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# 006        INTRODUÇÃO 2/7                                                                                          # 007







                                    reflete o entendimento da pontuação e da sintaxe e, consequentemente,
                                    permite a compreensão do texto.


                              A velocidade de leitura é essencial tanto por razões teóricas quanto práticas. As
                              razões práticas são as exigências da vida e da escola – que frequentemente exigem
                              leituras em tempos muito rápidos – às vezes em segundos. A razão teórica deriva das
                              exigências de compreensão: para compreender o que lê, o aluno precisa “alimentar”
                              o cérebro com informações que serão relacionadas. Para entender um texto de 10
                              linhas, por exemplo, é preciso que a leitura seja feita com uma velocidade tal que
                              seja possível armazenar as informações na memória de trabalho – de forma a poder
                              relacionar as idéias.  Para que possam progredir com sucesso, os alunos ao final
                              da 5ª Série do Ensino Fundamental devem ler com uma fluência de pelo menos 130
                              palavras por minuto, com menos de 5% de erro e com prosódia adequada.

                              A precisão refere-se à capacidade de ler sem erros. Erro é ler decodificando,
                              silabando, hesitando, gaguejando, lendo sem emendar palavras, lendo a palavra
                              de forma errada ou lendo uma palavra em lugar da outra. O erro atrapalha a
                              leitura, pois faz o leitor parar, voltar atrás, etc. – e isso retarda a velocidade, e,
                              consequentemente, dificulta a compreensão. Uma vez que o aluno foi alfabetizado,
                              o máximo de erros aceitável para um leitor fluente é de 5%, ou seja, 5 palavras em
                              cada 100 palavras lidas. O aluno que erra mais do que isso possivelmente ainda não
                              aprendeu a ler, e precisa ser corretamente alfabetizado.


                              A prosódia refere-se à capacidade de ler com ritmo e entonação adequados, de
                              forma que o leitor demonstre o entendimento da estrutura sintática da frase: as
                              vírgulas, pontuação, modulação para interrogação, etc. A prosódia também inclui o
                              ritmo da leitura, que deve ser fluido, sem arrancos. Enfim, trata-se de uma apreciação
                              da qualidade da leitura. O critério mais importante é se o ouvinte é capaz de com-
                              preender aquilo que está sendo lido sem fazer esforço para superar as deficiências
                              do leitor.

                              Um leitor inexperiente, sem fluência, é aquele que:
                                   • lê pouco;
                                   • lê aos arrancos;
                                   • identifica palavras mas não as emenda bem na leitura da frase;
                                   • não demonstra, pela entonação, que está compreendendo bem o texto;
                                   • não adquiriu um ritmo fluido de leitura;
                                   • lê com esforço, concentrando sua atenção na decifração da leitura, e não na
                                    compreensão do texto.
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