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# 010 INTRODUÇÃO 6/7 # 011
vai parar. Por exemplo, se ele parava depois de tantas palavras ou frases, ele deve
mudar um pouco, pois o objetivo é sempre o de fazer os alunos acompanharem a
leitura – e não adivinharem onde o professor irá parar para chamá-los.
Ao final da atividade, o professor deve fazer a leitura do texto inteiro e, sempre que
possível, pedir a um aluno – ou mais – para fazer a leitura também.
O professor deve sempre ter em mente:
• O ritmo. O ritmo da leitura é fundamental e o professor deve assegurar que as
leituras sejam sempre feitas num ritmo de 130 a 150 ppm- qualquer que seja a
atividade que os alunos devam fazer.
• A surpresa. Em cada jogo, participam determinados alunos. Mas todos os
alunos devem estar atentos acompanhando a leitura no ritmo determinado pelo
professor. Para tanto é importante chamar alguém fora do grupo de
participantes, de vez em quando.
• A releitura. A cada dia o professor deve ler o texto inteiro para os alunos – esta
é uma forma de modelar, isto é, dar exemplo de como deve ser feita uma boa
leitura. Se houver alunos fluentes na classe, capazes de uma leitura próxima à
meta de 130 a 150 palavras, o professor deve convidá-los a participar do todo
ou de parte significativa dessa leitura.
AVALIAÇÃO PERIÓDICA
As atividades propostas são apenas instrumentos para o objetivo maior: desenvolver
a fluência de leitura. Portanto, além de outras atividades de leitura em voz alta e silen-
ciosa, o professor deve avaliar os alunos ao final de cada mês.
Na parte final deste livro você encontrará:
• uma FICHA INDIVIDUAL DE AVALIAÇÃO DA FLUÊNCIA DA LEITURA;
• uma FOLHA DE INSTRUÇÕES para:
• aplicação do teste;
• preenchimento da ficha;
• estratégias de recuperação;
• 10 Textos de Leitura para testes, com 200 palavras cada um, sendo:
• 1 teste diagnóstico;
• 9 testes para serem aplicados ao longo do ano letivo (a cada 4 semanas).
O objetivo desses testes é duplo. De um lado, aferir o progresso do aluno nas três
dimensões da fluência de leitura: velocidade, precisão e prosódia. Por outro lado,
com base nesse diagnóstico, o professor poderá desenvolver mais atividades especí-
ficas para ajudar o aluno a superar suas dificuldades. No final da Folha de Instruções