Page 7 - PARA LER COM FLUÊNCIA - Atividades orais para a sala de aula.indd
P. 7
# 007 INTRODUÇÃO 3/7
A METODOLOGIA: TIPOS DE ATIVIDADES E SEUS OBJETIVOS
Todos os exercícios giram em torno de uma competência: a capacidade de identificar
rapidamente palavras num texto. Essas competências são desenvolvidas em 5 tipos
de exercício, ilustrados a seguir.
ÍCONES: TIPOS DE ATIVIDADES E SEUS OBJETIVOS
REVEZAMENTO
Objetivo: ritmo de leitura. A leitura é feita por revezamento, cada parte do texto é lida
por alguém (professor, alunos ou grupos de alunos). Todos os alunos devem acom-
panhar a leitura EM SILÊNCIO, pois podem ser chamados a qualquer momento para
continuar. Para continuar a leitura, o aluno precisa estar acompanhando no mesmo
ritmo. Para uma leitura fluente, é fundamental sustentar o ritmo.
PULA PALAVRAS
Objetivo: identificação automática de palavras a partir de um comando de identifica-
ção espacial (início ou final de linha, início ou final de frase, etc.). É muito importante
que o professor prepare bem a atividade, seguindo à risca as instruções. Essa ativi-
dade é útil para que o aluno faça a leitura da palavra inteira sem adivinhar ou de-
duzir a palavra pelo contexto. Para uma leitura fluente, é fundamental a identificação
automática de palavras.
LER COMO ROBÔ
Objetivo: identificar cada palavra. A leitura fluente se baseia na identificação de cada
palavra – e depois, em emendar as palavras. O bom leitor – como o bom revisor –
identifica cada palavra e cada letra, nas palavras que lê. Esse treino é fundamental
para formar leitores fluentes. Além disso, é muito divertido e pode ajudar os alunos a
experimentarem diferentes tipos de entonação e vozes.
CATEGORIAS GRAMATICAIS
Objetivo: identificar categorias gramaticais. Esse tipo de atividade não tem um nome
fixo, pois depende da categoria a ser identificada: classe gramatical, aspectos or-
tográficos, pontuação e acentuação. Essa atividade combina dois objetivos: leitura
fluente e identificação de aspectos gramaticais ou ortográficos. Mesmo saltando
outras palavras, o aluno é obrigado a percorrer com os olhos todo o texto – o que
contribui para aumentar sua fluência de leitura.