Page 2 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME II.indd
P. 2
2 FORMANDO O GALINHO
SEMANA 21 O MEU GALINHO
MEU NOME É: HOJE É DIA:
Preparação: Prepare-se para aprender e
cantar a música Sabiá lá na gaiola.
Para começar: 1. Converse sobre as aves:
quem já viu, onde, como são, como vivem,
o que comem, semelhanças e diferenças
(ex voam/não voam). 2. Estimule a imita-
ção de movimentos e sons. 2. Pergunte se
o galo e a galinha são aves; as crianças de-
vem explicar por quê. 3. Comente sobre a
diferença entre o galo e outras aves, como
os pássaros, por exemplo; diga que, ape-
sar do galo ter penas e asas, ele não voa.
Palavras-chave: galo, galinha, pintinho,
pomba, sabiá, urubu, passarinho, pavão,
cisne, ganso, pato, cuco, papagaio, arara,
gavião, carcará, bico, asas, crista, patas,
penas, plumas, cores, andar, voar, nadar,
rastejar, cacarejar, piar, cantar, imitar.
Para ajudar: Peça para a criança descre-
ver um galo (tem asas, bico, penas, pés,
etc.).
Indo além: Pergunte quais outras aves as
crianças conhecem. Ensine e cante com
elas “Sabiá lá na gaiola/ fez um buraqui-
nho/ Voou, voou, voou, voou/ E a menina
que gostava tanto do bichinho/ Chorou,
chorou, chorou, chorou/ Sabiá fugiu pro
terreiro/ Foi cantar no abacateiro/ E a me-
nina pôs-se a chamar/ Vem cá, sabiá, vem
cá”.
COLE OS ADESIVOS PARA FORMAR UM GALINHO. DESENHE O QUE MAIS VOCÊ QUISER.
202 Áreas/objetivos: LIN 1.7, 1.9, 1.11, 1.13, 1.17; ART 2.1, 4.1, 4.2, 4.3