Page 7 - PARA LER COM FLUÊNCIA - Atividades orais para a sala de aula.indd
P. 7

# 007        INTRODUÇÃO 3/7







                              A METODOLOGIA: TIPOS DE ATIVIDADES E SEUS OBJETIVOS

                              Todos os exercícios giram em torno de uma competência: a capacidade de identificar
                              rapidamente palavras num texto. Essas competências são desenvolvidas em 5 tipos
                              de exercício, ilustrados a seguir.


                              ÍCONES: TIPOS DE ATIVIDADES E SEUS OBJETIVOS


                              REVEZAMENTO

                              Objetivo: ritmo de leitura. A leitura é feita por revezamento, cada parte do texto é lida
                              por alguém (professor, alunos ou grupos de alunos). Todos os alunos devem acom-
                              panhar a leitura EM SILÊNCIO, pois podem ser chamados a qualquer momento para
                              continuar. Para continuar a leitura, o aluno precisa estar acompanhando no mesmo
                              ritmo. Para uma leitura fluente, é fundamental sustentar o ritmo.


                              PULA PALAVRAS


                              Objetivo: identificação automática de palavras a partir de um comando de identifica-
                              ção espacial (início ou final de linha, início ou final de frase, etc.). É muito importante
                              que o professor prepare bem a atividade, seguindo à risca as instruções. Essa ativi-
                              dade é útil para que o aluno faça a leitura da palavra inteira sem adivinhar ou de-
                              duzir a palavra pelo contexto. Para uma leitura fluente, é fundamental a identificação
                              automática de palavras.


                              LER COMO ROBÔ


                              Objetivo: identificar cada palavra. A leitura fluente se baseia na identificação de cada
                              palavra – e depois, em emendar as palavras. O bom leitor – como o bom revisor –
                              identifica cada palavra e cada letra, nas palavras que lê. Esse treino é fundamental
                              para formar leitores fluentes. Além disso, é muito divertido e pode ajudar os alunos a
                              experimentarem diferentes tipos de entonação e vozes.


                              CATEGORIAS GRAMATICAIS


                              Objetivo: identificar categorias gramaticais. Esse tipo de atividade não tem um nome
                              fixo, pois depende da categoria a ser identificada: classe gramatical, aspectos or-
                              tográficos, pontuação e acentuação. Essa atividade combina dois objetivos: leitura
                              fluente e identificação de aspectos gramaticais ou ortográficos. Mesmo saltando
                              outras palavras, o aluno é obrigado a percorrer com os olhos todo o texto – o que
                              contribui para aumentar sua fluência de leitura.
   2   3   4   5   6   7   8   9   10