Page 10 - PARA LER COM FLUÊNCIA - Atividades orais para a sala de aula.indd
P. 10

# 010        INTRODUÇÃO 6/7                                                                                          # 011







                              vai parar. Por exemplo, se ele parava depois de tantas palavras ou frases, ele deve
                              mudar um pouco, pois o objetivo é sempre o de fazer os alunos acompanharem a
                              leitura – e não adivinharem onde o professor irá parar para chamá-los.


                              Ao final da atividade, o professor deve fazer a leitura do texto inteiro e, sempre que
                              possível, pedir a um aluno – ou mais – para fazer a leitura também.


                              O professor deve sempre ter em mente:
                                   • O ritmo. O ritmo da leitura é fundamental e o professor deve assegurar que as
                                    leituras sejam sempre feitas num ritmo de 130 a 150 ppm- qualquer que seja a
                                    atividade que os alunos devam fazer.
                                   • A surpresa.  Em cada jogo, participam determinados alunos. Mas todos os
                                    alunos devem estar atentos acompanhando a leitura no ritmo determinado pelo
                                    professor. Para tanto é importante chamar alguém fora do grupo de
                                    participantes, de vez em quando.
                                   • A releitura.  A cada dia o professor deve ler o texto inteiro para os alunos – esta
                                    é uma forma de modelar, isto é, dar exemplo de como deve ser feita uma boa
                                    leitura. Se houver alunos fluentes na classe, capazes de uma leitura próxima à
                                    meta de 130 a 150 palavras, o professor deve convidá-los a participar do todo
                                    ou de parte significativa dessa leitura.

                              AVALIAÇÃO PERIÓDICA


                              As atividades propostas são apenas instrumentos para o objetivo maior: desenvolver
                              a fluência de leitura. Portanto, além de outras atividades de leitura em voz alta e silen-
                              ciosa, o professor deve avaliar os alunos ao final de cada mês.


                              Na parte final deste livro você encontrará:
                                   • uma FICHA INDIVIDUAL DE AVALIAÇÃO DA FLUÊNCIA DA LEITURA;
                                   • uma FOLHA DE INSTRUÇÕES para:
                                      • aplicação do teste;
                                      • preenchimento da ficha;
                                      • estratégias de recuperação;
                                   • 10 Textos de Leitura para testes, com 200 palavras cada um, sendo:
                                      • 1 teste diagnóstico;
                                      • 9 testes para serem aplicados ao longo do ano letivo (a cada 4 semanas).

                              O objetivo desses testes é duplo.  De um lado, aferir o progresso do aluno nas três
                              dimensões da fluência de leitura: velocidade, precisão e prosódia.  Por outro lado,
                              com base nesse diagnóstico, o professor poderá desenvolver mais atividades especí-
                              ficas para ajudar o aluno a superar suas dificuldades.  No final da Folha de Instruções
   5   6   7   8   9   10