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# 005 INTRODUÇÃO 1/7
Para ler com fluência: atividades orais para a sala de aula contém
atividades para desenvolver importantes competências que contribuem para uma leitura
mais fluente. Este volume integra uma série de outros instrumentos que o IAB coloca
à disposição dos professores interessados no desenvolvimento da fluência de leitura.
No site do IAB você encontrará referências a outros livros e materiais nesta área.
O livro tem como público alvo os alunos que estão concluindo o 5º ano do ensino
fundamental, mas pode ser usado com proveito em outras séries, especialmente o
4º e 6º ano. Eis as principais características deste livro:
• Todas as atividades são conduzidas pelo professor.
• Todas as atividades são orais e devem ser feitas em sala de aula.
• Todas as atividades são baseadas na leitura de um texto.
• Normalmente o professor conduz a leitura e imprime o ritmo. O ritmo deve ser
sempre próximo ao de 130 a 140 palavras por minuto – que é a meta os alunos
concluintes do 5º ano.
• As atividades são divertidas, lúdicas, e algumas podem ser desenvolvidas sob
a forma de jogos ou competições de duplas ou grupos de alunos.
• Há 5 tipos de exercícios, cada um deles promove uma competência específica
associada ao processo de fluência de leitura, conforme explicado adiante.
• Estão previstas atividades para 40 semanas.
• 36 semanas são destinadas aos exercícios. A cada semana o professor faz
5 atividades diferentes. A cada dia o professor fará uma atividade.
• Ao final de cada 4 semanas o professor deverá avaliar o progresso do
aluno, usando os materiais incluídos no final do livro.
• O livro sugere textos e regras. Mas o professor pode introduzir variações nos
textos e nas regras, de forma a ampliar o número de atividades e
oportunidades para praticar essas competências.
Leitura fluente
A fluência de leitura é essencial para que o aluno possa compreender o que
lê. A fluência é a ponte que liga a capacidade de identificar a palavra (decodificar)
com a compreensão. A fluência por si só não garante a compreensão, pois para
compreender um texto são necessários outros conhecimentos, especialmente,
o conhecimento do vocabulário, do sentido das palavras, etc. A fluência refere-se
à qualidade da leitura, e inclui os seguintes indicadores:
• a velocidade, ou seja, o número de palavras por minuto.
• a precisão, ou seja, o número de erros cometidos durante a leitura.
• a prosódia, ou seja, o ritmo e entonação da leitura. Uma prosódia adequada