Page 7 - Educação Baseada em Evidencia.indd
P. 7

Prefácio



            A Educação carrega um enorme potencial para criar oportunidades. Mas ela só faz sentido
          se for boa – e se for boa para todos.

            Entendo que o Brasil aprendeu essa lição, trilhando um caminho promissor rumo a uma

          educação  de  qualidade.  Nos  últimos  anos,  investimos  em  temas  tanto  delicados  quanto
          essenciais. É o caso do debate recente em torno do currículo nacional, a exemplo de países
          como Finlândia, Coreia e Chile. É um passo fundamental, mas só isso não basta. Ainda nos
          falta um sentido de urgência para acelerarmos o passo em direção ao salto de qualidade que
          nos levará ao próximo estágio.

            Nesse  caminho,  a  Ciência  precisa  ser  nossa  aliada.  Pesquisadores  de  todo  o  mundo
          produziram,  nas  últimas  décadas  conhecimento,  científico  consistente  em  torno  de  temas

          centrais da Educação que servem de subsídios para embasar decisões de nível macro, como
          políticas públicas que afetam todo um estado ou município, e decisões de nível micro, como
          práticas pedagógicas de sala de aula. É preciso que esse conhecimento seja incorporado por
          todos os atores do debate educacional brasileiro.

            “Educação baseada em evidências”, também conhecida por “o que funciona em Educação”, é
          o nome do jogo. Combinando evidências científicas e empíricas obtidas, respectivamente, por
          meio de estudos sólidos e instrumentos estatísticos robustos, especialmente meta-análises,
          hoje é possível que os professores, educadores e responsáveis pelas políticas em educação

          tomem decisões mais bem fundamentadas e com muito maior chance de produzir impacto
          positivo na aprendizagem dos alunos, na escola e no bom uso de recursos para a educação.

            É disso que se trata esta publicação.

            Educação  Baseada  em  Evidências:  Como  saber  o  que  funciona  em  Educação  não  é  um
          livro de receitas e ingredientes que levarão ao pronto avanço da nossa Educação. Este não
          é o objetivo dos autores. O livro mostra que existem respostas robustas às mais variadas

          perguntas  (nível  socioeconômico  dos  alunos  importa?  Menos  alunos  por  classe  melhora  a
          aprendizagem? O que fazem os bons professores?) e como elas podem ser obtidas de forma
          a aumentar a racionalidade das decisões – decisões estas que em sua maioria são tomadas
          com base em automatismos, rotinas, hábitos, regras, tradições e crenças pessoais.

            Sob  a  liderança  de  João  Batista  Oliveira,  o  Instituto  Alfa  e  Beto  vem,  há  uma  década,
          difundindo no Brasil o conceito de Educação baseada em evidências. Pioneiro, seu discurso
          começa a reverberar e ganhar replicadores.  Algumas mudanças levam tempo para acontecer.

          Gregory Elacqua, que até recentemente esteve à frente de um centro de pesquisas em políticas
          públicas no Chile também atua não apenas como pesquisador, mas como confiável analista
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12