Page 5 - USANDO TEXTOS NA SALA DE AULA.indd
P. 5

APRESENTAÇÃO

                     Por que usamos textos em sala de aula? Usamos texto em sala
                  de aula por duas razões principais. A primeira é para ensinar o aluno
                  aprender a ler. Isso se faz basicamente na classe de alfabetização e
                  é grandemente facilitada com a utilização de textos especifi camente
                  voltados para esse fi m. A segunda razão é ensinar o aluno a ler para
                  aprender. Isso se faz desde o nascimento,  continua  na escola  e
                  prossegue ao longo da vida. Lemos para aprender, para nos divertir
                  e pelo prazer de ler. Mas na escola, lemos sobretudo para aprender
                  a ler com autonomia e para aprender sobre o mundo, a natureza e as
                  pessoas, nos livros que lemos. Portanto, a principal função do uso de
                  livros e de textos em sala de aula é para ensinar o aluno a usar textos
                  para aprender, a compreender aquilo que ele lê. Este livro examina, de
                  maneira prática e em profundidade, um dos aspectos relevantes para
                  a compreensão de textos: o uso do conhecimento das características
                  dos textos para facilitar a compreensão. Os PCNs se referem a esse
                  tema como “os usos sociais da língua”.
                     Este livro integra a Coleção ABCD de Língua Portuguesa, elaborada
                  pelos autores, editada pelo Instituto Alfa e Beto e destinada a alunos
                  das séries iniciais do Ensino Fundamental. Integra essa coleção um
                  Manual de Orientação, onde se encontram informações e orientações
                  adicionais  sobre o  uso de  textos  para promover a  compreensão.
                  Mas este livro também pode ser usado de forma independente por
                  qualquer  professor  de  Língua  Portuguesa  do  Ensino  Fundamental
                  interessado em aprimorar o seu ensino. Como o ensino da compreensão
                  de textos não é responsabilidade exclusiva do professor de Língua
                  Portuguesa, ele pode ser usado com proveito pelos professores das
                  demais disciplinas e também pelos pais que acompanham e estimulam
                  a aprendizagem de seus fi lhos.
                     O livro está organizado em três capítulos. No primeiro capítulo
                  tratamos das chaves da compreensão ou seja, dos cinco fatores que
                  afetam a compreensão de textos pelos alunos: fl uência, vocabulário,
                  estrutura da língua, estratégias cognitivas e características dos textos.
                  Os quatro primeiros itens são abordados apenas neste primeiro capítulo.
                  As características dos textos serão aprofundadas nos demais capítulos.



                       Língua Portuguesa – Ensino Fundamental                           5
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10