Page 8 - PARA LER COM FLUÊNCIA - Atividades orais para a sala de aula.indd
P. 8
# 008 INTRODUÇÃO 4/7 # 009
GOLPE DE VISTA
Objetivo: identificar palavras ou frases com determinadas características. Por exem-
plo, palavras com 3 letras, a maior palavra, a menor frase, etc. Para isso, o aluno
deve desenvolver a capacidade de identificar rapidamente as palavras, decidir quais
palavras deve examinar e, dentre essas, escolher quais palavras cabem no critério
(por exemplo, 3 letras). A utilização simultânea dessas habilidades contribui para
aumentar a velocidade de varredura do texto e, consequentemente, da velocidade e
precisão da leitura.
Cada atividade se baseia num texto. O professor pode usar os textos indicados – que
foram retirados do Livro D da Coleção ABCD do Instituto Alfa e Beto – ou qualquer
outro texto adequado aos objetivos. O importante é que todos os alunos tenham o
texto à mão, para acompanhar a leitura proposta pelo professor.
A estratégia pedagógica consiste em manter o ritmo de leitura. O professor dá o ritmo
na maioria dos exercícios. Quando o exercício for feito só pelos alunos, o professor
deverá estar atento para manter o ritmo de leitura próximo a 130-150 palavras por
minuto. O aluno nunca sabe se será chamado para seguir a leitura: dessa forma, ele
é forçado a acompanhar o ritmo do professor. Para tanto o professor deve sempre
chamar algum aluno de surpresa.
PREPARAÇÃO
Todas as atividades requerem uma preparação pelo professor, só assim ele terá
clareza e segurança para apresentar os comandos, orientar a atividade e avaliar o
resultado. Essa preparação SEMPRE envolve:
• identificar a atividade, o ícone e o objetivo;
• identificar o texto;
• treinar a leitura do texto;
• identificar as regras (como jogar).
Algumas atividades requerem preparações adicionais indicadas no comando, como,
por exemplo, marcar palavras, numerar o texto, etc.
Ao preparar cada atividade, o professor deve avaliar que tipo de dinâmica de grupo é
mais interessante do ponto de vista dos alunos. Por exemplo, num exercício de dupla
o professor pode alternar – ora cada dupla faz o seu papel, ora uma dupla pode tomar
o lugar da dupla que errou e continuar, até que erre.