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Parte I – APRENDER
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
O fenômeno da aprendizagem
Níveis de desenvolvimento mental
Desenvolvimento social
O fenômeno da aprendizagem
As pesquisas sobre Psicologia e Educação realizadas nas últimas décadas fornecem idéias interessantes que
nos ajudam a entender melhor como os alunos aprendem. Entre elas, destacamos:
1. As crianças são naturalmente dispostas a aprender desde muito cedo. Elas apresentam tendências ou
inclinação positiva para obter e usar muitos tipos de informação. São particularmente interessadas em concei-
tos fisiológicos, biológicos, conceitos de causalidade, de números e de linguagem.
2. As crianças despendem uma enorme quantidade de vontade, iniciativa e esforço para ampliar sua apren-
dizagem. Desde cedo aprendem a utilizar estratégias de aprendizagem e de metacognição (como aprender a
aprender).
3. As crianças descobrem suas próprias teorias sobre o que significa aprender e como fazê-lo, decidem o que
podem e o que não conseguem aprender e possuem idéias semiconscientes a respeito de sua inteligência e do
funcionamento de sua mente.
4. Muito da aprendizagem das crianças é automotivada. Mas outras pessoas desempenham papéis significa-
tivos no desenvolvimento da aprendizagem das crianças. O ser humano convive e depende de outras pessoas.
A família, os professores, os colegas, todos ajudam a guiar a aprendizagem, estimular diferentes tipos de interes-
se, fomentar gostos, etc. Além disso, a televisão, os filmes, os jogos eletrônicos e até mesmo os jornais constitu-
em importantes elementos que influem na aprendizagem das crianças.
5. As pessoas são únicas no que se refere a seus estados emocionais, seus ritmos de aprendizagem, suas
etapas de desenvolvimento, suas capacidades e talentos, seus sentimentos sobre sua própria eficácia e suas
necessidades. O professor precisa levar em consideração essas diferenças ao organizar as situações de ensino/
aprendizagem e ao ministrar suas aulas.
6. O aprender é um processo natural que surge da curiosidade das pessoas. Favorecida por um ambiente
positivo, a aprendizagem desenvolve-se quando o que se está aprendendo adquire significado, relevância e
boa estrutura. A função principal da escola e do professor é criar esse ambiente adequado e propício para que
o aluno possa aprender.
Níveis de desenvolvimento mental
A mente desenvolve-se biologicamente de forma progressiva desde o útero materno e atinge seu desenvol-
vimento pleno por volta dos 16 anos. Com ligeiras variações, entre os sete e os 11 anos, as crianças passam por
uma etapa de desenvolvimento mental denominado período de pensamento das operações concretas. Por
volta dos 11 anos, começam a pensar de forma mais “amadurecida”, como adultos. Este estágio é chamado de
operações formais. Esses dois conceitos trazem implicações práticas para a aprendizagem escolar.
Quando chegam à escola, por volta dos sete anos, os alunos estão passando de um modo de pensamento
pré-lógico e unidirecional para um modo de pensamento lógico relacionado com experiências concretas.
Eles baseiam seus pensamentos e, portanto, sua aprendizagem nas situações concretas que ocorrem em sua
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