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Parte I – APRENDER




                                                                          CONCEITOS FUNDAMENTAIS

                                                                            O fenômeno da aprendizagem
                                                                            Níveis de desenvolvimento mental
                                                                            Desenvolvimento social















                                                       O fenômeno da aprendizagem

                           As pesquisas sobre Psicologia e Educação realizadas nas últimas décadas fornecem idéias interessantes que
                         nos ajudam a entender melhor como os alunos aprendem. Entre elas, destacamos:
                           1. As crianças são naturalmente dispostas a aprender desde muito cedo. Elas apresentam tendências ou
                         inclinação positiva para obter e usar muitos tipos de informação. São particularmente interessadas em concei-
                         tos fisiológicos, biológicos, conceitos de causalidade, de números e de linguagem.
                           2. As crianças despendem uma enorme quantidade de vontade, iniciativa e esforço para ampliar sua apren-
                         dizagem. Desde cedo aprendem a utilizar estratégias de aprendizagem e de metacognição (como aprender a
                         aprender).
                           3. As crianças descobrem suas próprias teorias sobre o que significa aprender e como fazê-lo, decidem o que
                         podem e o que não conseguem aprender e possuem idéias semiconscientes a respeito de sua inteligência e do
                         funcionamento de sua mente.
                           4. Muito da aprendizagem das crianças é automotivada. Mas outras pessoas desempenham papéis significa-
                         tivos no desenvolvimento da aprendizagem das crianças. O ser humano convive e depende de outras pessoas.
                         A família, os professores, os colegas, todos ajudam a guiar a aprendizagem, estimular diferentes tipos de interes-
                         se, fomentar gostos, etc. Além disso, a televisão, os filmes, os jogos eletrônicos e até mesmo os jornais constitu-
                         em importantes elementos que influem na aprendizagem das crianças.
                           5. As pessoas são únicas no que se refere a seus estados emocionais, seus ritmos de aprendizagem, suas
                         etapas de desenvolvimento, suas capacidades e talentos, seus sentimentos sobre sua própria eficácia e suas
                         necessidades. O professor precisa levar em consideração essas diferenças ao organizar as situações de ensino/
                         aprendizagem e ao ministrar suas aulas.
                           6. O aprender é um processo natural que surge da curiosidade das pessoas. Favorecida por um ambiente
                         positivo, a aprendizagem desenvolve-se quando o que se está aprendendo adquire significado, relevância e
                         boa estrutura. A função principal da escola e do professor é criar esse ambiente adequado e propício para que
                         o aluno possa aprender.

                                                    Níveis de desenvolvimento mental

                           A mente desenvolve-se biologicamente de forma progressiva desde o útero materno e atinge seu desenvol-
                         vimento pleno por volta dos 16 anos. Com ligeiras variações, entre os sete e os 11 anos, as crianças passam por
                         uma etapa de desenvolvimento mental denominado período de pensamento das operações concretas. Por
                         volta dos 11 anos, começam a pensar de forma mais “amadurecida”, como adultos. Este estágio é chamado de
                         operações formais. Esses dois conceitos trazem implicações práticas para a aprendizagem escolar.
                           Quando chegam à escola, por volta dos sete anos, os alunos estão passando de um modo de pensamento
                         pré-lógico e unidirecional para um modo de pensamento lógico relacionado com experiências concretas.
                         Eles baseiam seus pensamentos e, portanto, sua aprendizagem nas situações concretas que ocorrem em sua

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