Page 3 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME II.indd
P. 3

3
         SEMANA 21    O MEU GALINHO                                                  ESTE SOU EU







                MEU NOME É:                                                                  HOJE É DIA:
                                                                                                                                                 Preparação: 1. Leve um espelho.

                                                                                                                                                 Para começar: 1. Peça para cada
                                                                                                                                                 criança se observar no espelho. 2.
                                                                                                                                                 Pergunte características de cada
                                                                                                                                                 um (“que cor são seus olhos”;
                                                                                                                                                 “como é a sua boca”; “e o cabelo
                                                                                                                                                 do colega, como é”?). 3. Fale das
                                                                                                                                                 diferenças  que existem entre to-
                                                                                                                                                 dos nós. 4. Relembre a conversa
                                                                                                                                                 da atividade anterior a respeito
                                                                                                                                                 das diferenças entre as aves; diga
                                                                                                                                                 que, como as aves, somos diferen-
                                                                                                                                                 tes e cada um é bonito do jeito
                                                                                                                                                 que é.

                                                                                                                                                 Palavras-chave: eu, rosto, cor,
                                                                                                                                                 pele, orelha, olho, nariz, boca, ca-
                                                                                                                                                 belo, espelho, diferenças,   gura,
                                                                                                                                                 feio, bonito, grande, pequeno,
                                                                                                                                                 negro, branco, moreno, mulato,
                                                                                                                                                 oriental, preto, azul, verde, casta-
                                                                                                                                                 nho, redondo, empinado, gros-
                                                                                                                                                 sa,   na, olhar, observar, escolher,
                                                                                                                                                 montar, colar, desenhar, pintar.





                                                                                                                                                 Para ajudar:  Aproxime a criança
                                                                                                                                                 do  espelho  e  vá,  junto  com  ela,
                                                                                                                                                 apontando suas características.

                                                                                                                                                 Indo além: Peça para a criança fa-
                                                                                                                                                 lar sobre as diferenças entre os ob-
                                                                                                                                                 jetos escolares como borrachas e
                                                                                                                                                 lápis (têm borrachas verdes, bran-
                                                                                                                                                 cas, com e sem capinha; lápis com
                                                                                                                                                 e sem borracha na ponta, peque-
                                                                                                                                                 no, grande,   no, grosso).
          NA ATIVIDADE ANTERIOR VOCÊ MONTOU O GALINHO, AQUELE QUE É BRANCO, AMARELO E TEM A CRISTA VERMELHINHA. AGORA
          É A HORA DE DESENHAR VOCÊ! QUE COR É SUA PELE? COMO É SUA BOCA, SEU NARIZ, SEUS OLHOS?




                                                                                                                                                                                203
                     Áreas/objetivos: PES 1.1, 1.2, 1.7; MOT 3.7, 3.8; ART 1.1, 1.4, 1.6.
   1   2   3   4   5   6   7   8