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Prefácio
A Educação carrega um enorme potencial para criar oportunidades. Mas ela só faz sentido
se for boa – e se for boa para todos.
Entendo que o Brasil aprendeu essa lição, trilhando um caminho promissor rumo a uma
educação de qualidade. Nos últimos anos, investimos em temas tanto delicados quanto
essenciais. É o caso do debate recente em torno do currículo nacional, a exemplo de países
como Finlândia, Coreia e Chile. É um passo fundamental, mas só isso não basta. Ainda nos
falta um sentido de urgência para acelerarmos o passo em direção ao salto de qualidade que
nos levará ao próximo estágio.
Nesse caminho, a Ciência precisa ser nossa aliada. Pesquisadores de todo o mundo
produziram, nas últimas décadas conhecimento, científico consistente em torno de temas
centrais da Educação que servem de subsídios para embasar decisões de nível macro, como
políticas públicas que afetam todo um estado ou município, e decisões de nível micro, como
práticas pedagógicas de sala de aula. É preciso que esse conhecimento seja incorporado por
todos os atores do debate educacional brasileiro.
“Educação baseada em evidências”, também conhecida por “o que funciona em Educação”, é
o nome do jogo. Combinando evidências científicas e empíricas obtidas, respectivamente, por
meio de estudos sólidos e instrumentos estatísticos robustos, especialmente meta-análises,
hoje é possível que os professores, educadores e responsáveis pelas políticas em educação
tomem decisões mais bem fundamentadas e com muito maior chance de produzir impacto
positivo na aprendizagem dos alunos, na escola e no bom uso de recursos para a educação.
É disso que se trata esta publicação.
Educação Baseada em Evidências: Como saber o que funciona em Educação não é um
livro de receitas e ingredientes que levarão ao pronto avanço da nossa Educação. Este não
é o objetivo dos autores. O livro mostra que existem respostas robustas às mais variadas
perguntas (nível socioeconômico dos alunos importa? Menos alunos por classe melhora a
aprendizagem? O que fazem os bons professores?) e como elas podem ser obtidas de forma
a aumentar a racionalidade das decisões – decisões estas que em sua maioria são tomadas
com base em automatismos, rotinas, hábitos, regras, tradições e crenças pessoais.
Sob a liderança de João Batista Oliveira, o Instituto Alfa e Beto vem, há uma década,
difundindo no Brasil o conceito de Educação baseada em evidências. Pioneiro, seu discurso
começa a reverberar e ganhar replicadores. Algumas mudanças levam tempo para acontecer.
Gregory Elacqua, que até recentemente esteve à frente de um centro de pesquisas em políticas
públicas no Chile também atua não apenas como pesquisador, mas como confiável analista