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APRENDER E ENSINAR




                    vida. Progressivamente vão adquirindo estruturas mentais que lhes permitam pensar de maneira mais formal,
                    mais abstrata, entender relações entre objetos, captar relações de causa/efeito e começar a utilizar o pensamen-
                    to hipotético.
                      O quadro 1.1 resume o tipo de pensamento das crianças em termos do conteúdo e da forma como elas
                    pensam esses conteúdos. Note-se a freqüência do uso da palavra “prática” – quer dizer, a importância do fato
                    de a criança estar ativamente envolvida no que aprende, uma vez que, durante esse período, os alunos estão
                    apenas começando a pensar de forma abstrata e hipotética. O quadro mostra a forma de pensar típica de um
                                                                        1
                    aluno no início e no final do estágio de operações formais .

                                                               Quadro 1.1
                                         Principais transformações no período das operações formais

                     Conteúdo                 Características                         Características
                                              iniciais                                que continuam

                     Ação                     Pensamento lógico reversível            Lógica combinatória
                                              relacionado com experiências            proposicional (se A = B
                                              concretas                               e B = C, A = C)
                     Objetos                  Conservação de qualidades,              Classificação e seriação
                                              classificação e seriação
                     Espaço                   Compreende relações                     Compreende
                                              entre objetos e espaço relativo         Geometria elementar

                     Tempo                    Coordena ordem                          Compreende o conceito
                                              e duração temporal                      de tempo relativo

                     Causalidade              Entende relações de causa/efeito        Pode identificar variáveis
                                              em problemas concretos                  dentro de problemas complexos
                     Jogos                    Capaz de entender                       Abstração e reflexão
                                              jogos de caráter prático
                     Imitação                 Imitação prática                        Abstração e
                                                                                      pensamento hipotético

                     Auto-imagem               Egocentrismo limitado                  Conceito realista de si mesmo
                     Linguagem                Linguagem prática                       Linguagem abstrata

                      É de enorme importância para o professor conhecer o desenvolvimento das crianças entre os sete e os 15
                    anos. A capacidade de seu cérebro amplia, a memória ativa aumenta de tamanho, de forma a poder manejar
                    entre sete e nove elementos ou unidades de informação de cada vez. A capacidade para aprender um idioma
                    atinge o seu ápice, a capacidade de fazer representações simbólicas começa a aflorar, permitindo que os alunos
                    compreendam e lidem com muito mais informações na forma de representações ou de conceitos teóricos
                    (abstrações). Isso é essencial para possibilitar pensamentos de nível mais complexo, como a reflexão, o pensa-
                    mento simbólico, o pensamento sintético, as abstrações e conceitos abstratos.
                      O nível de desenvolvimento da criança deve ser respeitado, já que estabelece limites ao que uma
                    pessoa pode aprender em cada etapa. De um lado, é importante observar que esses níveis de desenvolvi-
                    mento seguem padrões determinados biologicamente, o que significa que são independentes dos estímu-
                    los do meio ambiente. Isso é verdade, exceto nos casos de total privação, em que, por falta de estímulos


                    (1) CHADWICK, C. B.  Teorias de aprendizaje para el docente. Santiago: Ed. Universitaria, 1983. Ver também FLAVELL, J.
                    La psicología de Jean Piaget. Barcelona: Paidós, 1982. O livro que talvez expresse as idéias de Piaget com mais propriedade seja
                    o de  CASE, R. El desarrollo intelectual: del nacimiento a la edad madura. Barcelona: Paidós, 1989.

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