Page 5 - PARA LER COM FLUÊNCIA - Atividades orais para a sala de aula.indd
P. 5

# 005        INTRODUÇÃO 1/7







                              Para ler com fluência: atividades orais para a sala de aula contém
                              atividades para desenvolver importantes competências que contribuem para uma leitura
                              mais fluente.  Este volume integra uma série de outros instrumentos que o IAB coloca
                              à disposição dos professores interessados no desenvolvimento da fluência de leitura.
                              No site do IAB você encontrará referências a outros livros e materiais nesta área.

                              O livro tem como público alvo os alunos que estão concluindo o 5º ano do ensino
                              fundamental, mas pode ser usado com proveito em outras séries, especialmente o
                              4º e 6º ano. Eis as principais características deste livro:


                                   • Todas as atividades são conduzidas pelo professor.
                                   • Todas as atividades são orais e devem ser feitas em sala de aula.
                                   • Todas as atividades são baseadas na leitura de um texto.
                                   • Normalmente o professor conduz a leitura e imprime o ritmo. O ritmo deve ser
                                    sempre próximo ao de 130 a 140 palavras por minuto – que é a meta os alunos
                                    concluintes do 5º ano.
                                   • As atividades são divertidas, lúdicas, e algumas podem ser desenvolvidas sob
                                    a forma de jogos ou competições de duplas ou grupos de alunos.
                                   • Há 5 tipos de exercícios, cada um deles promove uma competência específica
                                    associada ao processo de fluência de leitura, conforme explicado adiante.
                                   • Estão previstas atividades para 40 semanas.
                                      • 36 semanas são destinadas aos exercícios.  A cada semana o professor faz
                                        5 atividades diferentes.  A cada dia o professor fará uma atividade.
                                      • Ao final de cada 4  semanas o professor deverá avaliar o progresso do
                                        aluno, usando os materiais incluídos no final do livro.
                                   • O livro sugere textos e regras. Mas o professor pode introduzir variações nos
                                    textos e nas regras, de forma a ampliar o número de atividades e
                                    oportunidades para praticar essas competências.


                              Leitura fluente

                              A fluência de leitura é essencial para que o aluno possa compreender o que
                              lê.  A fluência é a ponte que liga a capacidade de identificar a palavra (decodificar)
                              com a compreensão. A fluência por si só não garante a compreensão, pois para
                              compreender um texto são necessários outros conhecimentos, especialmente,
                              o conhecimento do vocabulário, do sentido das palavras, etc. A fluência refere-se
                              à qualidade da leitura, e inclui os seguintes indicadores:

                                   • a velocidade, ou seja, o número de palavras por minuto.
                                   • a precisão, ou seja, o número de erros cometidos durante a leitura.
                                   • a prosódia, ou seja, o ritmo e entonação da leitura. Uma prosódia adequada
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10