
é grandemente facilitada com a utilização de textos especifi camente
voltados para esse fi m. A segunda razão é ensinar o aluno a ler para
aprender. Isso se faz desde o nascimento, continua na escola e
prossegue ao longo da vida. Lemos para aprender, para nos divertir
e pelo prazer de ler. Mas na escola, lemos sobretudo para aprender
a ler com autonomia e para aprender sobre o mundo, a natureza e as
pessoas, nos livros que lemos. Portanto, a principal função do uso de
livros e de textos em sala de aula é para ensinar o aluno a usar textos
para aprender, a compreender aquilo que ele lê. Este livro examina, de
maneira prática e em profundidade, um dos aspectos relevantes para
a compreensão de textos: o uso do conhecimento das características
dos textos para facilitar a compreensão. Os PCNs se referem a esse
tema como “os usos sociais da língua”.
Este livro integra a Coleção ABCD de Língua Portuguesa, elaborada
pelos autores, editada pelo Instituto Alfa e Beto e destinada a alunos
das séries iniciais do Ensino Fundamental. Integra essa coleção um
Manual de Orientação, onde se encontram informações e orientações
adicionais sobre o uso de textos para promover a compreensão.
Mas este livro também pode ser usado de forma independente por
qualquer professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
interessado em aprimorar o seu ensino. Como o ensino da compreensão
de textos não é responsabilidade exclusiva do professor de Língua
Portuguesa, ele pode ser usado com proveito pelos professores das
demais disciplinas e também pelos pais que acompanham e estimulam
a aprendizagem de seus fi lhos.
O livro está organizado em três capítulos. No primeiro capítulo
tratamos das chaves da compreensão ou seja, dos cinco fatores que
afetam a compreensão de textos pelos alunos: fl uência, vocabulário,
estrutura da língua, estratégias cognitivas e características dos textos.
Os quatro primeiros itens são abordados apenas neste primeiro capítulo.
As características dos textos serão aprofundadas nos demais capítulos.
Língua Portuguesa – Ensino Fundamental 5