Page 3 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES – PRÉ-II (VOLUME I).indd
P. 3

3
         SEMANA 1    O RELOGINHO                                                     CAÇA LETRAS







           MEU NOME É:                                                                  HOJE É DIA:


                                                                                                                              Preparação: Leve as cartelas com as letras A, B e C e faça,
                                                                                                                              em papel colorido, um círculo, um triângulo e um qua-
                                                                                                                              drado.

                                                                                                                              Para começar: 1. Pergunte às crianças quem conhece um
                                                                                                                              círculo. Peça que descrevam como ele é. 2. Pergunte se
                                                                                                                              há algo na sala com este formato (relógio, copo, brinque-
                                                                                                                              dos). 3. Faça o mesmo perguntando sobre o quadrado e
                                                                                                                              o triângulo. 4. Mostre às crianças as formas que você le-
                                                                                                                              vou. Deixe que elas peguem e descrevam os movimentos
                                                                                                                              utilizados para fazermos estas formas. 5. Faça junto com
                                                                                                                              elas os movimentos no ar, narrando o que está fazendo
                                                                                                                              e mantendo-se de costas para todos acompanharem.
                                                                                                                              Ex: Quadrado - faço um traço da direita para a esquerda,
                                                                                                                              depois de cima para baixo, agora outro tracinho, mas da
                                                                                                                              esquerda para a direita e, para acabar, fecho o quadra-
                                                                                                                              do com um traço que começa embaixo e termina lá em
                                                                                                                              cima. 6. Fique atento à direção dos movimentos, exposta
                                                                                                                              no Para ajudar. 7. Após relembrarem como fazer as for-
                                                                                                                              mas geométricas apresente as cartelas com as letras A, B
                                                                                                                              e C que você preparou. 8. Pergunte quem conhece cada
                                                                                                                              uma destas letras, pergunte quem tem estas letrinhas no
                                                                                                                              nome. 9. Ouça os palpites das crianças, deixe que se le-
                                                                                                                              vantem, apontem em cartazes ou em   chas que conte-
                                                                                                                              nham seus nomes.

                                                                                                                              Palavras-chave: círculo, triângulo, quadrado, A, B, C, le-
                                                                                                                              tras, nomes, palavras, direita, esquerda, procurar, encon-
                                                                                                                              trar, fazer, escrever, em cima, embaixo, ao lado.



                                                                                                                               Para ajudar:


               1.   COLOQUE CADA LETRA A DENTRO DE UM CÍRCULO.       A

               2.   COLOQUE CADA LETRA B DENTRO DE UM TRIÂNGULO.     B

               3.   COLOQUE CADA LETRA C DENTRO DE UM QUADRADO.      C                                                         Indo além: Pergunte quais outras letras as crianças co-
                                                                                                                               nhecem. Peça que apontem em cartazes ou desenhem
                                                                                                                               na lousa.



                  Áreas/objetivos:  LIN: 1.1, 1.2, 1.5, 3.1, 4.2; CIEN: 1.3, 1.9; MOT: 2.4, 4.2; MAT: 7.2, 7.3.                                                                  3
   1   2   3   4   5   6   7   8