Page 6 - USANDO TEXTOS NA SALA DE AULA.indd
P. 6

Concluímos o primeiro capítulo justifi cando as limitações, riscos e a
            utilidade de classifi car e conhecer os textos de acordo com seus tipos
            e gêneros, pois isso constitui uma das chaves para a compreensão
            de texto. No segundo  capítulo, tratamos dos cinco tipos de textos
            – que correspondem às 5 principais razões pelas quais as pessoas
            escrevem, e analisamos  as principais  características desses vários
            tipos. O terceiro  capítulo apresenta  as características dos vários
            gêneros.

               Como todo professor, e como todo autor, esperamos que este livro
            seja útil. Mas também esperamos que seja agradável, e que ajude
            o professor-leitor a conhecer melhor a estrutura dos textos e, dessa
            forma, apreciar ainda mais a importância da leitura e contribuir, com
            o seu ensino, para a formação de verdadeiros leitores autônomos e
            críticos.
               Este livro foi desenvolvido a partir de uma obra anterior intitulada
            “Manual da Coletânea”, e que integra os materiais do Programa Alfa
            e Beto de Alfabetização. Esse Manual, do qual aproveitamos diversos
            trechos na presente obra, foi escrito em co-autoria de Anna Cristina
            Araujo Rodrigues, a quem registramos nosso reconhecimento.


                                         Os autores




























         6                                                        Coleção ABCD
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11