Page 11 - USANDO TEXTOS NA SALA DE AULA.indd
P. 11

Capítulo 1 – Fatores que afetam a compreensão de textos: as chaves da compreensão

                     •  Ler e decodifi car. No sentido mais básico, ler signifi ca extrair o
                       som da palavra, pronunciar a palavra escrita. Conversamente,
                       escrever signifi ca transcrever (codifi car) a palavra falada usando
                       grafemas (letras). Isso é o que fazemos quando aprendemos a
                       ler e a escrever, no processo de alfabetização. Este é o primeiro
                       passo absolutamente necessário para a compreensão, mas que
                       sozinho não assegura a compreensão. Quem sabe ler é capaz
                       de ler qualquer palavra, inclusive pseudo-palavras, ou seja, pa-
                       lavras que não possuem signifi cado em nossa língua. Mas não
                       signifi ca que seja capaz de compreender tudo o que lê. Ler de-
                       codifi cando, da mesma forma que ler silabando, não é sufi ciente
                       para permitir a compreensão da leitura.
                     •  Identifi car automaticamente as palavras. Para quem está apren-
                       dendo a ler, o segundo passo, que acontece ao mesmo tempo em
                       que vai aprendendo a decodifi car palavras, consiste em identifi -
                       car automaticamente as palavras. Este é um passo intermediário
                       e essencial para a leitura fl uente. Mas também não é sufi ciente.
                       Menos ainda quando o aluno apenas lê automaticamente algu-
                       mas palavras que decorou ou que adivinha a partir do contexto.
                     •  Ler  e  desenvolver  fl uência.  Fluência  refere-se  à  qualidade  da
                       leitura. A criança que aprendeu a ler é capaz de ler com algu-
                       ma fl uência. Mas ao longo do processo escolar ainda terá que
                       continuar a desenvolver fl uência, para poder compreender textos
                       cada vez mais complexos. Vamos abordar esse tema em maior
                       profundidade logo a seguir, pois ele constitui uma das chaves do
                       processo de compreensão.
                     Até aqui revimos, brevemente, os três passos iniciais do processo
                  de aprender a ler. O aluno  nesse processo está aprendendo  a ler.
                  O seu esforço cognitivo maior deve se concentrar na aquisição  de
                  competências de leitura, e não de compreensão. De outra forma, sua
                  atenção se divide, cria-se uma “sobrecarga cognitiva” e o aluno acaba
                  por não aprender a ler de forma adequada. Aprender a ler, mesmo
                  nesse sentido mais básico, é diferente de ler, no sentido do que você
                  já faz como um leitor profi ciente. Vamos examinar, agora, o que signi-
                  fi ca compreender textos.



                       Língua Portuguesa – Ensino Fundamental                          11
   6   7   8   9   10   11   12