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# 008        INTRODUÇÃO 4/7                                                                                          # 009







                              GOLPE DE VISTA


                              Objetivo: identificar palavras ou frases com determinadas características. Por exem-
                              plo, palavras com 3 letras, a maior palavra, a menor frase, etc. Para isso, o aluno
                              deve desenvolver a capacidade de identificar rapidamente as palavras, decidir quais
                              palavras deve examinar e, dentre essas, escolher quais palavras cabem no critério
                              (por exemplo, 3 letras). A utilização simultânea dessas habilidades contribui para
                              aumentar a velocidade de varredura do texto e, consequentemente, da velocidade e
                              precisão da leitura.


                              Cada atividade se baseia num texto. O professor pode usar os textos indicados – que
                              foram retirados do Livro D da Coleção ABCD do Instituto Alfa e Beto – ou qualquer
                              outro texto adequado aos objetivos.  O importante é que todos os alunos tenham o
                              texto à mão, para acompanhar a leitura proposta pelo professor.

                              A estratégia pedagógica consiste em manter o ritmo de leitura.  O professor dá o ritmo
                              na maioria dos exercícios.  Quando o exercício for feito só pelos alunos, o professor
                              deverá estar atento para manter o ritmo de leitura próximo a 130-150 palavras por
                              minuto.   O aluno nunca sabe se será chamado para seguir a leitura: dessa forma, ele
                              é forçado a acompanhar o ritmo do professor.   Para tanto o professor deve sempre
                              chamar algum aluno de surpresa.

                              PREPARAÇÃO


                              Todas as atividades requerem uma preparação pelo professor, só assim ele terá
                              clareza e segurança para apresentar os comandos, orientar a atividade e avaliar o
                              resultado. Essa preparação SEMPRE envolve:
                                   • identificar a atividade, o ícone e o objetivo;
                                   • identificar o texto;
                                   • treinar a leitura do texto;
                                   • identificar as regras (como jogar).


                              Algumas atividades requerem preparações adicionais indicadas no comando, como,
                              por exemplo, marcar palavras, numerar o texto, etc.


                              Ao preparar cada atividade, o professor deve avaliar que tipo de dinâmica de grupo é
                              mais interessante do ponto de vista dos alunos. Por exemplo, num exercício de dupla
                              o professor pode alternar – ora cada dupla faz o seu papel, ora uma dupla pode tomar
                              o lugar da dupla que errou e continuar, até que erre.
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