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APRENDER E ENSINAR
vida. Progressivamente vão adquirindo estruturas mentais que lhes permitam pensar de maneira mais formal,
mais abstrata, entender relações entre objetos, captar relações de causa/efeito e começar a utilizar o pensamen-
to hipotético.
O quadro 1.1 resume o tipo de pensamento das crianças em termos do conteúdo e da forma como elas
pensam esses conteúdos. Note-se a freqüência do uso da palavra “prática” – quer dizer, a importância do fato
de a criança estar ativamente envolvida no que aprende, uma vez que, durante esse período, os alunos estão
apenas começando a pensar de forma abstrata e hipotética. O quadro mostra a forma de pensar típica de um
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aluno no início e no final do estágio de operações formais .
Quadro 1.1
Principais transformações no período das operações formais
Conteúdo Características Características
iniciais que continuam
Ação Pensamento lógico reversível Lógica combinatória
relacionado com experiências proposicional (se A = B
concretas e B = C, A = C)
Objetos Conservação de qualidades, Classificação e seriação
classificação e seriação
Espaço Compreende relações Compreende
entre objetos e espaço relativo Geometria elementar
Tempo Coordena ordem Compreende o conceito
e duração temporal de tempo relativo
Causalidade Entende relações de causa/efeito Pode identificar variáveis
em problemas concretos dentro de problemas complexos
Jogos Capaz de entender Abstração e reflexão
jogos de caráter prático
Imitação Imitação prática Abstração e
pensamento hipotético
Auto-imagem Egocentrismo limitado Conceito realista de si mesmo
Linguagem Linguagem prática Linguagem abstrata
É de enorme importância para o professor conhecer o desenvolvimento das crianças entre os sete e os 15
anos. A capacidade de seu cérebro amplia, a memória ativa aumenta de tamanho, de forma a poder manejar
entre sete e nove elementos ou unidades de informação de cada vez. A capacidade para aprender um idioma
atinge o seu ápice, a capacidade de fazer representações simbólicas começa a aflorar, permitindo que os alunos
compreendam e lidem com muito mais informações na forma de representações ou de conceitos teóricos
(abstrações). Isso é essencial para possibilitar pensamentos de nível mais complexo, como a reflexão, o pensa-
mento simbólico, o pensamento sintético, as abstrações e conceitos abstratos.
O nível de desenvolvimento da criança deve ser respeitado, já que estabelece limites ao que uma
pessoa pode aprender em cada etapa. De um lado, é importante observar que esses níveis de desenvolvi-
mento seguem padrões determinados biologicamente, o que significa que são independentes dos estímu-
los do meio ambiente. Isso é verdade, exceto nos casos de total privação, em que, por falta de estímulos
(1) CHADWICK, C. B. Teorias de aprendizaje para el docente. Santiago: Ed. Universitaria, 1983. Ver também FLAVELL, J.
La psicología de Jean Piaget. Barcelona: Paidós, 1982. O livro que talvez expresse as idéias de Piaget com mais propriedade seja
o de CASE, R. El desarrollo intelectual: del nacimiento a la edad madura. Barcelona: Paidós, 1989.
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