Page 6 - USANDO TEXTOS NA SALA DE AULA.indd
P. 6
Concluímos o primeiro capítulo justifi cando as limitações, riscos e a
utilidade de classifi car e conhecer os textos de acordo com seus tipos
e gêneros, pois isso constitui uma das chaves para a compreensão
de texto. No segundo capítulo, tratamos dos cinco tipos de textos
– que correspondem às 5 principais razões pelas quais as pessoas
escrevem, e analisamos as principais características desses vários
tipos. O terceiro capítulo apresenta as características dos vários
gêneros.
Como todo professor, e como todo autor, esperamos que este livro
seja útil. Mas também esperamos que seja agradável, e que ajude
o professor-leitor a conhecer melhor a estrutura dos textos e, dessa
forma, apreciar ainda mais a importância da leitura e contribuir, com
o seu ensino, para a formação de verdadeiros leitores autônomos e
críticos.
Este livro foi desenvolvido a partir de uma obra anterior intitulada
“Manual da Coletânea”, e que integra os materiais do Programa Alfa
e Beto de Alfabetização. Esse Manual, do qual aproveitamos diversos
trechos na presente obra, foi escrito em co-autoria de Anna Cristina
Araujo Rodrigues, a quem registramos nosso reconhecimento.
Os autores
6 Coleção ABCD