Page 11 - USANDO TEXTOS NA SALA DE AULA.indd
P. 11
Capítulo 1 – Fatores que afetam a compreensão de textos: as chaves da compreensão
• Ler e decodifi car. No sentido mais básico, ler signifi ca extrair o
som da palavra, pronunciar a palavra escrita. Conversamente,
escrever signifi ca transcrever (codifi car) a palavra falada usando
grafemas (letras). Isso é o que fazemos quando aprendemos a
ler e a escrever, no processo de alfabetização. Este é o primeiro
passo absolutamente necessário para a compreensão, mas que
sozinho não assegura a compreensão. Quem sabe ler é capaz
de ler qualquer palavra, inclusive pseudo-palavras, ou seja, pa-
lavras que não possuem signifi cado em nossa língua. Mas não
signifi ca que seja capaz de compreender tudo o que lê. Ler de-
codifi cando, da mesma forma que ler silabando, não é sufi ciente
para permitir a compreensão da leitura.
• Identifi car automaticamente as palavras. Para quem está apren-
dendo a ler, o segundo passo, que acontece ao mesmo tempo em
que vai aprendendo a decodifi car palavras, consiste em identifi -
car automaticamente as palavras. Este é um passo intermediário
e essencial para a leitura fl uente. Mas também não é sufi ciente.
Menos ainda quando o aluno apenas lê automaticamente algu-
mas palavras que decorou ou que adivinha a partir do contexto.
• Ler e desenvolver fl uência. Fluência refere-se à qualidade da
leitura. A criança que aprendeu a ler é capaz de ler com algu-
ma fl uência. Mas ao longo do processo escolar ainda terá que
continuar a desenvolver fl uência, para poder compreender textos
cada vez mais complexos. Vamos abordar esse tema em maior
profundidade logo a seguir, pois ele constitui uma das chaves do
processo de compreensão.
Até aqui revimos, brevemente, os três passos iniciais do processo
de aprender a ler. O aluno nesse processo está aprendendo a ler.
O seu esforço cognitivo maior deve se concentrar na aquisição de
competências de leitura, e não de compreensão. De outra forma, sua
atenção se divide, cria-se uma “sobrecarga cognitiva” e o aluno acaba
por não aprender a ler de forma adequada. Aprender a ler, mesmo
nesse sentido mais básico, é diferente de ler, no sentido do que você
já faz como um leitor profi ciente. Vamos examinar, agora, o que signi-
fi ca compreender textos.
Língua Portuguesa – Ensino Fundamental 11