Page 3 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES – PRÉ-II (VOLUME I).indd
P. 3
3
SEMANA 1 O RELOGINHO CAÇA LETRAS
MEU NOME É: HOJE É DIA:
Preparação: Leve as cartelas com as letras A, B e C e faça,
em papel colorido, um círculo, um triângulo e um qua-
drado.
Para começar: 1. Pergunte às crianças quem conhece um
círculo. Peça que descrevam como ele é. 2. Pergunte se
há algo na sala com este formato (relógio, copo, brinque-
dos). 3. Faça o mesmo perguntando sobre o quadrado e
o triângulo. 4. Mostre às crianças as formas que você le-
vou. Deixe que elas peguem e descrevam os movimentos
utilizados para fazermos estas formas. 5. Faça junto com
elas os movimentos no ar, narrando o que está fazendo
e mantendo-se de costas para todos acompanharem.
Ex: Quadrado - faço um traço da direita para a esquerda,
depois de cima para baixo, agora outro tracinho, mas da
esquerda para a direita e, para acabar, fecho o quadra-
do com um traço que começa embaixo e termina lá em
cima. 6. Fique atento à direção dos movimentos, exposta
no Para ajudar. 7. Após relembrarem como fazer as for-
mas geométricas apresente as cartelas com as letras A, B
e C que você preparou. 8. Pergunte quem conhece cada
uma destas letras, pergunte quem tem estas letrinhas no
nome. 9. Ouça os palpites das crianças, deixe que se le-
vantem, apontem em cartazes ou em chas que conte-
nham seus nomes.
Palavras-chave: círculo, triângulo, quadrado, A, B, C, le-
tras, nomes, palavras, direita, esquerda, procurar, encon-
trar, fazer, escrever, em cima, embaixo, ao lado.
Para ajudar:
1. COLOQUE CADA LETRA A DENTRO DE UM CÍRCULO. A
2. COLOQUE CADA LETRA B DENTRO DE UM TRIÂNGULO. B
3. COLOQUE CADA LETRA C DENTRO DE UM QUADRADO. C Indo além: Pergunte quais outras letras as crianças co-
nhecem. Peça que apontem em cartazes ou desenhem
na lousa.
Áreas/objetivos: LIN: 1.1, 1.2, 1.5, 3.1, 4.2; CIEN: 1.3, 1.9; MOT: 2.4, 4.2; MAT: 7.2, 7.3. 3