Page 9 - PARA LER COM FLUÊNCIA - Atividades orais para a sala de aula.indd
P. 9
# 009 INTRODUÇÃO 5/7
O professor deve variar a forma de envolver os alunos – individual, duplas, trios,
equipes, etc. – mas sempre deixando todos os alunos em alerta. Em princípio
qualquer aluno pode ser chamado a qualquer momento, de forma que todos os alunos
devem acompanhar e prestar atenção. Em alguns casos, será necessário que o pro-
fessor viole a regra estabelecida para “envolver” algum aluno.
O professor poderá introduzir diferentes variações nos exercícios, tais como:
• Usar outros textos. O importante é que os textos sejam adequados aos
objetivos e tenham um nível adequado aos alunos. Além disso, é preciso que
todos os alunos tenham o texto à mão. Textos de outros livros, especialmente
de Língua Portuguesa, História e Ciências, podem ser usados com proveito.
• Mudar as regras. Se for para saltar uma palavra o professor pode repetir o
exercício saltando duas. Se for para saltar uma linha o professor pode repetir o
exercício saltando duas, e assim por diante.
• Aumentar ou reduzir a dificuldade (número de palavras que lê, tamanho das
palavras a identificar).
Com uma boa preparação, o professor será capaz de fazer essas atividades num
prazo médio de 10 minutos por dia.
COMO JOGAR
As atividades de cada tipo (ícone) seguem regras semelhantes entre si, mas rotina
para todas as atividades sempre inclui:
• apresentar a atividade – o professor explica a regra ou os alunos descobrem;
• ler o título do texto – de preferência, o professor;
• desenvolver a atividade sempre sob orientação e supervisão do professor;
• indicar no momento da leitura o aluno ou grupo para ler, sem preparação por
parte dos alunos;
• a leitura feita pelos alunos deve incluir uma porção significativa do texto - exceto
quando a atividade indicar em contrário;
• em caso de erro, o professor interrompe e segue a orientação da atividade.
O professor deve sempre ter em mente que todos os alunos devem participar da
leitura silenciosa, por isso serão orientados a estarem atentos à leitura feita em voz
alta pelo professor. Toda atividade deve ter sempre um elemento surpresa, ou seja,
qualquer aluno pode ser chamado a continuar.
Quando o professor recomeçar a leitura (ou indicar outro aluno para continuar), ele
deve usar estratégias diferentes, para que o aluno não saiba, de antemão, onde ele